Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Poeta quer artistas urbanos realizando intervenções nos muros da cidade

Poeta quer artistas urbanos realizando intervenções nos muros da cidade
 
O poeta Antonio Costta (foto), pilarense radicado em Itabaiana, está conclamando poetas locais para expor seus trabalhos em muros de casas. “Nosso objetivo é transformar Itabaiana na Cidade Poema do Brasil, inspirado na cidade turística de Leiden, na Holanda”, afirmou Costta. Orlando Otávio, poeta local, foi um dos primeiros a aderir à ideia. “Vamos colorir está cidade de poemas e seremos a primeira cidade do Brasil com esta inspiração da cidade holandesa”, declarou. Sander Lee, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, sediada em Itabaiana, também é um dos entusiastas do projeto. “Bela iniciativa no sentido de jogar com a dinâmica da arte de rua e espalhar mensagens poéticas”, disse Sander Lee.

 

Leiden é uma charmosa cidade histórica na Holanda que está a 40 minutos (de trem) de Amsterdã. Ela é mais conhecida por ser a terra natal do pintor Rembrandt e por abrigar a mais antiga universidade do país (frequentada por Albert Einstein), além de museus curiosos como o Museu de Antiguidades, que tem um templo egípcio original, e o Hortus Botanicus, criado em 1590 e que iniciou a plantação das primeiras tulipas holandesas.
Para quem ama literatura, uma das melhores pedidas é andar a pé ou de bicicleta pelo centro. De qualquer lugar, você pode acabar esbarrando com um poema no caminho. Isso porque no lugar de muros grafitados, a arte urbana da cidade traz poesias. Antonio Costta baseou seu projeto de incentivo à leitura de poemas nesta cidade holandesa. “Qualquer um pode participar, é só entrar em contato conosco e mobilizaremos os espaços, além da execução dos poemas de muro, após avaliação de uma comissão formada por escritores locais”, explicou.
Tribuna do Vale

1 comentário em “Poeta quer artistas urbanos realizando intervenções nos muros da cidade”

Não é possível comentar.