Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Boqueirão já é o reservatório com maior volume de água na Paraíba.

Boqueirão já é o reservatório com maior volume de água na Paraíba.

O açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, no Cariri, que abastece Campina Grande e outras 18 cidades da Paraíba, apresentou um aumento de 1,25m na lâmina d’água no final de semana, elevando seu volume para 61.111.865 m³, o que corresponde a 14,8% da sua capacidade total, de acordo com os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Com a recarga, Boqueirão já acumula o maior volume de água entre todos os reservatórios da Paraíba. O segundo reservatório com maior volume é o de Araçagi, no Brejo, com 60.162.436 m³, o equivalente a 95% de sua capacidade total, seguido por Coremas, no Sertão 55.944.973 m³ (9,46%). O quarto maior volume atual é Gramame/Mamuaba, no Conde, no Litoral da Paraíba, com 52,3 milhões de m³ de água (91,9%) 
Recarga
Ainda segundo os dados da Aesa, do último sábado (3) para o domingo (4) foi verificado um aumento de 79 cm na lâmina d’água do reservatório. Somando com o aumento de 49 cm registrado do domingo (4) para esta segunda-feira (5), o açude está prestes a atingir 15% da sua capacidade total. As águas que estão chegando ao manancial são decorrentes das chuvas que têm caído na região e também ao aumento da vazão das águas do rio São Francisco, conforme explicou o meteorologista Alexandre Magno, da Aesa. “Esse aumento do volume se dá 90% por conta das chuvas e 10% por conta da vazão do São Francisco”, complementou o meteorologista. Ainda de acordo com Alexandre Magno, a meteorologia indica mais chuvas na região do Carriri/Curimataú para esses meses de março e abril, o que favorece o abastecimento do açude de Boqueirão. 
Chuva
A Aesa registrou chuvas em 57 municípios paraibanos do sábado para ontem e em 36 de ontem para hoje. Conforme os dados mais recentes da agência, as maiores precipitações foram verificadas nos municípios deItabaiana (110 mm), Juarez Távora (58,3 mm) e Pilar (50,1).
Itabaiana Hoje e Região

1 comentário em “Boqueirão já é o reservatório com maior volume de água na Paraíba.”

Não é possível comentar.