Pular para o conteúdo

QUAL O VALOR DO CASAMENTO? ‘ ( Prof. Marcos Bacalháo )

           casa1 

Hoje, vale a pena se casar? O que Deus, o criador do casamento, deixou registrado na Bíblia a esse respeito? Há cinco décadas não era difícil imaginar o sonho de 10 entre 10 meninas, conhecer um “príncipe encantado”, casar-se na igreja, ter filhos e permanecer casada até a morte, esse era o ideal de uma vida feliz. E não só para as garotas; os rapazes também desejavam ter uma vida estável, segura e próspera e a opção do casamento era a forma mais sensata de ver todas essas coisas se realizando.

            Os anos se passaram e muitas transformações ocorreram na sociedade. A mulher ocupou um lugar maior no mercado de trabalho, o divórcio passou a ser garantido por lei, o perfil da família mudou e, com ele, muitos sonhos e prioridades também mudaram. O que fora um porto seguro passou a ser banal. Em um mundo tão diferente, tão moderno, a instituição do casamento começou a ser ignorada, rejeitada, desvalorizada e negligenciada. Porém, Deus, o criador do mundo e de  tudo que nele há, continua o mesmo e o que ELE instituiu nunca poderá mudar – nem poderá falir.

            Hoje em dia, não existem casamentos perfeitos. Os casais que abordam esse tema honestamente reconhecem que relacionamentos profundos não surgem por acaso. Eles são frutos do aprendizado de se viver juntos e de se colocar em prática o que se aprendeu. Aqui no Brasil, o divórcio foi concedido por lei em julho de 1977, pelo então presidente Ernesto Geisel, que era protestante. A partir daí, foi também permitido casar novamente. Lembro-me muito bem que: o primeiro divórcio foi realizado em Fortaleza (CE), em  janeiro de 1978, entre o então vereador Gutemberg Braun e sua esposa, Emília Medeiros, de quem já estava fisicamente separado.

            Partindo deste princípio é que existe outra teoria, que sexo passou a ser visto de outra forma, não é mais algo que você faz quando está casado e pra procriar, mesmo com tantas dificuldades para as  mulheres falarem de sexo de forma aberta, não é tão amoral transar com 15 anos de idade ou transar com o parceiro diferente a cada 3 dias ou uma semana Seja qual for a teoria, todas elas tiveram as mulheres como protagonistas. Mas, fica uma pergunta no ar. Até quando vai se falar em casamento?

A impressão que fica é que ninguém deseja “se amarrar”, é o termo comum entre a maioria dos homens, à alguém. É isso, as pessoas consideram o matrimônio como sinônimo de corrente, prisão, fim da liberdade. Talvez aí seja o problema, será que as pessoas pensam que o casamento vai tirar a liberdade e as coisas mudarão?

Não se sabe ao certo qual o remédio para o casamento dar certo, contudo porém ele sempre foi e será uma instituição criada por Deus. E aí não existe um fato que agrada somente a quem quer ficar. Encalhado não é alguém que não casou e sim quem está mal casado!  

3 comentários em “QUAL O VALOR DO CASAMENTO? ‘ ( Prof. Marcos Bacalháo )”

  1. Realmente as pessoas atualmente já casam pensando que se não der certo então é só se separar, mas o casamento é um aprendizado dia após dia, onde devem estar presentes amor, carinho, compreensão, renúncia de ambas as partes, companheirismo e, principalmente, entender que cada pessoa tem sua personalidade e é nessas diferenças que as pessoas se completam. Concordo plenamente que o casamento é uma instituição criada por DEUS e a família deve ser preservada, pois a sociedade hoje é o retrato de tanto lares desfeitos e como consequência estamos testemunhando de tantas inversões de valores.

  2. É MEU AMIGO MARCOS, NA VERDADE A INSTITUIÇÃO FAMÍLIA, AOS POUCOS ESTÁ SE ACABANDO.
    COM A MUDANÇA DE VALORES NATURAL DA SOCIEDADE, ALGUNS VALORES ESTÃO SE INVERTENDO. O QUE ERA CONSIDERADO ERRADO ANTES AGORA É NORMAL, E O QUE ERA NORMAL, AGORA É ERRADO.
    O AMOR DO PASSADO, AOS POUCOS SE TRANSFORMOU EM APENAS… SEXO…E NADA MAIS.
    JAMES TRAVASSOS.

  3. Infelizmente as pessoas estao banalisando o casamento e fazendo muito pouco caso da instituiçao familiar!!! Mas aquilo que Deus nos ensinou ainda e e sempre sera o melhor aprendizado!!! Pois infrlizmente, a grande maioria das pessoas estao vivendo como animais, mais precisamente como cachorros, usando do sexo pelo sexo e e so isso, alem do que pode ser feito com qualquer um!!! E uma vergonha!!!

Não é possível comentar.