Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Teve início hoje o  1º Festival de Cultura Quilombola da Paraíba

Teve início hoje o  1º Festival de Cultura Quilombola da Paraíba

Teve início nesta terça-feira (19), no Quilombo Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande, o 1ª Festival de Cultura Quilombola da Paraíba, reunindo doze comunidades quilombolas da região.

Uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Secretaria de Turismo, PBTur, EPC – Empresa Paraibana de Comunicação, Comissão do Centenário de Jackson do Pandeiro, e Quilombos da Paraíba, o Iº  Festival de Cultura Quilombola da Paraíba, apresenta excelente programação que vai de 19 a 24 deste mês.

Oficinas de Zabumba, Alfaia, Pandeiro, Ganzá, Pífano, Berimbau e Reco-Reco, Feira de Artesanato, Dança, Música, Gastronomia e diversos outros atrativos.

É  orientação do Governador João Azevedo, aproximar o Governo das minorias e da cultura interiorana, através desse tipo de evento, a exemplo do Festival de Arte Cigana, em Sousa, e do Festival de Arte Centenário Jackson do Pandeiro, em Alagoa Grande. O incentivo às comunidades Quilombolas, valoriza focando na sua arte, música, dança, gastronomia, artesanato, entre outras ações.

A Prefeitura de Alagoa Grande, juntamente com o DER-PB, trataram de viabilizar obras na estrada que leva até o Quilombo, garantindo assim um melhor acesso a todos. No mês da Consciência Negra, nada melhor que uma programação que prestigia os quilombolas da Paraíba, e ainda a apresentação especial da artista Cyda Baú, com show especial e roda de diálogos.

  • QUILOMBOS PARTICIPANTES DA PROGRAMAÇÃO

Quilombo Afro Caiana (Alagoa Grande), Quilombo do Bonfim  (Areia), Quilombo Mundo Novo (Areia), Quilombo Pedra D’Água (Ingá), Quilombo do Grilo (Riachão do Bacamarte), Quilombo do Matias (Serra Redonda), Quilombo do Matão (Gurinhém), Quilombo Cruz da Menina (Dona Inês), Quilombo do Ipiranga (Conde), Quilombo de Gurugi (Conde),  Quilombo de Mituaçu (Conde), Quilombo Urbano Paratibe (João Pessoa)

Portal WSCOM

1 comentário em “Teve início hoje o  1º Festival de Cultura Quilombola da Paraíba”

Não é possível comentar.