Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

COMPLEMENTANDO A EXCEPCIONAL MATÉRIA DO BLOG “O INGAENSE” DO PROFESSOR ALEXANDRE ,OLINDINA PAIVA DIZ

Hoje, pesquisando em jornais antigos, me deparei com uma matéria incrível publicada no Jornal Diário de Pernambuco de 03 de novembro de 1970.

A matéria, do jornalista Adilson Cardoso, tinha o objetivo de noticiar a construção da Represa Assis Chateaubriand, a nossa conhecida hoje Barragem da Sudene.

Na ocasião da visita do repórter, foram entrevistados alguns moradores ilustres do município do Ingá, entre eles: Dona Olindina Paiva, proprietária, segundo ela própria, das terras onde foi construída a Represa Assis Chateaubriand (A BARRAGEM DA SUDENE no Ingá), e o então prefeito do município, Tibúrcio Valeriano de Oliveira.

A entrevista rendeu assunto sobre seca, cangaço, origens do Ingá, modernidade, entre outro assunto. 

http://www.oingaense.com.br/2019/01/olindina-paiva-diz-esses-tais-dos.html?m=1

 

O editor : De parabéns ao grande professor e historiador Alexandre pelo resgate da historia de nosso município em seu Blog “o Ingaense”

Mas foi bom frisar na matéria aquele “como ela própria diz” referindo-se a OLINDINA PAIVA DA LUZ,  sobrinha do Sr Nezinho da Luz e vizinha de propriedade.

È bem verdade que a maioria das terras desapropriadas foram dela, 16 hectares mais ou menos, porém o açude que teve que ser arrombado e as benfeitorias , como coqueiros, palmas etc… pertenciam ao seu Tio Nezinho da Luz, conforme escritura e recibos de pagamentos em meu poder.

O fotografo MURILO GUEDES DA LUZ era repórter fotográfico do Diário de Pernambuco, primo de Olindina e sobrinho de Nezinho da Luz

O Cangaceiro Zé de Totô foi cria da familia Amaral da Luz e foi criado na Casa Grande e Senzala. Tratava-se de um jovem filho de um boiadeiro que ao passar por Ingá conduzindo uma boiada até pernambuco , seu filho de então 13  anos foi acometido de febre alta tendo que ficar na guarda do Sr Manoel Amaral o tio Tôtô. 

Quando de sua volta, o filho não quis mais seguir o Pai e ficou sob  guarda dos Amarais indo com o Sr Nezinho da Luz para a extração da Borracha no Amazonas.

Pois bem, aqui tenho apenas a intenção de complementar a reportagem do Diário de Pernambuco mostrando um pouco mais de história da nossa historia principalmente no que se refere a família AMARAL DA LUZ que desde já então não aparecia nos sobrenomes e ao mesmo tempo enaltecer o brilhante  Professor Alexandre que vive pesquisando e divulgando nossas memórias

Finalmente dizer que Fomos desapropriados, indenizados, o escriba aqui trabalhou desde o arrombamento do açude de sua familia até a construção da Barragem que hoje se encontra em revitalização e sob sua OUTORGA.

Quando a CAGEPA então foi começar a operar, submeteu alguns Ingazenses a um teste pois não havia Concurso, acho eu, e o Jovem Walter Mario Gois da Luz, o tal de Vavá da Luz, passou em PRIMEIRO LUGAR COM NOTA SUPERIOR A MÉDIA, conforme foi colocado numa parede no interior da Prefeitura e trazida a boa noticia com um sorriso pelo então Prefeito Tiburcio Valeriano de Oliveira.

Acontece que por intercessão dos então políticos da época JOSÉ CLAUDINO DA SILVA(não vai querer que eu diga Saudosa Memória , vai ?) Coronel Luis de Barros e o vela Branca deputado Waldir dos Santos Lima (todos em bom lugar) quem assumiu o meu lugar foi o cidadão que passou em quinto lugar na escala dos animais, e eu óia sifu..

vavadaluz

1 comentário em “COMPLEMENTANDO A EXCEPCIONAL MATÉRIA DO BLOG “O INGAENSE” DO PROFESSOR ALEXANDRE ,OLINDINA PAIVA DIZ”

Não é possível comentar.