Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A EVASÃO ESCOLAR NO TEMPO DE HOJE (Prof. Marcos Bacalháo)

 

  “ A educação é  a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o  mundo”

 

            A evasão escolar ocorre quando o aluno deixa de freqüentar a aula,caracterizando o abandono da escola durante o ano letivo.Aqui no Brasil,a evasão escolar é um grande desafio para as escolas, pais e o sistema educacional. De 100 alunos que ingressam na escola na 1ª série, apenas 5 concluem o ensino fundamental. Por isso as causas da evasão escolar são variadas: condições socioeconômicas, culturais, geográficas ou mesmo questões referentes aos encaminhamentos didáticos – pedagógicos e a baixa qualidade do ensino das escolas podem também ser apontadas como causas possíveis para a evasão escolar, aqui no Brasil.

            Vou citar alguns motivos para o abandono da escola. Dentre os motivos alegados pelos pais ou responsáveis para a evasão dos alunos, são mais freqüentes nos anos iniciais do ensino fundamental (1º a 4ª séries) / 1º ao 9º ano são os seguintes: Escola distante de casa, falta de transporte escolar, não ter adulto que leve até a escola, falta de interesse e ainda doenças/dificuldades dos alunos. Ajudar os pais em casa ou no trabalho, necessidade de trabalhar, falta de interesse e proibição dos pais de ir à escola são motivos mais freqüentes alegados pelos pais a partir dos anos finais do ensino fundamental do 5º ao 9º ano e pelos próprios alunos do Ensino Mádio. Cabe lembrar que, segundo a legislação brasileira, o ensino fundamental é obrigatório para as crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, sendo responsabilidade das famílias e do estado garantir a eles uma educação integral.

            A escola pública é um dos lugares sociais em que ocorre a apropriação de saberes construídos, sistematizado pela humanidade, a partir de uma proposta de formação humana.A somas da quantidade de alunos aprovados, reprovados e que abandonam a escola ao final de um ano em curso, geram as taxas de rendimento escolar de cada instituição. Se antes era o trabalho, hoje são as drogas que espantam os alunos dos bancos escolares. O motivo principal, segundo as instituições citadas, é o envolvimento  desses jovens com o consumo de drogas.

            As crianças e adolescentes que param de ir  à escola geralmente têm algum envolvimento com o consumo de substâncias ilícitas. Nesses casos, os pais acabam perdendo o controle dos filhos. Na minha humilde opinião, as escolas deveriam fazer anotações dos alunos com cinco faltas consecutivas ou sete alternadas em um mesmo mês, e notificar ao Conselho Tutelar através de um documento chamado: Ficha de Notificação aluno Ausente (FICA). Quando o caso chegar ao Conselho, a instituição deverá notificar os pais destes alunos faltosos.Caso eles não retornem para a escola, o caso vai para o Ministério Público (MP), através da Promotoria da Infância e Juventude.

            O desinteresse pela escola por parte dos alunos leva-os à evasão.Tanto a escola quanto a família não conseguem passar a importância do ensino a esses jovens, que acabam envolvidos em atos infracionais e também consumo de drogas. Sendo muito difícil recuperar esses jovens.Como é de diferente de outras épocas, quando o aluno deixava de estudar porque o pai o forçava a trabalhar.Hoje é o jovem que não quer mais ir a escola.

            Também deveria ser mencionado a desvalorização da escola pela sociedade e pela mídia.A ausência dos pais na formação de seus filhos, o descaso das autoridades, o sucateamento das escolas, a falta de  motivação imposta pela sociedade de consumo e principalmente a falta de vergonha na cara de muitos estudantes que não levam nada a sério. Tenho dito!!!!

1 comentário em “A EVASÃO ESCOLAR NO TEMPO DE HOJE (Prof. Marcos Bacalháo)”

  1. “Tenho dito” novamente ? Pelo amor de Deus. Eu já disse que essa frase “Tenho dito” só se aplica em final de discurso !!!!!!

Não é possível comentar.