Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Alunos de escola pública de Juripiranga apresentarão trabalho em evento acadêmico na UEPB

juri

 

            Um grupo formado por três alunos do 5º ano da Escola Municipal Vereador José Grimaudo Tavares, localizada em Juripiranga-PB, apresentarão um trabalho durante a realização do XI Seminário os Festejos Juninos no Contexto da Fookcomunicação e da Cultura Popular, que se realizará no Campus I da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB em Campina Grande, entre os dias 4 e 6 de junho do corrente ano.

    Grupo de alunos do 5º Ano, que participaram da pesquisa

Fonte: Arquivo pessoal

            O trabalho que os “pequeninos pesquisadores”, como estão sendo chamados pelos organizadores do evento, irão apresentar foi realizado na escola sob a orientação do Prof. Saulo José Veloso de Andrade, versando o mesmo, sobre os causos populares que circulam no imaginário popular, e que muitas vezes diante da inexistência de um registro se perdem no tempo e no espaço.

juri1

            Segundo o Prof. Saulo José, o interesse pela realização dessa pesquisa vislumbrou-se a partir de sua participação em uma oficina online, realizada pelo CEMPEC de São Paulo e seus parceiros, sobre a “memória e tradição oral”, onde foi formado um grupo com os alunos, possibilitando assim, a recolha de um rico material, o qual foi denominado de: “Memória e tradição oral: Os contos que um dia VOCÊ me contou!”.

            O trabalho que tem como eixo central a Cultura Popular, foi inscrito no XI Seminário os Festejos Juninos no Contexto da Fookcomunicação e da Cultura Popular, sendo aceito, oportunizando a participação dos alunos no evento na condição autores.

            “Isso é um momento singular, não só para esses alunos, mas para toda a rede pública de ensino, é na verdade uma reafirmação de que a escola pública brasileira tem muito a contribuir para o desenvolvimento desse país, ações como essa traz para a escola básica um novo sentido, através de um direcionamento para que esses alunos percebam que os caminhos que temos a percorrer são os mais promissores”, pontuou o Prof. Saulo José.

Professor Saulo José coordenador do trabalho

Fonte: Arquivo pessoal

            O professor também enfatizou a atuação da família, através do apoio na realização das atividades como também, no incentivo para a participação dos alunos no evento, pois, durante a realização do seminário, os demais alunos estarão presentes como ouvintes para assistir a apresentação do trabalho.

Homenagem da Prefeitura aos alunos pesquisadores

Fonte: Arquivo pessoal

            O docente ainda destacou a importância do apoio que recebeu de seus pares, e principalmente da prefeitura, durante a realização do trabalho. “Na escola contemporânea nosso trabalho deve ser construído no âmbito da coletividade, pois essa nova tessitura, favorece a um melhor desenvolvimento das ações e consequentemente a uma aprendizagem significativa para nossos alunos, desta maneira mantemos um dialogo constante, como toda a comunidade”, destacou Saulo José.

 

Textos e fotografias de Saulo José Veloso de Andrade – Jornalista DRT-PB 2570

3 comentários em “Alunos de escola pública de Juripiranga apresentarão trabalho em evento acadêmico na UEPB”

  1. Pejigan Clô D'Ogyian

    Parabéns aos docentes de discentes da Escola Municipal Vereador José Grimaudo Tavares, pelo feito. Parabéns principalmente ao Prof. Saulo Andrade por seu empenho e dedicação aos Jovens Pesquisadores. Exemplos como o do Prof. Saulo Andrade devem ser seguidos a risca……

    1. Saulo José Veloso de Andrade

      Obrigado amigo Clô, suas palavras me fortalece cada vez mais, para galgar novos espaços. Nada é fácil, mas com muita luta chegaremos lá. Avante!!!!!!!

Não é possível comentar.