Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

CÁSSIO É CITADO PELA REVISTA ISTOÉ POR EMPREGAR PARENTES EM TRIBUNAL DE CONTAS

A Revista Istoé que se encontra nas bancas, trata do verdadeiro cabide de bons empregos em que se transformaram os Tribunais de Contas dos Estados e até o Tribunal de Contas da União. Os disputados cargos de conselheiros dessas cortes são quase sempre distribuídos entre a elite política dos Estados da Federação, ou seja, o governante sempre que é possível nomeia para esses cargos vitalícios um parente. O Site Transparência Brasil, constatou que entre os 233 conselheiros dos Tribunais de Contas, 73 deles chegaram lá pelo parentesco com pesos pesados da política. No Tribunal de Contas da União, temos um exemplo claro da ajuda a parentes, Ana Arraes, filha de Miguel Arraes e genitora do falecido ex-governador Eduardo Campos, que brigou muito pela sua indicação, quando ainda era aliado do PT. Eduardo Campos ainda tinha um primo no Tribunal de Contas de Pernambuco, João Henrique e ainda mais Marcos Loreto, primo de sua esposa, Renata Campos.

CÁSSIO É CITADO PELA REVISTA ISTOÉ POR EMPREGAR PARENTES EM TRIBUNAL DE CONTAS II

No Rio Grande do Norte a festança continua, o Conselheiro Paulo Alves é irmão do senador Garibaldi Alves. Além do poder dos Alves no RG, temos ainda o Conselheiro Tarcisio Costa, que é irmão do deputado Vivaldo Costa, Renato Dias é irmão do deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Alexandre Cavalcanti. Em Alagoas, temos conselheiro Otávio Lessa irmão do ex-governador Ronaldo Lessa. No Piauí temos a conselheira Lilian Martin, mulher do ex-governador Wilson Martins. No Estado do Pará, temos a conselheira Maria Barbalho da Cruz e nem seria necessário dizer quem a nomeou, nada mais nada menos do que seu irmão o senador Jader Barbalho. Oriundo da Paraíba e hoje conselheiro do TCU Vital do Rego filho, filho do ex-deputado federal Vital do Rego. Por fim, a revista cita Cássio Cunha Lima, que é autor da Proposta de Emenda a Constitucional que pretende acabar as nomeações de parentes para tais cortes. A revista, porém alerta que ele tem um primo, Arthur Cunha Lima e um tio Fernando Catão no TC da Paraíba.

O NAMORO ENTRE O PSB E PMDB

Os flertes entre PSB e PMDB parecem estar tomando novos rumos e o namoro e casamento podem vir a acontecer. Pelo que se observa pode haver um racha na união das oposições visando o processo eleitoral de 2018, pois como já afirmou José Maranhão não existe aliança eterna. Ontem o governador Ricardo Coutinho (PSB) admitiu que terá um encontro com o senador e líder do PMDB na Paraíba, Zé Maranhão (PMDB). Conforme o socialista o encontro irá servir para conversar e tratar sobre política. As declarações foram dadas durante inauguração da reforma e ampliação da Escola Estadual Maria Bronzeado Machado, no bairro de Mangabeira, na manhã desta quarta-feira (30).

TROCOLLI PODE ASSUMIR SECRETARA PARA ABRIR VAGA PARA OLENKA MARANHÃO

Por falar em flerte e na possibilidade de uma aliaça entre o PSB e PMDB, todo mundo sabe a simpatia que tem o deputado Trocolli Junior tem pelo governador Ricardo Coutinho e para facilitar esse entendimento entre Coutinho e Maranhão, ele Trocolli, anda cogitando se licenciar para acomodar a suplente de deputada Olenka Maranhão (PMDB) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) Trocolli disse estar confiante no entendimento entre o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o senador José Maranhão (PMDB). Ele revelou que, em comum acordo com o governador, parte para uma secretaria, e disponibiliza a sua vaga na ALPB para a deputada. Trocolli disse estar confiante no entendimento entre o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o senador José Maranhão (PMDB). Ele revelou que, em comum acordo com o governador, parte para uma secretaria, e disponibiliza a sua vaga na ALPB para a deputada.


