Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A visita de Juscelino Kubitschek a Paraíba e a minha modesta contribuição(Blog do Pedro Marinho)


José Sales, Lucas e eu na recepção do hotel, recebendo Juscelino levado pelo 'Consul' Raimundo Onofre.
José Sales, Lucas e eu na recepção do hotel, recebendo Juscelino levado pelo ‘Consul’ Raimundo Onofre.
Ontem tive a grata surpresa ao ver uma reportagem sobre a visita de Juscelino Kubitschek a nossa Paraíba em março de 1972, quando o mesmo chegou aqui, acompanhado de grande comitiva, se destacando Adolfo Bloch, presidente do Grupo Manchete, Walter Moreira Sales, presidente do Grupo Moreira Sales, Fernando Cunha Lima e do cantor Dilermando Reis, dentre outros.

Na condição de recepcionista tive a honra de receber JK no Hotel Tambaú, conforme foto do meu arquivo pessoal e que foi utilizada na citada reportagem pelo Correio da Paraíba, talvez em razão de falta de fotos no seu arquivo, utilizou esta minha foto – certamente encontrada na internet, – mas não importa, o que vale mesmo é o registro daquele momento de nossa história. A falta de registros fotográficos naturalmente se deve ao fato de que a chegada do ex-presidente praticamente passou quase despercebida pela imprensa de nosso Estado, certamente temerosa de alguma represália por parte da Ditadura Militar.

Juscelino chegou aqui no período de Carnaval e a idéia era que ele fosse brincar no Clube Cabo Branco, mas o general do 1º Grupamento de Engenharia a época – cujo nome não recordo – desaconselhou o presidente do Clube a receber tal comitiva, tendo então o ex-presidente sido ‘desconvidado‘ oportunidade em que então o gerente do Hotel Tambaú José Sales, constrangido com tal fato resolvido improvisar na boate do hotel, que ainda se encontrava em obras, um Carnaval apenas para a comitiva de JK, mas tinha um grande problema, onde conseguir em pleno Carnaval, uma banda para animar os brincantes, quando então ele Sales, indagou a nós empregados, se alguém sabia de alguma banda ou bloco que pudesse participar daquele improviso e diante do silencio de todos, ousei oferecer os serviços de um pequeno bloco que eu brincava todos os anos, o ‘Troços na Troça’.

Naquela noite fui escalado para localizar os membros da troça e esses, depois de um dia de muitas brincadeiras e bebidas a vontade, já se encontravam nas suas respectivas casas, todos pra de Bagdá e mesmo assim os levei para o hotel para animar o Carnaval de JK. Por conta do estado etílico dos componentes da troça nem é bom falar no desastre que foi tal apresentação. O fato é que fiquei muito tempo com o ‘filme queimado‘ junto ao gerente José Sales, mas de toda sorte valeu demais esta minha modesta contribuição a visita do grande homem público que foi Juscelino Kubitschek.

 

NOTA DO EDITOR : Só complementando o excelente registro do amigo/irmão Pedro Marinho convém lembrar que Sua Excelência o eterno Presidente Juscelino teve sérias dificuldades em reservar e acomodar sua comitiva haja vista a super lotação do Hotel Tambau, e nós, eu e o Pedro conseguimos dois aptos com clientes que admiravam o Presidente.

Outro fato importante foi que o Presidente tinha como Bebida preferida o Whisky  Johnnie Walker Black 12 Years e no Hotel estava em falta. 

Foi então que fui escalado juntamente com o Chefe do Departamento de Compras, o saudoso Marcos Abelardo, a irmos ao vizinho estado de Pernambuco, precisamente na sua capital, Recife, e comprarmos diversas garrafas daquela bebida.

Lembro-me emocionado que de volta do Recife, entrei no Bar Nobre do Hotel Tambau que à época tinha o grande Magela como Barman, e eu carregando algumas garrafas do precioso liquido nos braços como quem carrega uma criança,  fui ovacionado por uma platéia simples como Márcia e Maristela Kubitschek, Sara Kubitschek, Juscelino Kubitschek, Dilermando Reis,  e mais alguns camumbembes e puxa sacos que se faziam presentes.

vavadaluz

2 comentários em “A visita de Juscelino Kubitschek a Paraíba e a minha modesta contribuição(Blog do Pedro Marinho)”

  1. pedro manoel macedo marinho

    Boa Vavá perfeita a lembrança do amigo. O presidente JK era tão querido e respeitado que o meu olhar para o mesmo fala mais do que mil palavras. Abraços

Não é possível comentar.