PREVIDÊNCIA, LULA, DILMA E AGORA TEMER
Tem muita gente por ai, claro, a maioria do PT e outros inocentes úteis, que caem na cantilena fazendo verdadeira guerra contra a reforma da Previdência pretendida pelo Presidente Michel Temer, sem sequer se dar ao trabalho de ler o texto do projeto, que será analisado calmamente nas comissões e depois de muita discussão e emendas será levado ao plenário para votação. Na gestão do Presidente Lula com a força do dinheiro do Mensalão distribuído fartamente entre os congressistas, ele Lula dentre outras coisas, aprovou uma verdadeira excrescência jurídica, ou seja, que os aposentados voltassem a pagar a Previdência Social – coisa inexistentes em todos os países do mundo – e o fazendo indefinidamente sem nenhuma contrapartida no futuro. No entanto, os pensionistas e servidores sem direito adquirido e os futuros servidores teriam o teto de R$ 2,4 mil para o valor das pensões. Acima deste valor, a reforma determinou que fosse efetuado um corte de 30% sobre o excedente ao teto.
PREVIDÊNCIA, LULA, DILMA E AGORA TEMER (2)
Já na tumultuada gestão de Dilma Rousseff, nova mudança na Previdência a chamada fórmula 85/95 progressiva. O fato é que através de uma Medida Provisória ela adotou a formula 85/95 e pôs fim ao fator previdenciário. Em tal A lei sancionada pela presidente nesta quinta-feira (5) indica que a primeira alta na soma, de 85/95 para 86/96, será em 31 de dezembro de 2018. A partir daí, será adicionado um ponto no cálculo a cada dois anos, indo até 21 de dezembro de 2016, quando sé então homens e mulheres poderão se aposentar com 100% do salário. Perguntinha: nas duas mudanças nas gestões petistas, alguém viu alguma manifestação dessa esquerda nossa festiva que só reclama o que lhe convém?
ASSEMBLEIA – PRÊMIOS PARA UMA CASSADA E PARA UM RÉU EM CINCO PROCESSOS
Por falar em Lula e Dilma, depois do título concedido pela Câmara Municipal de João Pessoa ao ex-presidente Lula, agora foi a vez da nossa Assembleia Legislativa e o pior estendendo a comenda também a cassada ex-presidente Dilma Rousseff. Somente no Brasil mesmo se premia com uma comenda oficial do Parlamento, uma cassada e um sujeito que é réu em cinco processos. Dizem por ai, que tal aconteceu em virtude de imposição do Governador Ricardo Coutinho, tanto que o deputado Ricardo Barbosa, bem sem jeito declarou, que teria votado pelas homenagens, contra a sua vontade. Quem era Ricardo Barbosa no passado. Tal fato me lembra aquela famosa máxima: ‘Ao Rei tudo menos a honra‘.
VEREADOR QUER DIMINIUIR CONCESSÃO DE TÍTULOS
A propósito dessa verdadeira farra de concessões de títulos, o novel vereador Thiago Lucena (PMN) apresentou na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), um projeto de resolução para diminuir esse verdadeiro mimo dos parlamentares com a concessão sem limites de honrarias da Casa. A proposta visa reduzir a quantidade de título que cada vereador poderá apresentar no legislativo. Segundo o Thiago, atualmente cada vereador pode apresentar até cinco honrarias. A proposta dele é reduzir para três. “Esse projeto de resolução diminui a quantidade de honrarias que se ode apresentar por um vereador no legislativo”. Já é um bom começo quem sabe, algum deputado também não apresentar algum projeto semelhante, para assim barrar a verdadeira farra de concessões títulos hoje existentes e sem nenhum critério ou exigência, banalizando de tal forma que chegará o dia que alguém renomado e realmente merecedor vai declinar desses títulos, no temor de igualar com outros homenageados.
