Pular para o conteúdo

Professores e alunos da Maurício de Nassau lançam livro nesta quarta-feira (25) no Black Jack, em Manaíra

Lucas Silva e Sayaka Soji

Estudantes de Jornalismo

 

Arte, jornalismo, publicidade, propaganda e gastronomia. Dessa mistura saiu o livro “Fotografe Sabores”, organizado pelos professores Felipe Tavares, Alessandro Pinon e Adriana Crisanto que será lançado nesta quarta-feira (25), 20h, no recém-inaugurado bar e restaurante Black Jack, em Manaíra.

O livro é fruto de um projeto de extensão acadêmica da Faculdade Maurício de Nassau (FMN), unidade João Pessoa, que teve duração de dois períodos letivos, com os alunos dos cursos de publicidade, propaganda, jornalismo e gastronomia, supervisionado por seis professores dos cursos envolvidos: Alessandro Pinon, Adriana Crisanto, Julliana Veloso, Filipe Tavares, Keila Suzana, Aline Abrantes.

A obra foi prefaciada pelo renomado Toddy Holland, que atualmente mora em Miami, empresário da Iso e Muito Mais, que trabalhou no Grupo TV1 e fotografo colaborador da editora Abril S/A. O texto de apresentação é da professora Julliana Veloso, que na época estava a frente da coordenação do curso de comunicação social e foi peça fundamental para concretização do projeto. “Quando o professor Pinon trouxe a proposta, visualizei o que estamos vivendo hoje: uma publicação que eternizasse a ideia de um projeto interdisciplinar, capaz de promover, de modo concreto, a prática da fotografia publicitária, a reportagem especializada e o talento dos alunos de Gastronomia”, comentou a professora.

Segundo Julliana Veloso foi necessário administrar e incluir no plano de ensino das disciplinas estas práticas, de maneira que os alunos pudessem participar do projeto, receber a ministração do conteúdo apropriado e não enfrentar nenhum tipo de comprometimento das aulas. “A ginástica valeu a pena”, disse Julliana Veloso.

A ideia do projeto surgiu quando o professor Alessandro Pinon, que passava nos corredores da faculdade resolveu bisbilhotar o que havia por trás das janelas de vidro das salas de aula “Eu vi o pessoal fazendo os pratos, mas eu não conhecia ninguém. Mas, dai me veio uma inquietação e resolvi perguntar por que não fazemos umas fotos dos pratos com todas as técnicas? Imediatamente procurei a professora, Adriana Crisanto, para ela entrar com a parte escrita do projeto. E dai a ideia fechou e foi se concretizando a cada dia que se passava com as aulas e a empolgação dos alunos”, relembrou  o professor.

              Foram tiradas mais de 200 fotografias e selecionados 30 fotos coloridas em tamanho variado, impressas na Gráfica JB, com capa em papel Triplex C2S 350 gramas, com laminação fosca o miolo couche 200 gramas. O livro foi produzido com material de primeira qualidade e o que tem de melhor no mercado gráfico. A edição ficou por conta da Gráfica Imprell, que finalizou o projeto em 44 páginas.

              “Esse projeto foi uma grande experiência, tanto para os alunos quanto para os docentes. Cada produção, cada preparação foi escolhida e feita com muito carinho. Após todo o processo ver o trabalho final é confortante é muito compensador”, comentou o professor do curso de Gastronomia, Felipe Tavares.

              O projeto Fotografe Sabores tem como foco efetuar a prática multidisciplinar da teoria e prática, fazendo com que os estudantes pudessem exercitar a prática na academia e sentir na pele as dificuldades, frustações, alegrias e desafios do mercado de trabalho e ao mesmo tempo saborear o gosto de ter um sonho realizado.

              “O lançamento do livro é aguardado por todos, porque foi uma oportunidade única que tivemos de reunir uma obra que tem registros na biblioteca nacional e tem todo um conteúdo que não deixa a desejar”, disse o professor das disciplinas de Fotopublicidade e Produção Gráfica, Alessandro Pinon.

Na opinião da professora de Jornalismo, Adriana Crisanto, o projeto extrapolou as expectativas pelo envolvimento dos alunos. “Isso deu unidade a obra, pois foi muito conversado e discutido em detalhes. Mas, sobretudo, foi uma experiência incrível de amizade, carinho, respeito e envolvimento dos alunos e professores dos cursos de gastronomia, publicidade e jornalismo da Faculdade Maurício de Nassau”, ressaltou Adriana Crisanto.

São 44 páginas de pura arte, com textos atemporais, explorando a técnica da alta gastronomia desenvolvida nos grandes restaurantes. Os textos agrupam aspectos históricos dos pratos, trazendo algumas curiosidades, que aliados às fotografias ressaltam a beleza gastronômica apresentada.

De acordo com a professora, Aline Abrantes, também de gastronomia, foi possível através do projeto reproduzir pratos clássicos de diversas cozinhas, mas, em especial, da francesa, portuguesa, grega e espanhola. “Foi uma experiência incrível, pois além do conhecimento e da prática vivida pelos alunos, o projeto nos proporcionou o brilho nos olhos, ao vermos belas fotos das preparações. Foi lindo ver a arte da cozinha se transformando em arte fotográfica”, finalizou Abrantes.

