Destroços do avião que levava a equipe da Chapecoense
Reprodução/Twitter

Destroços do avião que levava a equipe da Chapecoense
 
 
 

O avião que transportava a equipe de futebol da Chapecoense sofreu um acidente na região metropolitana de Medellín, na Colômbia, segundo confirmação da defesa civil de Medellín à Rádio Caracol, emissora local. A administração do aeroporto José Maria Córdova, onde pousaria a aeronave, também confirmou o ocorrido. 

De acordo com a defesa civil, dez feridos já teriam sido levados para hospitais da região. 72 pessoas no total, entre jogadores, comissão técnica e 21 jornalistas, além de nove tripulantes estavam à bordo do avião, que perdeu o contato com a torre de controle por volta das 21:33 do horário local da segunda-feira (28) (00:33, horário brasileiro de verão).

O prefeito de Medellin confirmou a morte de pelo menos 25 pessoas.

Sobreviventes

O primeiro jogador a chegar ao hospital San Juan de Dios, em La Ceja, foi o lateral-esquerdo Alan Ruschel. O atleta chegou consciente e conversando. Segundo a Rádio Caracol, Alan estaria com fratura no quadril e um corte na cabeça. Um dos bombeiros que participam do resgate e que chegou na ambulância com o lateral revelou que há muitos sobreviventes no local. 

O goleiro titular Danilo e Jackson Follmann, jogador reserva da mesma posição, além de uma aeromoça identificada como Jimena Suarez foram confirmados como sobreviventes. 

Hospital na região metropolitana de Medellin recebe sobreviventes do acidente
Reprodução/Twitter

Hospital na região metropolitana de Medellin recebe sobreviventes do acidente

Resgate e possíveis causas do acidente

Segundo a imprensa local e agências internacionais de notícias, o avião, de prefixo CP2933, da empresa LAMIA Airlines, se acidentou pouco antes de chegar ao destino, no município de La Unión. Uma das hipóteses para a causa do acidente seria uma possível falta de combustível na aeronave. 

O local do aciente, de acordo com as autoridades colombianas, é de difícil acesso, por sua característica montanhosa. As condições climáticas estão dificultando a chegada das equipes de resgate e só é possível chegar por terra. O prefeito de Antioquia solicitou ajuda de moradores que tenham caminhonetes 4×4 para ter acesso ao local.

A equipe saiu do aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, na tarde de segunda rumo à Medellín, onde enfrentaria o Atlético Nacional pelo primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana. O voo fez uma escala técnica em Santa Cruz de la Sierra. 

A Chapecoense pretendia viajar em um voo fretado diretamente para Medellín, mas a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) não teria autorizado essa opção. Assim, a delegação acabou mudando de planos e embarcaram primeiro para São Paulo e de lá, para Medellín.

Nota da Chapecoense

“Em função do desencontro das notícias que chegam das mais diversas fontes jornalisticas, dando conta de um acidente com a aeronave que transportava a delegação da Chapecoense, a Associação Chapecoense de Futebol, através de seu vice-presidente Ivan Tozzo, reserva-se o direito de aguardar o pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana, a fim de emitir qualquer nota oficial sobre o acidente. Que Deus esteja com nossos atletas, dirigentes, jornalistas e demais convidados que estão junto com a delegação.”

Cancelamento da partida e pronunciamento oficial

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) cancelou por tempor indeterminado a final da Copa Sul-Americana. A instituição também se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido: 

“A Confederação Sul-Americana de Futebol confirma que foi notificada por autoridades colombianas de que o avião em que viajava a delegação do Atlético Chapecoense do Brasil sofreu um acidente em sua chegada à Colômbia. Estamos em contato com as autoridades e à espera de progressos oficiais. A família Conmebol lamenta profundamente o ocorrido. Todas as atividades da Confederação estão suspensas até novo aviso. O Presidente Alejandro Domínguez, neste momento, está se dirigindo para Medellín.”

Clubes se solidarizam

Atlético Nacional de Medellín: “O Nacional lamenta profundamente e se solidariza com a Chapecoense pelo acidente e está à espera de informações das autoridades”. 

Seleção paraguaia: “#FuerzaChapecoense A nossa solidariedade para toda a família, Chapecoense. Estamos juntos em orações. #TamoJuntoChape”

Flamengo (RJ): “Força, Associação Chapecoense de Futebol! Unidos em um só coração! O Flamengo e sua Nação estão juntos contigo! #ForçaChape”

Cruzeiro (MG): “O Cruzeiro se solidariza com o @ChapecoenseReal pelo acidente ocorrido. Lamentamos profundamente e aguardamos notícias.”

Sport (PE): “Nossa solidariedade para o elenco, comissão e todos que estavam à bordo no voo da @ChapecoenseReal. Torcemos por boas notícias. #ForçaChape”

Figueirense (SC): “O Figueirense lamenta o acidente com o avião que levava a delegação da @ChapecoenseReal. #ForçaChape”