Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PARAIBANO ENCONTRA PEDRA PRECIOSA E DESAPARECE (por Marcia Dementshuk)

 

Ciço é como Tendó, quer dizer, é um jeito abreviado de chamar Cícero, o cidadão do Brejo que pelos idos de 1940 apareceu em um povoado do Sertão sem dar explicações e sumiu depois de escavar um túnel de mais de 100 metros rocha adentro. Isso aconteceu próximo de Maturéia, na comunidade de São José de Belém. O local foi escolhido conforme as indicações de um aparelhinho que Seu Cícero carregava. O túnel foi construído durante três meses, por trabalhadores que o Véio Ciço contratou. Num belo dia, ele dispensou a todos e seguiu trabalhando sozinho. De repente, sumiu. O túnel está lá, intocado pelos moradores da comunidade, provando que Véio Ciço encontrou o que procurava, seja lá o que fosse. Muito provavelmente uma grande pedra preciosa.

A experiência de percorrer a caverna é singular, mas a felicidade de rever a luz do dia na saída é indescritível. Pelo mesmo lugar por onde se entra, se sai. O túnel é escuro, quente e úmido, morada de aranhas de cavidade e morcegos. Termina quando Velho Cícero deve ter encontrado sua pedra preciosa. Pelo vestígio da cavidade que ficou na parede, percebe-se que a pedra deveria ser grande

 

1 comentário em “PARAIBANO ENCONTRA PEDRA PRECIOSA E DESAPARECE (por Marcia Dementshuk)”

  1. Há alguns anos exploramos a caverna até ao final. Concordo com a descrição aqui postada do local. Se alguma coisa foi retirada de lá eu desconheço. Mas quero deixar aqui o relatório da experiência vivida dentro daquele local. Foi o maior susto de minha vida, alguém que estava fora deixou cair uma pedra (que não era grande), aí o barulho provocado nos deixou desesperados, não sabíamos se corríamos para cima ou amontoavamo no final – foi uma experiência ímpar. Nesse dias visito novamente, só para contatar se ainda permanece aberta. Há só lembrando, eu na ocasião estava junto com a equipe TURMA DOS COBRAS , uma turma de desbravadores que mapearam todos os principais pontos turísticos da Serra Teixeira e circuvizinhança. Há 200 metros do local existe uma variedade de pinturas rupestres e uma imensa e bela imensidão de paisagem de deixar qualquer um a meditar – enfim vale apena visitar.

Não é possível comentar.