A ILEGAL HOMENAGEM QUE RC QUER FAZER A DOM JOSÉ MARIA
Para celebrar os 98 anos de Dom José Maria Pires, o governador Ricardo Coutinho anunciou, nesta quarta-feira (15), em sua conta no Twitter, que o nome do Hospital Metropolitano, que está sendo construído em Santa Rita por sua gestão, levará o nome do arcebispo emérito da Paraíba.“Salve os 98 anos de Dom José Maria Pires, Arcebispo Emérito da PB, Servo de Deus e do povo. Dom José Maria é parte da história de resistência do povo durante a ditadura. Vida longa. Denominaremos o novo hospital em Santa Rita como Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires”, Como existe uma lei federal que proíbe denominar prédios públicos com o nome de pessoas vivas, Dom José correto como é, se for devidamente avisado declinará com certeza da ilegal homenagem. Como boa parte desse hospital foi com dinheiro da União, atenção Ministério Público Federal.
PARQUE PARAHYBA E SUAS DEFICIÊNCIAS
Ontem caminhando no Parque Parahyba, constatei mais uma vez poucas lixeiras, fezes de animais na calçada e também invasão de vendedores. Já são cinco, com bancas instaladas sobre a calçada destinada ao passeio, um veículo kombi, parado numa das vagas do estacionamento, para vender cocos e com uma moenda para fazer caldo de cana e um enorme brinquedo pula-pula, também em cima da calçada. Lamentável também a falta de guardas municipais. Como temos aqui no nosso Estado uma política bem mesquinha, penso que o Governo do Estado até poderia ter colocado uma placa com a denominação do parque, mas sem nenhuma propaganda como fez, pois se o Prefeito Luciano Cartaxo já tinha reconhecida má vontade com tal equipamento, a coisa agora estragou de vez e tudo indica que ele ali ele não moverá uma palha.
LÍDER DO PREFEITO CARTAXO, DIZ QUE OCORRERÁ NOVAS ADESÕES A BASE
O vereador líder da bancada governista na Câmara Municipal, Helton Renê, revelou a imprensa que a base será reforçada com novas adesões brevemente.“Estamos em conversação constantes com outros amigos e podemos dizer que teremos surpresas nos dias seguintes. Quem viver, verá. A gente não trabalha apenas com publicidade, a gente trabalha para que isso aconteça”. Pelo visto a ideia é levar para a base do prefeito mais dois vereadores da oposição.Esse mel oferecido pelo Prefeito Luciano Cartaxo deve ser mesmo daqueles bem docinhos, tanto que no mandato passado ele tinha na sua base 21 dos 27 vereadores e agora vai no mesmo caminho em busca de uma maioria que não lhe traga sustos ou aborrecimentos. Resta saber se esses vereadores adesistas combinaram antes com os seus respectivos eleitores.
ASSEMBLEIA AUTORIZA VENDA DO ANTIGO PRÉDIO DO PARAIBAN
Os deputados estaduais autorizaram o Governo do Estado a vender o prédio do antigo Paraiban, na avenida Epitácio Pessoa e um imóvel em Brasília. A autorização se deu a partir da aprovação de projeto de lei encaminhado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) à Casa. A expectativa é que o Estado obtenha cerca de R$ 50 milhões com as vendas.O painel eletrônico da Assembleia mostrou que 20 deputados votaram a favor do projeto, sete foram contra e apenas um se absteve.
SERÁ LULA CANDIDATO EM 2018?
Um desses muitos militontos do PT nas redes sociais, enchendo o saco de todo muito, com relação a uma pseuda liderança de Lula e sua provável candidatura a presidência em 2018. Ora, resta esclarecer primeiro, se o dito cujo até lá escapará de uma condenação dos muitos processos em que é réu e segundo, com a rejeição que existe hoje ao seu nome, eu custo acreditar nessa pregação petista de que Lula continua um lider em nosso país e que será facilmente eleito. Essa empolgação de muitos, tem muito a ver com o vil metal, um tal de bolsa família, sem nenhum tipo de fiscalização, concedido a gatos e a cachorros e que terminou se transformando num veículo poderoso para se ganhar eleição, com um povo miseravelmente e definitivamente garroteado. Para mim liderança é outra coisa, bem diferente.
