Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

VEJAM O PORQUÊ DE O VEREADOR VINICIUS BACALHAU ACERTADAMENTE PENSA MUDAR O NOME DA RUA LUDOVICO DE MELO AZEDO

Quem acompanha a trajetória desse digitador, tanto na vida pessoal, como na profissional, sabe das criticas que tanto  pessoalmente em conversas, palestras, como no blog , faço em relação ao nome da rua que moro, LUDOVICO DE MELO AZEDO, em 2013 o grande escritor e poeta Fabio Mozart, reproduzia textos do livro do Professor Alexandre que eu o presente-ei e acrescentava ao texto seu parecer:

 

Histórias macabras do mundo da escravidão no Ingá

Estou lendo o livro “Ingá, retalhos de história, resquícios de memória”, do professor Alexandre Ferreira, uma obra que surpreende pela qualidade do texto e pelo detalhamento histórico. Já vou na página 95, e aí dei uma paradinha pra escrever o que me impressionou: nesta altura do livro, Alexandre menciona o que para muitos é lenda, fato ocorrido na Fazenda Mata Nego, em Ingá.
A historiadora Miriam da Luz e Silva colheu depoimento de Maria de Lourdes da Conceição, filha de escravas que viveu nessa propriedade no século dezenove. Ela lembra antiga história que sua avó contava sobre a então próspera fazenda, tocada por dezenas de escravos. O dono da fazenda era Ludovico de Melo Azedo, um sujeito aparentemente muito azedo e desumano, conforme se vê adiante. Esse senhor de escravos usava um método radical para se livrar dos seus escravos velhos e doentes: mandava matar o desgraçado.Estou lendo o livro “Ingá, retalhos de história, resquícios de memória”, do professor Alexandre Ferreira, uma obra que surpreende pela qualidade do texto e pelo detalhamento histórico. Já vou na página 95, e aí dei uma paradinha pra escrever o que me impressionou: nesta altura do livro, Alexandre menciona o que para muitos é lenda, fato ocorrido na Fazenda Mata Nego, em Ingá.

Conta a história que em determinado período, o número de escravos inabilitados para o trabalho aumentou bastante. O Ludovico teve uma ideia que só depois de muitos anos outro degenerado moral veio a repetir. Falo de Hitler em relação aos judeus e os famosos fornos crematórios nazistas. O fazendeiro desalmado ordenou que os negros velhos e moribundos encoivarassem o mato seco em torno das árvores de baraúna. Depois ordenou que os escravos velhos entrassem nessas coivaras e ateou fogo, matando a todos carbonizados. Por causa desse episódio dantesco o lugar ficou conhecido como Fazenda Mata Nego até hoje. “Morreram todos assados, agarrados aos troncos das árvores, tentando fugir das chamas que consumiam tudo ao redor”, lembra Conceição.

“Não se sabe com certeza se essa “técnica” de suplício mortal foi usada outras vezes pelo fazendeiro Ludovico de Melo Azedo. O fato é que a violência do ato marcou de tal forma a população do Ingá que até hoje, ao escutarmos o relato sobre o episódio, temos a sensação de ouvir os gritos e gemidos dos negros sendo consumidos pelo fogo. Os nomes e rostos dessas pessoas desapareceram com o tempo, no entanto seu martírio permanece vivo no imaginário do povo de Ingá”, escreve Alexandre Ferreira.

Entretanto, como a história é escrita pelos vencedores, o nome do latifundiário Ludovico de Melo Azedo é lembrado e homenageado em uma importante avenida da cidade do Ingá. Esse desatinado e crudelíssimo senhor jamais deveria ser lembrado com honra, porque cometeu crimes contra a humanidade.

Foi a própria desumanidade da escravidão que gerou movimentos de insurreição dos escravos. O caráter do colonizador, a própria mentalidade do europeu que veio para o Brasil forjaram a marca e a cara do tipo de escravidão que aqui se praticou e são as causas do país que temos hoje, injusto e altamente preconceituoso, apesar da falácia de “democracia racial”. As tragédias sociais não são obras do acaso.

Fabio Mozart

13 comentários em “VEJAM O PORQUÊ DE O VEREADOR VINICIUS BACALHAU ACERTADAMENTE PENSA MUDAR O NOME DA RUA LUDOVICO DE MELO AZEDO”

  1. Entendo que tudo tem um por quê. E o nome da Rua Luduvico de Melo Azêdo está associado ao registro de uma, entre tantas, páginas negras da nossa história. No entanto, se é pra mudar o nome, sugiro o nome do Padre João Rodrigues do Rêgo, do grande Frei Caneca, que no seu martírio, quando vinha preso de Fortaleza para o Recife, cruzou a nossa cidade e caminhou pela extensão da citada rua.

