Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A PELEJA DE CUMPADE FABIO MOZART COM SANDER LEE NA FEIRA DE ITABAIANA SAI NA IMPRENSA DE PÁDUA GORRION

Peguei uma briga com um sujeito mofino na feira de Itabaiana que saiu na imprensa vuco-vuco

afeira - Copia

A imprensa “vuco-vuco” é a prensa do meu compadre Pádua Gorrión de Itatuba, folheteiro moderno que editou o cordel “Peleja de Fábio Mozart com Sander Lee na feira de Itabaiana”, dando notícias desse embate poético saudosista desses dois bacanas, eu e o “afro-oriental” Sander, conforme designação do compadre xilográfico Josafá de Orós.

O lançamento do folheto dar-se-á nas próximas luas na mesma feira, debaixo da empanada do projeto “Livro na feira” do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Vou levar compadre Francisco Diniz de Santa Rita e suas pastoras da melhor idade para cantar toada com as meninas do Ganzá de Ouro do “Cantiga de Ninar”.

A gente dá um mergulho nessa histórica feira de Itabaiana do Norte, passando pelas comidas, os cheiros, as figuras, os sons de rua, os mangaios, os cabarés e episódios que marcam aquela que foi a maior feira livre do Nordeste, maior até que a famosa de Caruaru.

De quebra, ainda dou uns tapa-olhos no meu oponente que retribui com malcriações na tradicional peleja. É folheto pra entortar o semi-eixo do Fenemê, segundo o mesmo Sanser Lee costuma dizer. Quem quiser ler, pode pedir que eu envio de graça e ainda agradeço, porque minha missão e a dele é divulgar o cordel redivivo com as conquistas tecnológicas, sem sair daquela linguagem própria, mas evoluindo e sobrevivendo pela dedicação cultural de tantos, entre eles nossos confrades da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.

1 comentário em “A PELEJA DE CUMPADE FABIO MOZART COM SANDER LEE NA FEIRA DE ITABAIANA SAI NA IMPRENSA DE PÁDUA GORRION”

Não é possível comentar.