 

SOBRE OS AUTORES:

ALINE ABRANTES – Graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), também é tecnóloga em CST em Gastronomia pela Faculdade Internacional da Paraíba (FPB, 2014). É especialista em Alta Gastronomia pela mesma instituição (2015) Atualmente é professora da Faculdade Maurício de Nassau, João Pessoa, onde ministra as disciplinas de história da gastronomia, cozinha francesa e cozinha mediterrânea. Também ministra as disciplinas de confeitaria e práticas em nutrição III na Faculdade Internacional da Paraíba. É chef de cozinha executiva da Doceria Mimo Doce.

KEILA SUZANA – Graduada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2000) e graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (1989). Tem curso de Cozinheira Básica (2007) e de Cozinheiro Chefe Internacional (CCI), pela Escola de Gastronomia Fátima Lima (2008). Especialista em Alta Gastronomia pela Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Recife (2012) e em Confeitaria e Panificação pela Faculdade Internacional da Paraíba. FPB (2015). Professora da Escola de Gastronomia Fátima Lima de 2008, 04/2014. Consultora da Cilantro Consultorias (2013). Atualmente é professora no curso de Gastronomia da Faculdade Maurício de Nassau – JP, nas disciplinas de Gestão e Planejamento de Cardápios, Cozinha Italiana, Cozinha Regional e Cozinha Brasileira.

ADRIANA CRISANTO MONTEIRO – Como ela mesma diz é jornalista por ganha pão, paixão e mistérios nunca antes explicados. Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em Jornalismo Cultural pela (FIP/FAP), graduada em Jornalismo e Relações Públicas, por insistência, na UFPB. Residiu na Espanha onde aprimorou conhecimento artístico e cultural. É chefe da Assessoria de Comunicação da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes. Professora do curso de jornalismo da Faculdade Maurício de Nassau, nas disciplinas História da Arte, Técnica de Comunicação Dirigida, Redação Jornalística e Assessoria de Imprensa.

ALESSANDRO PINON – É Graduado em Administração de Empresas pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba, Especialista em Metodologia de Ensino Superior, MBA em Gestão Estratégica de Marketing (UFPE). Atualmente trabalha como Gestor de Marketing e Relações com o mercado na Gráfica JB e Docente da Faculdade Maurício de Nassau dos Cursos de Comunicação Social em Publicidade e Propaganda e Jornalismo em João Pessoa-PB. Docente nas Pós-Graduações do IESP e FPB. É Líder Coach, consultor, mercadólogo. Participa como convidado do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura – GPCiber/CNPq/UFPB.

FELIPE TAVARES – Graduado em Gastronomia pela Faculdade do Serviço Nacional do Comércio (SENAC) e especialista em Confeitaria e Panificação pela Faculdade Internacional da Paraíba. Atualmente é coordenador do curso de gastronomia da Faculdade Maurício de Nassau (FMN), desde 2016, quando o curso foi criado.

JULLIANA VELOSO – Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com pesquisa na área de Linguagem, Sentido e Cognição, Especialista em Marketing e Publicidade pelo Instituto de Ensino Superior da Paraíba (IESP) e Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trabalha desde 1999 com Redação Publicitária, RTVC e Planejamento de Comunicação, tendo passagens pelas agências Faz Comunicação, Zag Comunicação (posteriormente Tag/Zag), Ponto D e Departamentos de Marketing e Comunicação da Lojas Maia/Magazine Luíza e Unimed João Pessoa. Docente de nível superior e palestrante nas áreas de Comunicação, Administração, Letras, Marketing, Moda e Design Gráfico, com passagens pelas faculdades Inper, iDez/Estácio de Sá, Funetec-PB e Nassau-JP (FMN-JP). Atuou como Coordenadora da graduação em Comunicação Social, habilitações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa. Foi docente da mesma instituição, nestas graduações e no MBA em Marketing Estratégico e Publicidade desta instituição.

Atualmente, é Gerente de Operações da agência Martpet na Paraíba.

 

SERVIÇO:

LANÇAMENTO: FOTOGRAFE SABORES

https://www.facebook.com/fotografesabores

Organizadores: Felipe Tavares, Alessandro Pinon e Adriana Crisanto

Quarta-feira (25)

Hora: 20h

Local: Bar Black Jack – Av. Manoel Morais, 140 – Manaíra, João Pessoa – PB, 58038-231

Telefone: (83) 98211-4515

 

CONTATO PARA ENTREVISTA (IMPRENSA)

Alessandro Pinon

Email: [email protected] / [email protected]

Fone e whatsapp: 9372.71230

 

 —

 

Cordialmente,

Julliana Veloso

Gerente de Operações da Martpet PB

83 9.8832-9937

83 9.9627-4491

83 9.9598-9589

1 comentário em “Professores e alunos da Maurício de Nassau lançam livro nesta quarta-feira (25) no Black Jack, em Manaíra”

Não é possível comentar.