Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A SITUAÇÃO DO NOSSO PAÍS NOS DIAS DE HOJE (Prof. Marcos Bacalháo)

 

            Hoje, o Brasil tem 20% da população em situação de pobreza, perdendo para a maioria dos vizinhos sul-americanos. Comemos angu e bofe, mas arrotamos caviar e champanhe. O estudo mostra o Brasil como 19º, nação da América Latina em atendimento de saneamento básico, atingindo pouco mais de 85% da população urbana, e o 14º com mais pessoas vivendo em favelas, fora aquele contingente que sobrevive nas vias públicas das grandes metrópoles.

            Não me parece algo de  que possa me ufanar, quer dizer envaidecer. Esses números e percentuais não merecem propaganda e o que vemos pela mídia revela, mui repentinamente, a face falsa da realidade global. Talvez por tudo isso, cuida-se tanto de maquiar o Brasil para receber as delegações e turistas para a Copa do Mundo. Estes desembarcarão, dirigir-se-ão aos melhores hotéis, fugirão estrategicamente das estradas e ruas intransitáveis, sem perceberem a pobreza ou a  miséria. Favelas, só as com barracões pintados… para inglês ver.

            A violência hoje vem dominando assustadoramente o nosso país.Vivemos numa época em que o ato de cometer a violência, seja ela qual for; assalto, abuso contra crianças, com pessoas idosas, virou um desrespeito para com a sociedade. Não temos mais segurança, proteção em lugar algum… falta de Educação, desemprego, salários indignos, esses são alguns fatores que contribuem para que o indivíduo cometa um ato de violência. Os brasileiros, estão cansados de tanta violência… Queremos paz e amor ao próximo . São os únicos remédios para termos o fim da violência.

            A violência está crescendo a cada dia , principalmente nas grandes metrópoles.Os crimes estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Nos jornais, rádios e TVs presenciamos cenas de assaltos, crimes e agressões físicas. A falta de um rigor maior no cumprimento das “leis”, aliada as injustiças sociais podem, em parte, explicar a intensificação destes problemas em nosso país.

            Nos dias de hoje, pessoas que possuem uma condição financeira melhor estão procurando os planos de  saúde e o sistema privado, pois a saúde pública encontra-se em estado de crise aguda. Hospitais superlotados, falta de medicamentos, greves de funcionários, aparelhos quebrados, filas para atendimento, prédios mal conservados são os principais problemas encontrados em hospitais e postos de saúde da rede pública. A população mais afetada é aquela que depende deste atendimento médico, ou seja, as pessoas mais pobres.

            Sobre a Educação os dados sobre o desempenho dos alunos, principalmente da rede pública de ensino, são alarmantes. Pois, a educação pública encontra vários  problemas como já frisei anteriormente, faltando falar sobre a falta de professores, pouco recursos didáticos, baixos salários, greves, violência dentro das escolas, entre outros. Esse quadro é resultado do baixo índice de investimentos públicos neste setor. O resultado é a deficiente formação dos alunos brasileiros.

            O Brasil é um país de grande contraste social. |A distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na extrema pobreza e miséria. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos. A NAÇÃO É MUITO CEGA, NECESSITA LIBERTAR-SE DAS VENDAS IMPOSTAS POR ESSA ELITE USURPADORA E TÃO ABSOLUTISTA QUANTO O PODER PRESIDENCIAL!

1 comentário em “A SITUAÇÃO DO NOSSO PAÍS NOS DIAS DE HOJE (Prof. Marcos Bacalháo)”

  1. Concordo em parte, pelo o imenso respeito e devoção ao meu Professor e Protetor!
    Mas, o Brasil Professor, é o único País do mundo que a imprensa sençura o Governo!
    Governo este, como o Senhor mesmo falou, teve avanços, que, e eu me permito, com Vossa licensa, expressar, 40 milhões de irmãozinhos, e me incluo no meio, saíram da extrema pobreza!
    Professor, parabéns, o Senhor muito mos honra com suas palavras, nunca se deixará se iludir com a mídia holpi

Não é possível comentar.