Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Bilionário lança programa social em sua cidade natal, na Paraíba

 O bilionário paraibano José Janguiê Bezerra Diniz, fundador de um dos maiores grupos de educação particular do Brasil, inaugura no próximo dia 13 de maio, em sua cidade natal, Santana dos Garrotes, o Instituto Janguiê Diniz, que irá funcionar no antigo Hotel Central da cidade.  

 Nascido em Santana dos Garrotes, Janguiê deixou a cidade aos 6 anos, quando se mudou para Naviraí, no Mato Grosso, e, na sequência, para Pimenta Bueno, em Rondônia. Ainda garoto foi engraxate, vendedor de picolés, locutor de rádio, até que, aos 14 anos seguiu para o Recife na busca de continuar os estudos e vencer na vida. Prestou vestibular para Direito, tornou-se Mestre e Doutor na área pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi Juiz do Trabalho do TRT 6ª Região, Procurador do Ministério Público do Trabalho e professor universitário da UFPE, todas as funções assumidas através de concurso público.

O empreendedor defende a bandeira que apenas através da educação é possível vencer na vida e, pensando nisso, criou o Instituto Janguiê Diniz, para realizar projetos de responsabilidade social que buscam a conscientização e o desenvolvimento da população. Entre os objetivos dele está a instalação de filiais do Instituto Janguiê nas cidades que marcaram sua trajetória de sucesso.

O Instituto Janguiê Diniz tem sede no Recife e sua primeira filial será inaugurada em Santana dos Garrotes. A partir de agora, as cidades irão receber os projetos que serão realizados pelo Instituto, como Programas de Alfabetização e Formação Superior; Programas de Estímulo à Leitura; Programas de fomento ao empreendedorismo e de apoio aos Empreendedores Individuais; Programas de Microcrédito, etc.

Para o empreendedor, poder colaborar com a população de Recife e principalmente melhorar a vida dos moradores de Santana dos Garrotes é a realização de um sonho. “Tudo que construí na minha vida foi através da educação. Desde que me formei e fundei o Bureau Jurídico, embrião do Grupo Ser Educacional, prometi que iria trabalhar para proporcionar às pessoas educação e oportunidades de vencer na vida”, explicou Diniz.

 Santana dos Garrotes fica no interior da Paraíba, a 415km da capital e tem aproximadamente 8 mil habitantes em uma área territorial de 354 km². A cidade possui um déficit na área educacional e os moradores precisam se deslocar para outras cidades para realizar cursos de graduação e capacitação profissional. “Tenho muito carinho por aquela terra e sei que há muito para se fazer. Agora, com a chegada do Instituto na cidade, os jovens terão opção de se graduar, se capacitar e ter mais oportunidades no mercado e expectativa de mudança de vida”, completou.

 As cidades contarão com programas diferentes para a comunidade. Em Santana dos Garrotes, serão oferecidos bolsas de estudos para cursos de graduação via EAD para os moradores através da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, tais como Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Gastronomia, Letras, Nutrição, Pedagogia, etc. Também serão oferecidas centenas de bolsas de estudo para cursos de capacitação, através do Bureau de Cursos, e para cursos de Informática, todas para estudantes do município. O Instituto Janguiê Diniz contará com estrutura de salas de estudo climatizadas, laboratório de informática, biblioteca, Wi-fi, etc.

Já no Recife, o Instituto Janguiê contará com programas de microcrédito para mulheres empreendedoras, o Gente de Futuro, além de apoio a instituições como a APAF – Associação Pernambucana de Apoio aos doentes de Fígado e a ONG AMAR – Aliança de Mães Raras, que atende as mães que possuem bebês com doenças raras, em especial, microcefalia. Um dos projetos, o Mães Produtivas, oferta bolsas de estudo em graduação à distância (EAD) às mães para que elas possam estudar sem precisarem se ausentar de casa, e, com isso cuidarem melhor de seus filhos.

Outra parceria importante do Instituto Janguiê Diniz é com o Instituto Handsfree, que através da UNINASSAU lançou o Projeto Mãos Livres, que consiste na concessão de bolsas de graduação à distância (EAD) para pessoas com problemas severos de locomoção (Tetraplegia). Com o equipamento Handsfree as pessoas poderão manusear o computador sem o uso das mãos possibilitando assim que elas possam estudar pela internet. O equipamento ainda permite a automação residencial para que as pessoas tetraplégicas possam ter mais autonomia para acender ou apagar as luzes, ligar a TV ou ar-condicionado, entre outras coisas do seu cotidiano.

Nacionalmente, o Instituto é parceiro do Instituto Ayrton Sena e da LIDE Educação. Diversos projetos na área educacional estão sendo financiados no Brasil com o apoio do Instituto Janguiê Diniz.

Para participar dos cursos do Instituto Janguiê Diniz em Santana dos Garrotes, é necessário ter nascido,  ser residente e ter concluído o ensino médio em Santana dos Garrotes. “Quero proporcionar educação  para a minha cidade natal. É uma forma de agradecer e incentivar os jovens a buscar nos estudos a mudança de vida que eles precisam. Eu consegui e sei que todos também podem”, finalizou Janguiê.

MaisPB com Assessoria

 

 

2 comentários em “Bilionário lança programa social em sua cidade natal, na Paraíba”

Não é possível comentar.