Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

AGORA FEDEU TUDO :Calero gravou conversas com Temer e caso pode causar impeachment

Ex-ministro da Cultura diz que foi pressionado para liberar empreendimento em Salvador; oposição indica crime de responsabilidade do presidente

Presidente Michel Temer é entrevistado pelo programa Roda Viva
Beto Barata/ PR

Presidente Michel Temer é entrevistado pelo programa Roda Viva

O ex-ministro da Cultura Marcelo Calero – que em depoimento à Polícia Federal afirmou ter sido pressionado pelo presidente Michel Temer para liberar um empreendimento imobiliário em Salvador – disse que possui gravações de conversas sobre o assunto.

De acordo com a publicação deste sexta-feira (25) do jornal O Estado de S.Paulo, além do próprio presidente Temer, estão envolvidos nas gravações o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, e o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Ainde de acordo com o jornal, para que tais gravações sejam analisadas pela Polícia Federal, é preciso que o Supremo Tribunal Federal autorize a abertura de investigação.

No depoimento à PF, Calero narrou ter recebido pressão de vários ministros para que convencesse o Instituto do Patrimônio Histório Nacional (Iphan) a voltar atrás na decisão de barrar o empreendimento La Vue, onde Geddel diz ter adquirido um apartamento, nos arredores de uma área tombada de Salvador.

O ex-ministro disse que, após receber pressão de Geddel, procurou Temer para tratar do caso, mas o presidente o “enquadrou” para tentar buscar uma saída para o impasse na liberação do empreendimento.

 

De acordo com o depoimento, a conversa com Temer ocorreu no Planalto no dia 17, um dia antes do pedido de demissão de Calero. Ainda segundo o ex-ministro, o presidente o “convocou” e lhe disse que a chefe da AGU, Grace Mendonça, teria uma “solução” para o caso da obra embargada pelo Iphan. No fim do diálogo, o presidente ainda teria tentado amenizar a situação, dizendo que a “política tinha dessas coisas, esse tipo de pressão”.

Crise Geddel pode levar a impeachment

Nesta quinta-feira (24), o depoimento do ex-ministro da Cultura caiu como uma “bomba” no Planalto. Ao jornal Folha de S. Paulo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) acusou o ex-ministro de ter “enlouquecido” e disse que Temer não “tem o perfil” de fazer pressão sobre aliados. “Esse Calero enlouqueceu. Michel não faz isso. Não acredito, não é o perfil do Michel”, disse.

Chefe da Secretaria de Governo de Temer, ministro Geddel Vieira Lima foi alvo de denúncias de Marcelo Calero
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Chefe da Secretaria de Governo de Temer, ministro Geddel Vieira Lima foi alvo de denúncias de Marcelo Calero

Calero pediu demissão do cargo de ministro na última sexta-feira (18), citando como principal motivo para a sua saída a pressão que sofreu do titular da Secretaria do Governo para liberar o empreendimento imobiliário de alto luxo La Vue Ladeira da Barra, em Salvador, que agora está no centro da recente crise envolvendo o Palácio do Planalto.

Ainda segundo o jornal, após a divulgação do depoimento, a oposição – não só das ruas, mas também os senadores e deputados – começam a defender um pedido de impeachment de Temer, indicando crime de responsabilidade.

Fonte: Último Segundo – iG /vavadaluz

3 comentários em “AGORA FEDEU TUDO :Calero gravou conversas com Temer e caso pode causar impeachment”

  1. Temos que verificar até onde está correto e a partir de onde se constitui crime. A abertura de investigação é um processo natural e qualquer um pode demandar contra outro; no entanto precisa apresentar provas contundentes, para que não seja pedido a inversão da prova.

Não é possível comentar.