Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

TENHO FRUSTRAÇÕES NA POLÍTICA BRASILEIRA ( Marcos Bacalháo)

      

 

Há erro na condução da política econômica. Além da falta de estratégia e visão de longo prazo, o governo parece perdido no front econômico. A política de desoneração a conta-gotas para setores selecionados, além de gerar distorções, derruba a arrecadação da Previdência Social, que é quem está arcando com a desoneração.

 

Era de se esperar que o governo colocasse a questão fiscal nos trilhos defendendo o conceito correto que mede o resultado fiscal que é o resultado nominal (receitas menos despesas inclusive juros), mas não, seguiu a tradição anterior de se comprometer com o resultado primário até daquilo que não é de sua responsabilidade, que é o resultado de estados e municípios.  

 

A presidente ensaiou criar sua marca de governo com a redução de juros. Ensaiou reduzir a taxa de juros do sistema bancário e só conseguiu a redução na Caixa Econômica e no Banco do Brasil. O sistema bancário privado continuou com as taxas nas nuvens.  Além do fracasso para retomar o crescimento e na queda dos juros, assiste-se ao crescente rombo nas contas externas, consequência do péssimo resultado da balança comercial devido à crise internacional e ao câmbio valorizado para conter a inflação. 

 

Quanto ao Bolsa Família, há expansão na direção de excluídos (Programa Brasil sem Miséria) e possibilidade de ampliar o acesso e o valor do benefício. Gastou-se com esse programa apenas R$ 20,5 bilhões em 2012, o equivalente a 1,9% (!) da receita do governo federal. Com juros, a despesa atingiu R$ 147 bilhões, ou seja, mais de sete vezes (!) o Bolsa Família. 
 

A hipocrisia, a ignorância e a desconsideração pela história do Brasil fazem-me pensar que essa página é apenas trollagem. Mesmo que assim seja, todavia, a pior parte é que ela ainda está contribuindo para um discurso perigoso que vê a instituição militar como de índole salvadora e algumas pessoas considerarão essa ideia seriamente, mesmo que os criadores da página não a considerem (e não há nada indicando que não a considerem).

 

 De qualquer modo, no século XX, como o Brasil em particular e a América Latina de modo geral repetidamente deixaram claro, recorrer à instituição militar para intervenção política foi efetivamente danoso para a estabilidade política, para a democracia (em diversas formas) e para os direitos humanos. Que tais ideias ainda estejam circulando no século XXI é simplesmente um horror.

1 comentário em “TENHO FRUSTRAÇÕES NA POLÍTICA BRASILEIRA ( Marcos Bacalháo)”

  1. A nossa cultura não imediatista , faz com que os governos evitem políticas com resultados à longo prazo, eles sempre estão pensando na próxima eleição.

Não é possível comentar.