SUPLENTE DE DEPUTADO AGRADECE AO GOVERNADOR A OPORTUNIDADE DE VOLTAR À ALPB

O suplente de deputado Raoni Mendes, que há alguns meses ocupa a Secretaria Executiva de Turismo, assumir uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba, com a saída do deputado Adriano Galdino para a Secretaria de Articulação Política. Raoni se disse grato a Adriano Galdino e ao governador Ricardo Coutinho pela oportunidade de voltar à ALPB e classificou como um novo desafio. Ele ressaltou que deve tomar posse na próxima sexta, 1º, ou segunda, 4, e como Raoni não perdeu o velho jeito de vereador terá como seu principal campo de atuação atacar a gestão de Luciano Cartaxo o que já fazia com bastante ênfase desde a sua época na Câmara Municipal. Como Raoni tem discurso fácil é é muito competente nas suas criticas, será uma pedra no sapato de Luciano Cartaxo que almeja chegar ao Governo do Estado em 2018.

RAISSA DIZ QUE CARTAXO VEM LHE DANDO CHÁ DE CADEIRA HÁ DOIS MESES

Por falar em Cartaxo, a vereadora Raissa Lacerda (PSD) declarou no início da semana que Cássio Cunha Lima (PSDB) e Zé Maranhão (PMDB) estariam insatisfeitos com a falta de tratamento do prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PSD). O senador tucano e o prefeito responderam a vereadora nesta quarta-feira (30). Raíssa então mudou o tom e revelou algumas insatisfações e um ‘chá de cadeira’ que vem levando do seu correligionário. A vereadora alega que tanto ela como seu pai o ex-deputado e ex-vice-governador José Lacerda estão a uns dois meses, tentando audiência com o prefeito e só são recebidos pelo Chefe de Gabinete Hildevânio Macedo. Segundo ela o motivo da audiência seria para reclamar da falta de medicamento e de médicos. A mesma ainda reclamou que ele Cartaxo esteve na .Cartaxo visitou a cidade que é base da família Lacerda, São José de Piranhas, no Sertão paraibano e lá se fez acompanhar com opositores dos Lacerda. Na visão de Raíssa, faltou um pouco de respeito, sou aliada dele na Capital, meu pai é aliado, nós o ajudamos a estar eleito prefeito. Caberia o convite para acompanharmos, junto com dez vereadores da região.

O CAOS NO CENTRO DA CIDADE

Quem anda pelo centro da cidade, se espanta com o descaso com que o Prefeito Luciano Cartaxo, trata aquele importante espaço histórico de João Pessoa.O que se ver são calçadas esburaca, bustos de personalidades se deteriorando, muito lixo e principalmente a proliferação de vendedores ambulantes, parecendo o centro de nossa cidade, uma verdadeira feira livre.O abuso é tanto, que até mesmo defronte e na lateral da histórica Igreja da Misericórdia, os espaços estão sendo preenchidos por camelôs, o que impede que o turista consiga obter uma simples fotografia.Ao lado dessa mesma igreja uma dessas firmas que trabalham com empréstimos bancários, ferindo o Código de Postura Municipal colocou uma placa totalmente fora dos padrões e que atrapalha a visão lateral da citada igreja, que fazendo jus ao seu nome está precisando da misericórdia do Prefeito Luciano Cartaxo, para proteger aquele importante patrimônio.Aliás aqueles amantes da nossa história, não entendem por que até hoje não foi criada uma sub-prefeitura para cuidar do nosso Centro Histórico, o que ajudaria muito na conservação e restauração dos nossos monumentos. Fica a sugestão.

OS EX-PRESIDENTES DA REPUBLICA CONTINUAM NUMA BOA

O tempo passa, o tempo voa e os nossos ex-presidentes continuam numa boa.José Sarney, Fernando Collor de Melo FHC, Lula e Dilma, continuam usufruindo de viagens, veículos, e equipes pagas pelo contribuinte. Para se ter uma idéia o quinteto gastou R$ 2,31 milhões no primeiro semestre deste ano tendo Dilma sido a campeã pois gasto a bagatela de R4 924 mil, ou seja, mais do que o dobro que Collor, que ainda tem 84 assessores no seu gabinete do Senado. A despesa com ex-presidentes num país pobre como o nosso já é uma imoralidade, o que não se entende de jeito nenhum é ex afastados pela via do impeachment usufruírem dos mesmos benefícios. Or. O servidor público quando é afastado via processo administrativo, deixa o serviço público sem direito a nada. Pergunta-se: se todos somos iguais perante a lei, o tratamento não deveria ser exatamente iguais, entre servidores demitidos e presidente impedidos?