  2. Felize e/ou infelizmente temos que registrar na história de nossa gente fatos e personalidades que nos engrandece ou nos entristece, afinal de contas, existiram e figuram no abecedário histórico do nosso processo de colonização. Portanto, não podemos retirar nem ocultar os fatos que dizem respeito a nossa caminhada existencial, eles existiram e repercutem até aos nossos dias.

    1. REGISTRAR é bem diferente de HOMENAGEAR, portanto o registro existe em livros, contos, etc… se continuarmos com certa teoria temos que ter em breve a rua CANGACEIRO ANTONIO SILVINO, MARGINAL FERNANDINHO BEIRA MAR,LADRÃO FULANO DE TAL, ASSASSINO BELTRANO, só porque eles fizeram parte de nossa historia, desculpe, mas discordo um pouco.

  3. Com todo respeito que tenho à ilustre família do Sr. Luduvico, nunca concordei com tal homenagem, no entanto, entendo que essa discussão sobre a mudança do nome da rua, é bastante secundária em relação ao que está acontecendo com prédio da nossa querida “Estação Ferroviária’,aue está sendo completamente depenado pela ação dos vândalos e exigindo de todos nós um olhar diferenciado e um emergente processo de intervenção e recuperação,haja vista, entendermos que ele integra sem nenhuma dúvidao nosso patrimônio histórico, turístico e cultutal.Proponho ao ilutre e competentíssimo Secretário Vavá da Luz, a realização de um Seminário e, a partir dele, elaborar-se um projeto de recuperação.

    1. Com todo e respeito que tenho ao grande, ao competente, ao sábio e ao amigo Professor Jaduhi, sou obrigado a dizer que o professor anda lendo pouco, pelo menos no que diz respeito a este humilde digitador. Amado irmão e professor querido, de há muito que publiquei aqui oficio da Secretaria de Turismo de Ingá ao DENIT solicitando ao OUTORGA daquele patrimônio histórico e cultural para sua devida revitalização e aproveitamento. O que está faltando agora Professor, é de políticos como o senhor e muitos outros que tem na terrinha, unirem-se as minhas suplicas e juntos irmos aos seus representantes municipais , estaduais e federais rogar o aceleramento do processo.

  4. Existe tantos projetos sociais que o legislativo pode propor, agora tá mudando nome de rua que já foi aprovado por outros vereadores ociosos. isso é demais!
    porque ninguém se importa em corrigir um piscinão na entrada da cidade, cheio de adolescentes, bebendo, sem fiscalização, nenhum socorrista ou bombeiro civil, medico, alvará de funcionamento, a segurança do ambiente está conforme as normas técnicas da engenharia civil, entre outras medidas legais que as autoridades locais não adotam.
    Vamos se preocupar com a seca, com a fome do povo, com o salário do poder além da realidade local, o problema deva está dentro de si.

  5. Meu caro amigo e Ir:. SecretárioVavá da Luz, o motivo de termos feito o singelo comentário e, nele conter a proposta de realizar-se Seminário com a pauta destinada à situação do Prédio da Estação Ferroviária de nossa cidade, reside na tentativa contínua de burcarmos a devida restauração do citado patrimônio e, mais ainda,nos associarmos à luta tão dignificante travada por V.Sa., que tão bem tem exercido o seu ofício.Para tanto, humildemente mim disponho ao amigo na luta travada. Esclarecemos que, não faltou a devida leitura e sim, o que existe é a inquietação de alcançarmos os objetivos propostos. Muito obrigado pelo espaço amigo.

  6. Nao se deve apagar os fatos passados mesmo que nos envergonhe, afinal bom ou ruim devemos conhece-lo. Caxias, emprestou seu nome a ruas, praca, jadins e ate cidades; no entanto convocou milhares de negros para queimar na guerra do Paraguai, nunca suas tropas demonstrara piedade dos velhos, mulhere e criancas. Afinal, na cidade, so este escravocata foi ‘homenageado’? E nem toda lenda tem fundo real. deixem o nome e botem o apelido de Mato Negro.

  7. Porq não mudar para nome e alguém q teve uma história de vida na rua citada, lendo os comentários cheguei a conclusão meu amigo Vavá, o nome da saudosa Maria Da Luz, ela sim é uma merecedora de tal homenagem.

  8. Porq não mudar para nome de alguém q teve uma história de vida na rua citada, lendo os comentários cheguei a conclusão meu amigo Vavá, o nome da saudosa Maria Da Luz, ela sim é uma merecedora de tal homenagem.

Não é possível comentar.