Pular para o conteúdo

SEU ERNESTO E O GRANDE MISTÉRIO DA VIDA

Sabe qual é o grande mistério da vida? É que só se aprende a viver, vivendo. E cada vida é única! Seria muito fácil se os erros da vida dos outros e os aprendizados pudessem ser transferidos de pessoa em pessoa.

Acontece que errar faz parte da vida, só não erra quem nada faz. O grande problema de errar, é ver nos erros um fracasso de onde nenhuma lição se pode tirar. São os erros que cometemos que faz de cada um de nós pessoas singulares, únicas. Muitas vezes nos apegamos tanto aos erros, que passamos a vida tentando corrigi-los sem nunca parar para pensar o que podemos aprender com os erros e como acertar da próxima vez. O tempo não para. A vida não volta atrás.

E vamos continuar errando. Só não podemos nos dar o luxo de cometer sempre os mesmo erros. Há muitas maneiras diferentes de errar, e cada uma nos traz uma lição. A vida não vem com manual, e se pudéssemos escrever um manual no fim da vida, não serviria para ninguém além de nós mesmos. Todos somos diferentes. Na caminhada da vida, aprendi que nem sempre temos o que queremos. Porque nem sempre o que queremos nos faz bem.

Foi preciso as dores, para que eu aprendesse com as lágrimas. Foi necessário o riso, para que eu não me enclausurasse com o tempo. Foi preciso as pedras, pra que eu construísse meu caminho. Foram fundamentais as flores, para que eu me alegrasse na caminhada. Foi imprescindível a fé, para que eu, não perdesse a esperança. Foi preciso perder, para que ganhasse de verdade. Foi no silencio que fui ouvido com clareza. Pois sem provas não tem aprovação. E a vitória sem conquista é ilusão. E a maior virtude dos fortes é o PERDÃO.

2 comentários em “SEU ERNESTO E O GRANDE MISTÉRIO DA VIDA”

  1. A colheita depende da qualidade da semente, da terra onde foi semeada, dos cuidados durante o crescimento e da perseverança. Temos que semear a “boa semente”. Se estivermos atentos, ponderando sobre as conseqüências de nossas escolhas, com certeza nós cresceremos. Nós temos colhido em nossa sociedade o que tem sido semeado através da mídia, educação, tecnologia, governo, filosofias de gerenciamento e administração… Esta semeadura tem gerado uma colheita que influencia diretamente a cada um de nós como indivíduos, as instituições, as nações e a toda uma geração. A nossa mente por muito tempo foi treinada a pensar sempre em relação ao que possa ser usado em proveito próprio, a curto prazo; por isso uma das dificuldades que temos é a de não nos preocuparmos com o que temos semeado para o futuro. Qual o benefício para minha família, qual proveito terei se eu tomar determinada atitude? Temos dificuldade de pensar a longo prazo. Vencemos quando temos atitudes boas que contribuem para isso. A colheita de hoje é consequência de nossas atitudes de ontem. Nosso futuro depende do que semeamos agora. O amanhã está relacionado com as atitudes do hoje, são consequências das decisões que tomarmos agora.

Não é possível comentar.