Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

​A INDONÉSIA SÓ É CLEMENTE AO TERROR (por Reinaldo Azevedo

O Brasil, por conta dos seus péssimos “para”lamentares não possui representatividade nenhuma em qualquer parte do mundo, pois não consegue sequer fazer a sua própria lição de casa. Um “pequeno” exemplo disso é o descaso com os crimes cometidos pelos nossos próprios congressistas, que matam milhares por conta dos seus mandos, desmandos e corrupções, isso sem contar que temos uma ex-guerrilheira no poder, cujo governo também acolhe todos os tipos de bandidos e terroristas. Nossa educação é zero e aí está o ENEM pra provar isso. Não contem com o governo pra nada, este é pior do que sanguessuga. Minha dica é que risquem dos seus roteiros de turismo essa porcaria de indonésia com letra minúscula mesmo. Um país a não ser conhecido. Não estou defendendo o traficante que também mata milhares, mas a pena de morte é ilógica em qualquer situação. A melhor pena é a pena da vida, pagando pelos crimes cometidos.

 
O presidente da Indonésia,  Joko Widodo, negou o pedido de clemência feito por Dilma Rousseff, e o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, condenado naquele país por tráfico de drogas, deve ser fuzilado no domingo. Rodrigo Muxfeldt, outro brasileiro, deve ter o mesmo destino. O resultado da conversa diz um tanto dos governos do Brasil e da Indonésia.
 
Comecemos por este. Entre 2013 e 2014, pelo menos 300 terroristas — sim, terroristas deixaram a cadeia. Em 2002, o grupo Jemaah Islamiyah, ramo da Qaeda no Sudeste Asiático, matou 200 pessoas num atentado suicida praticado em Bali. O grupo explodiu duas vezes o hotel JW Marriott em Jacarta, em 2003 e 2009. Pelos menos 830 pessoas ligadas à ação terrorista deixaram a cadeia nos últimos dez anos.
 
Com mais de 250 milhões de habitantes, a Indonésia é o mais populoso país de maioria muçulmana do mundo (87%) e se transformou num dos focos do jihadismo. Qual é o ponto? O que isso tem a ver com Marco Acher e Rodrigo, que, de fato, praticaram tráfico de droga — o que pode, sim, ser punido com a morte no país?
 
A resposta é óbvia e vem na forma de uma pergunta: que país põe centenas de terroristas na rua e executa traficantes de drogas estrangeiros, não cedendo ao pedido de clemência de um outro chefe de Estado? Resposta: um país que é clemente com os terroristas.
 
Sim, isso diz bastante do regime indonésio, mas também fala do Brasil. O país, definitivamente, anda em baixa no mundo. Acabou aquela onda. A diplomacia brasileira é, para dizer pouco, melancólica. Há muito o país deveria ter conduzido negociações de bastidores para evitar esse desfecho. Eis aí.
Reinaldo Azevedo
  1. Jornalista
  2. José Reinaldo Azevedo e Silva é um jornalista político brasileiro, de orientação política conservadora ou, segundo ele próprio declara, inserido no campo da direita liberal e democrática.
  3. Nascimento: 19 de agosto de 1961 (53 anos), Dois Córregos, São Paulo
  4. Nacionalidade: Brasileiro

1 comentário em “​A INDONÉSIA SÓ É CLEMENTE AO TERROR (por Reinaldo Azevedo”

Não é possível comentar.