NÃO EXISTE CRISE PARA AQUELES QUE TRABALHAM EM FURNAS

Existem órgão e empresas publicas, que parecem que vivem num outro mundo ou numa bolha, ou seja, nada os atinge ou preocupa. O governo federal se encontra na iminência de descumprir o reajuste das carreiras típicas de Estado, cuja medida provisória de sua autoria foi devidamente transformada em lei, alegando ele o governo que não existe recurso para cumprimento da lei e eis que a diretoria de Furnas Centrais Elétricas S.A., ou simplesmente Eletrobras Furnas, que é uma empresa brasileira de economia mista subsidiária da Eletrobras, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, anda exatamente na contramão da crise cantada e decantada pelo governo e pelos seus técnicos da área econômica. A diretoria de Furnas, sem qualeru pudor ou freio, concedeu-se um aumento salarial de 25%, sendo que a inflação acumulada nos últimos doze meses não chegou a 3%. Se enganam aqueles que pensam que ficou apenas nisso, ou seja, os aloprados diretores retroagiram tal reajuste ao mês de abril do corrente ano, devendo alguns contracheques agora em agosto passarem de R$ 50 mil. Se o Presidente Temer não mandar revogar tal farra, ficará a partir daí proibido de falar em rombo publico.

PINÇADOS NAS REDES SOCIAIS

De falta de luz a ex-presidente Dilma Rousseff entende muito bem. Todos sabem que a sua gestão foi um verdadeiro apagão para o país. Bruno Araujo, Ministro das Cidades.

O BRASIL É UMA CARNIFICIA – LEILA ARAUJO

Todos os transportes que trabalhadores e ou estudantes necessitam adentrar todos os dias são sucateados. Não existe fiscalização e esses laudos, autorizações são falsos, balela. Tudo no país é uma grande mentira, estamos jogados às traças sustentando reis e rainhas ridículos, burros e cafonas. Estamos à mercê dos bandidos…é bandido na esquina, no congresso, na birosca ao lado, no judiciário. O Brasil é uma carnificina. Pois é cara Leila, Por isso que um empresário de ônibus do Rio de Janeiro conseguiu pagar ao longo dos anos em propina as autoridades que deveriam fiscalizar a bagatela de 500 milhões de reais. Enganam-se aqueles que imaginam que tal safadeza só ocorre por lá.

AQUI O CRIME COMPENSA – FRANCIS LOPES DE MENDONÇA
• 
Aqui o crime compensa e como compensa, mesmo quando é descoberto. Não tem um preso! Todos esses gabirus, apesar de terem sido pegos com a mão na botija, com tudo documentado, continuam flanando nas ruas e se safando da lei graças a advogados contratados a peso de ouro com dinheiro roubado dos cofres públicos. Assim é o Brasil de cada noite, de cada dia.

A PARTIDA DE IVANILDO MAIA – ALBERGIO GOMES MEDEIROS

Janine Maia, você foi a primeira pessoa que me informou da partida de Ivanildo Maia. Estou bem triste com a notícia, pois partiu um homem honrado e de bem, solidário, voluntarioso e de coragem ímpar, de quem privei da amizade desde minha adolescência, ele com mais idade. Desfrutamos e compartilhamos muitos passeios de motocicletas, quando na capital não tinham tantas. fui cliente dele nos empreendimentos, desde as lojas de moto – onde acompanhei a saga e desventura – até o atual empreendimento (espetinhos).sempre que pessoas que estimo e conheço de longas datas partem passa “um filme em minha cabeça” que me deixa mais sentido e lamentoso. Que deus console e conforte os enlutados familiares e amigos, que são inúmeros.

Esta coluna é publicada no http.www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais

2 comentários em “PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)”

  1. Apenas dois meses levando chá de cadeira e Raissa está achando muito tempo? Tomando a ponte da Beira Rio como parâmetro, a audiência ainda vai demorar alguns meses. Ligue não, ele é devagar mesmo.

Não é possível comentar.