Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

INGÁ DA EXEMPLO EM TRANSPARENCIA

TRANSP

Itabaiana tem o segundo pior índice de transparência na região, conforme TCE

Saiu o quinto Relatório da Transparência Pública na Paraíba. Qualquer cidadão também pode, agora, acompanhar, pelo Portal do Tribunal de Contas do Estado, como o Governo Estadual, as Prefeituras e Câmaras Municipais atendem, evolutivamente, às exigências das Leis da Transparência e do Acesso à Informação.

Trata-se de levantamento iniciado em abril de 2013, em decorrência de parceria do TCE-PB com o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Estadual (MPE).

De acordo com os números do relatório, o município de Itabaiana obteve apenas 5,69 pontos, na frente apenas de São Miguel de Taipu, com 5,39. A cidade mais ranqueada na região do vale do Paraíba é Salgado de São Félix, com 7,65 pontos, seguida de Juripiranga, com 7,02, Pilar com 6,86, São José dos Ramos com 6,57 e Mogeiro com 6,25.

A cidade de Ingá desponta como uma das mais transparentes, com 8,59. A boa qualificação nos atos de transparência se dá pela disponibilização do Sistema de Informação ao Cidadão (SIC) como aspecto de extrema importância na avaliação das ações de transparência pública. O Tribunal observa que 213 Prefeituras hoje disponibilizam o E-SIC, ou seja, a possibilidade de encaminhamento a pedidos individuas de informação por meio eletrônico. Em 2013, esse número não passava de 31, pulando, no ano passado, para 213.

“Podemos atribuir à conjunção desses esforços a atual posição de destaque da Paraíba no ranking nacional da transparência pública e devemos insistir no prosseguimento ininterrupto desses cuidados em nome dos melhores interesses da sociedade”, observa o presidente do TCE-PB, conselheiro Arthur Cunha Lima.

Fonte Tribuna do Vale

3 comentários em “INGÁ DA EXEMPLO EM TRANSPARENCIA”

  1. Vavá da Luz nao “vavalise” mais uma notícia, não seja injusto com o justo. Itatuba com toda sua epopéia vivida na atual gestão não poderia ficar de fora de sua narrativa. Inclua Itatuba em uma posição de exemplo (afinal Ingá com dito foi exemplo, quiça Itatuba). Itatuba mantém o destaque com sua invejável posição do vale da Paraíba

    1. Ei rapaz ! tu ta ficando maluco é? Eu sou IMPRENSA cara ! tu não leu a materia não ? o que é que eu ganho pra falar bem da gestão de Itatuba ? Como Vavalisar se tem uma fonte ou ameba.

Não é possível comentar.