EM 2018 PMDB E PSDB PODERÃO LANÇAR SEUS CANDIDATOS
O deputado Ranieri Paulino, que é uma figura de peso dentro do PMDB vem defendendo que a legenda tenha candidatura própria para o Governo do Estado em 2018. Esclarece Raniey que a aliança no pleito passado foi apenas para a capital e agora não pode se refletir para todo Estado, considerando que existem em algumas cidades, problemas bem difíceis de conciliar. Ele ainda lembrou que em 2016 sequer tal aliança se repetiu em Campina Grande ou em Guarabira, ou seja, não existe indexação do partido a nenhum projeto. Por fim o mesmo enfatizou: Para 2018 a minha tese é de unidade partidária e de lançar candidatura própria sem fechar portas para aliança”. Como os tucanos Tovar e Bruno Cunha Lima pensam do mesmo e sugerem nomes como de Romero Rodrigues e do próprio senador Cássio, será muito difícil tal aliança perdurar até 2018.
PINÇADO DAS REDES SOCIAIS:
NÃO HÁ MÉRITO POLÍTICO NA HONESTIDADE -. LEILA ARAUJO
Ser honesto — não aceitar dinheiro de propina, por exemplo — não é virtude política. Só no Brasil transformaram “não ser corrupto” em mérito moral. Não há mérito político na honestidade. Ser honesto é condição mínima para convívio, inclusive com alguns animais ( Anita, minha gata, me considera mui honesta, sobretudo toda vez que forneço ração e água, ela come de forma insuspeita). Outra ideia estranha de alguns — ideólogos — políticos: a política como arte de combater inimigos. Não, isso não é política, isso é guerra (política por outros meios? Tenho cá minhas dúvidas). Ultimamente tenho pensando mais na política como a arte de administrar ódios e não essa coisa asquerosa do tipo “minha ideologia que não teme dizer seu nome”.
STF BOTA LOGO ESSES LADRÕES NA CADEIA – VALERIO COSTA BRONZEADO
A defesa da probidade administrativa está a cargo do Judiciário no Estado democrático de direito. Se falhar há risco de golpe militar e de ruptura no sistema democrático. Ninguém tolera uma República repleta de ladrões impunes. E os juristas, que têm proeminência no Estado democrático de direito, são desvalorizados e desprezados nos regimes ditatoriais. Então, te cuida STF. Bota logo esses ladrões na cadeia de forma cautelar para garantir a ordem pública e o regime democrático. Ninguém foi eleito para desviar dinheiro mas para manter um comportamento ético elevado na vida publica.
BIRA DELGADO AGRADECE
Meu caro jornalista Pedro Manoel Macedo Marinho foi com muita honra, que recebi o convite da grande escritora e cineasta Adriana Versus, para fazer este importante trabalho para a arte do cinema. Esta será a primeira vez, em que eu terei a responsabilidade deste grande desafio. Garanto que estou pronto para viver este momento. Pois na minha trajetória, aprendi a lidar com as críticas positivas e com as negativas, que sempre vão existir. Eu acho que estou mais maduro, porque o que sofri me fez amadurecer. Procuro me concentrar e, ao mesmo tempo, me jogo, porque é essa a minha filosofia. Já tenho uma torcida muito grande, principalmente do meu povo nordestino. Estou honrado em poder ser um representante legítimo da nossa cultura. Quando você tem o reconhecimento dos ‘seus‘, é impagável.
A CORRUPÇÃO SE PROFISSIONALIZOU – TAVINHO SANTOS
A corrupção no Brasil deixou de ser um simples negócio entre corruptor e corrupto, ela se transformou em um sistema profissionalizado. Sem enfrentar a corrupção, o país não sairá da crise econômica e pior, vai desmoralizar a democracia ao ponto de alguns setores da sociedade já clamando por soluções extra constitucionais. Mesmo diante da Lava Jato em todos órgãos públicos deste país a corrupção continua em Estados e Municípios. A roubalheira continua grande.
Esta coluna é publicada no blogdopedromairnho.com e em outros três portais
Já disse tudo, agora é só refletir.
Não é possível comentar.