Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Professor Alexandre lança novo livro sobre aspectos históricos de Ingá, hoje (10) no Clube União

 
 

Pela primeira vez na história de Ingá, um escritor ingaense realiza evento de lançamento de livro de sua autoria.

O historiador, pesquisador e professor Alexandre Ferreira convida autoridades e leitores em geral para cerimônia de seu novo livro – O GLÁDIO, O CHICOTE E OS GRITOS que não se ouviram da senzala,  e a segunda edição de seu primeiro livro RETALHOS DA HISTÓRIA…RESQUÍCIOS DE MEMÓRIAS. Ambos abordam aspectos históricos do município, com enfoque especial sobre detalhes pitorescos do período pós escravidão que não são tratados nos tradicionais livros históricos tradicionais escritos pela com base na classe dominadora.

Os livros do professor Alexandre são fundamentados em anos de pesquisas documentais nos arquivos de órgãos da cidade, inclusive no Fórum da Comarca, e longas conversas gravadas com personalidades ingaenses, checadas em dados históricos. O professor Alexandre tem um foco especial na história do sofrimento dos negros em Ingá, tendo vista suas raízes familiares uma vez que se declara como descendente de escravos por parte de seus avós maternos.

Após anos de dedicação à pesquisa em arquivos e relatos históricos, professor Alexandre contesta alguns fatos da história tradicional ingaense que vão desde a sua fundação e origem do nome, passando por momentos marcantes até centenários fatos sociais e religiosos, relatados sob um novo olhar, considerando também sob a ótica das classes dominadas.

É motivo de orgulho para todo ingaense contar com o trabalho dedicado do professor Alexandre, que aguça  e desperta a curiosidade do leitor sobre suas origens e raízes, no que recomendamos a aquisição de seus livros. O lançamento será hoje, sexta-feria (10), às 19:00 hs, no Clube União Cultural Ingaense. Estudantes, educadores e leitores em geral, estão todos convidados.

Os internautas que desejam conhecer alguns fatos históricos e entrevistas, pode acessar o blog O INGAENSE feito pelo professor Alexandre e colaboradores. Acesse conheça (clique aqui)

O professor Alexandre tem um projeto no qual Ingá possa contar com um espaço memorial que possa reunir os registros históricos e fotográficos da cidade. Quem sabe os poderes públicos um dia possam reconhecer essa necessidade e implementá-lo para resgatar nossa história – quem sabe um dia acordem.  

Inga Cidadao/vavadaluz

4 comentários em “Professor Alexandre lança novo livro sobre aspectos históricos de Ingá, hoje (10) no Clube União”

  1. Parabéns para o professor! Embora relate páginas triste da memória dos negros e das senzalas, não podem serem esquecidas. Sara-se as feridas, mais ficam as cicatrizes.

Não é possível comentar.