Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

CLUBE DA HISTORIA EM ; O poder da gratidão

 clube

O poder da gratidão pode muitas vezes passar despercebido na complexidade do dia-a-dia. Muitas pessoas não sabem que os sentimentos de gratidão podem desencadear mudanças poderosas e benéficas no seio da personalidade humana.

Por exemplo, os sentimentos de gratidão podem levar a um aprofundamento do amor, trazendo maior alegria e felicidade à sua vida. A gratidão pode também estimular em si fortes energias interiores, que conduzem a um desabrochar das suas capacidades intuitivas, permitindo-lhe uma vivência espiritual mais profunda.

Para obter uma compreensão clara do sentido da gratidão, pode considerá-la na sua relação com duas dimensões da vida. A primeira tem a ver com aspetos permanentes da existência, que incluem as realidades espirituais que interagem com a manifestação humana. A segunda tem a ver com experiências temporárias e transitórias no mundo físico.

Para ser grato pelos aspetos permanentes da sua vida, pode começar por prestar atenção à sua capacidade de se conhecer a si próprio enquanto indivíduo a viver dentro de um corpo físico. Você tem a capacidade extraordinária de estar consciente do seu Eu – de sentir que «Eu sou eu». Tem ainda a capacidade de pensar, de sentir e de agir no mundo físico.

Estes aspetos da sua existência são muitas vezes tomados como certos. Se puder tornar-se consciente da incrível complexidade de energias que lhe são transmitidas a partir dos mundos superiores para lhe possibilitar viver no seu corpo físico neste momento, vai sentir-se invadido por um profundo sentimento de gratidão e amor pelo seu corpo, pelo seu Eu, pelos outros seres humanos e por tudo na vida.

A sua vitalidade está ligada a belas e poderosas energias espirituais, que fluem constantemente para si a partir das forças que criaram a vida. Normalmente, não está consciente destas forças divinas de criação, mas, se todos os dias guardar alguns momentos de silêncio para se acostumar a elas, pode aprender a senti-las. Essas experiências podem produzir um grande despertar dentro de si.

Aprenderá a apreciar e a celebrar os milagres que acontecem constantemente nas dimensões espirituais, e lhe permitem continuar a ter uma vida humana no mundo físico. Através dessas experiências, verá que é fácil despertar sentimentos de gratidão no interior de si.

A segunda dimensão da gratidão está relacionada com a sua manifestação humana, que se baseia no desejo, na ambição, na realização, no prazer, no desagrado e noutros aspetos importantes da experiência subjetiva. Se, em determinado dia, tiver experiências negativas, como problemas financeiros ou uma desilusão amorosa, então, não estará propenso a sentir muita gratidão. Se, noutro dia, lhe derem um prémio de milhões de euros, será muito fácil sentir-se grato.

Assim, no geral, sentirá gratidão quando tiver experiências agradáveis e os seus desejos forem satisfeitos, e sentirá dificuldade em sentir-se grato quando as suas experiências subjetivas forem negativas. Trata-se assim de reações «naturais», em que as questões do mundo humano tendem a ditar a altura em que se sente grato.

Mas o mais importante é suscitar o maior número possível de experiências de gratidão, independentemente do que esteja a acontecer na sua vida do dia-a-dia, para não ser manipulado pelas circunstâncias e pelos seus sentimentos em relação a elas. Por outras palavras, se só se sentir grato pela sua vida quando tudo corre bem, então, durante períodos de desafio, irá estar desprovido de importantes sentimentos de gratidão.

Convém aprender a tirar alguns momentos em cada dia para se sentir grato pela vida, mesmo quando estiver a sentir-se desafiado. Pode dizer a si próprio: Independentemente do que possa estar a sentir em relação aos acontecimentos da minha vida neste momento, não devo deixar-me manipular pelas minhas emoções.

Tenho a liberdade de abrir o coração à magnificência da Vida, e de começar a sentir-me profundamente grato pela oportunidade de estar vivo neste momento. É também uma grande vantagem para si tentar alargar o conjunto de coisas pelas quais estar grato, para além das vivências que lhe são agradáveis.

Pode sentir-se grato por experiências que ajudam os outros, mesmo quando requerem um esforço da sua parte. Pode sentir-se grato pela oportunidade de crescimento, mesmo quando se sente provocado por circunstâncias desafiadoras. Às vezes, as situações desafiadoras da vida podem, mais do que as experiências aprazíveis, estimulá-lo a expressar maior coragem, força, empenho e criatividade.

Pode agradecer o facto de as circunstâncias adversas o aproximarem mais de outros seres humanos, encorajando-o a expressar a sua capacidade de empatia e compaixão. Ao ampliar o seu sentimento de gratidão, pode senti-lo mesmo quando os seus desejos não estão a ser satisfeitos. Aprender a criar sentimentos profundos de gratidão perante diferentes situações da vida pode ajudá-lo a sentir-se mais poderoso, mais criativo e mais realizado.

A cada dia, independentemente de as suas experiências serem ou não gratificantes, pode estimular a sua capacidade de gratidão dizendo para si próprio: Alegro-me por ter a oportunidade extraordinária de viver o milagre da existência humana na Terra. Estou grato pela variedade de experiências que me são proporcionadas. E celebro as forças do Amor graças às quais a minha vida se tornou possível. Ron Scolastico

1 comentário em “CLUBE DA HISTORIA EM ; O poder da gratidão”

Não é possível comentar.