Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

 


 PB – SERVIDORES DO ESTADO MAIS UM ANO SEM REAJUSTE SALARIAL

O governador Ricardo Coutinho (PSB) esta semana ao ser indagado se os benefícios oferecidos as nossas polícias ou mesmo algum reajuste irá ocorrer para outras categorias, foi enfático e foi logo descartando, informando que não há clima na economia para falar em reajuste para as categorias neste ano de 2017. Ele Ricardo, fez questão de lembrar que congelou o próprio salário, da vice e de seus auxiliares desde o início da administração e que a Paraíba já ultrapassou o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Não posso desestruturar o estado”, frisou. Indagado ainda se teria algo para dizer aos servidores que mais uma vez irão ficar sem reajuste, pelo menos para amenizar os efeitos da inflação o governador reafirmou que não existe dinheiro no país e ele seria irresponsável se deixasse de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal que impõe limites ao folha de pessoa e finalizou: ‘Não posso aumentar uma folha que já é muito alta, está acima da lei, porque é algo injusto com o povo”.

O ÓCIO REMUNERADO DO DEPUTADO RICARDO MARCELO

No passado quando pretendia se perpetuar na presidência da nossa Assembleia Legislativa e chegou até a presidir no Estado um partido político com mais de deputados estaduais na sua legenda, o deputado Ricardo Marcelo andou até mesmo levantando até mesmo a possibilidade de sair candidato ao Senado Federal. Em 2014 mais uma vez tentou se manter como presidente da Casa de Epitácio Pessoa num processo bem tumultuado, tendo naquela ocasião o deputado Tião Gomes desconfiado que o sistema eleitoral estava viciado, arrancado os fios do computador, obrigando que a votação fosse realizada de forma manual, tendo Ricardo Marcelo finalmente sido apeado da confortável cadeira de presidente do Poder Legislativo estadual. Depois dessa tragédia para ele Ricardo Marcelo o seu partido se esvaziou com a debandada de vários deputados e ele Ricardo Marcelo perdeu o gosto total pelos trabalhos legislativos, tirando ao longo desse tempos várias licenças, sem falar nas costumeiras faltas as sessões, sem que jamais tenha tido o seu ponto cortado pelo presidente Adriano Galdino que acaba de encerrar o seu mandato como presidente.

O ÓCIO REMUNERADO DO DEPUTADO RICARDO MARCELO II
Nesta semana um grupo de suplentes de sua coligação e que vem acompanhando os trabalhos legislativos e as ausências recorrentes de Ricardo Marcelo, informaram que estão com certidões que dizem que esse parlamentar no período de dois anos só se fez presente a cinco sessões, razão pela qual esses suplentes irão Justiça pedir que ele Ricardo Marcelo tenha o mandato cassado. Na data de ontem este aprendiz de digitador, em encontro no cafezinho do Shopping Cidade, com vários jornalistas que cobrem os trabalhos legislativos, teve a informação de um deles – que pediu segredo- que ser presidente da Assembleia Legislativa é muito bom, pois a verba é bem gorda e no caso especifico do ex-presidente assegurou tal fonte, na verdade sequer essas cinco presenças ele registrou e que devem existir em razão de algum bom coração La do Legislativo, ter anotado sua presença nesses cinco dias para ele Marcelo segurar o mandato. Realmente uma vergonha esse ócio remunerado de Ricardo Marcelo, traindo o povo que lhe outorgou um mandato popular.

VENEZIANO UM DOS CAMPEÕES DE PROCESSOS NO LEGISLATIVO

O deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) apareceu no topo de uma lista elaborada pelo site Congresso em Foco sobre os parlamentares com maior número de processos tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF). Junto com os também deputados Roberto Góes (PDT-AP) e (PMDB-PB) e Zeca Cavalcanti (PTB-PE), o paraibano carrega a mesma peculiaridade: ter sido prefeito e a maior parte das ações estarem relacionada com a gestão passada. Quando Veneziano se elegeu como dos deputados mais votados, em razão do seu conhecido talento como orador, todo mundo imaginava que o mesmo iria ser um dos grandes tribunos do Parlamento e que sua atuação e a boa erudição logo o tornaria uma figura nacional. Ledo engano, pois Veneziano além de sucumbir no Congresso Nacional com uma atuação bem além do que se esperava dele, aparece agora apenas de forma negativa. O ex-prefeito de Campina Grande possui 12 processos na Corte, cinco abaixo do deputado amapaense campeão de processos, 17. Ruim, muito ruim.

EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DE JOAO PESSOA PODE DISPUTAR UMA VAGA A CÂMARA FEDERAL

Há alguns anos o conhecido professor Severino Paiva, buscou uma cadeira na Câmara Municipal de João Pessoa e contando com os alunos da faculdade que dirige em nossa cidade, obteve êxito e assumiu uma cadeira na Casa de Napoleão Laureano. Com desenvoltura e muito jogo de cintura, trabalhou em surdina e surpreendendo a todos, conseguiu no seu primeiro mandato se tornar presidente do nosso Legislativo Mirim. O fato que Paiva que pretendia ser secretário municipal de Educação na primeira gestão de Ricardo Coutinho como prefeito foi preterido e não gostou e passou a fazer uma oposição raivosa ao então prefeito, esquecendo um pouco o seu mandato e ficando mal junto ao eleitorado, já que os mais ferrenhos críticos de RC sabem que ele fez naquela oportunidade uma extraordinária gestão o que sepultou politicamente Paiva, que sequer conseguiu a reeleição do seu mandato como vereador. Quatro anos depois também sem sucesso ele tentou voltar a Câmara Municipal. O fato é que agora Severino Paiva revela que em 2018 deseja novamente ser candidato, só que desta feita a deputado federal. Pela intenção de Paiva ou é mais fácil ser deputado federal, ou ele Paiva encontrou um grande reduto eleitoral onde espera cabalar os votos para uma eleição desse porte.

FELIPE LEITÃO QUER SER  DEPUTADO

Outro que aparentemente pensa dar um pulo maior do que as pernas é o ex-vereador Felipe Leitão, que ficou no último pleito quando buscava a reeleição para a Câmara Municipal de João Pessoa na primeira suplência com quase cinco mil votos. Leitão avalia a possibilidade de concorrer nas eleições de 2018 a uma vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal. A mesma opinião com relação a Severino Paiva vale para Felipe Leitão, ou seja, quem não conseguiu se eleger vereador, como pensar em disputar um mandato que com certeza é muito mais difícil, já que exige muito mais votos.

FACA CEGA SEM MANDATO AGORA DIZ TER PAZ

Esta semana o ex-vereador Djanilson da Fonseca, mais conhecido por ‘Faca Cega’ foi fotografado por certo portal nas suas atividades diárias como funcionário da Caixa Econômica Federal. O mesmo em razão da renovação de quase 50% dos vereadores com assento na Casa de Faca cega” como é conhecido, voltou para sua agência de origem já nos primeiros dias de janeiro. Ao ser interpelado por um repórter desse portal Faca Cega tentou demonstrar contentamento e falou: ‘Graças a Deus, agora tenho paz’. Diante de uma frase dessa, logo vem a inevitável pergunta: Ora, quer dizer então que o povo azucrina a vida dos políticos, por que será então que ele Faca Cega tentou sem sucesso a reeleição e até tentou em 2014 emplacar a sua esposa Leila, como senadora?
RAONI INDICADO PARA UMA COMISSÃO ESPERA PERMANECER NA ASSEMBLEIA

O deputado estadual Raoni Mendes (DEM), que ocupa interinamente a vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), foi indicado como membro da Comissão de Controle e Acompanhamento da Execução Orçamentária e o mesmo comemorou muito, pois assim espera concretizar sua permanência na Casa. O seu nome foi indicado pelo líder do governo na Casa, o deputado Hervázio Bezerra (PSB). Que estaria costurando entre os deputados da coligação uma licença para assim assegurar no mandato Raoni Mendes. Por falar na comissões temáticas da Assembleia o mesmo Hervázio Bezerra informou que Estela Bezerra vai continuar presidindo a importante Comissão de Constituição e Justiça, sepultando assim a pretensão de Trocolli Junior e Anísio Maia que buscavam o importante cargo.

GOVERNADOR PROSSEGUE NA SUA JORNADA DE INAUGURAÇÕES

O governador Ricardo Coutinho visita nesta terça-feira (21) os municípios de Belém e Remígio, onde entrega obras nas áreas da educação e infraestrutura e autoriza a construção de 100 unidades habitacionais.Está prevista para às 11h, a assinatura da ordem de serviço para a construção de 100 unidades habitacionais em Belém e inauguração da Adutora Pirpirituba/Belém/Caiçara/Logradouro/Distrito de Cachoeirinha e Braga. A solenidade deve acontecer na Praça 6 de Setembro, em Belém.Já às 14h30, Ricardo inaugurará a Escola Municipal de Ensino Integral Paulo Freire, fruto de parceria através do Pacto pelo Desenvolvimento Social, em Remígio.

VEREADORES DA OPOSIÇÃO FAZEM VISITA A OUTRA OBRA DA PREFEITURA DA CAPITAL

Vereadores que integram a bancada de oposição visitaram na manhã desta terça-feira a obra de Urbanização Integrada da Comunidade Maria de Nazaré, localizada no Bairro dos Funcionários III. A inspeção faz parte das atividades de uma Caravana da bancada oposicionista. Dias atrás esses mesmos vereadores visitaram a interminável obra da Avenida José Américo de Almeida, indevidamente chamada de Beira Rio e que já há três anos azucrina a vida daqueles que precisam trafegar por ali em direção ao Altiplano ou mesmo as nossas praias. Revelaram os parlamentares, que a obra visitada na terça-feira apresenta um inexplicável atraso de 4 anos, já que a previsão de sua entrega era para o ano de 2013. Nesse projeto está previsto a construção de moradias, alargamento das vias, uma rede coletora de esgoto, com a ampliação da rede de abastecimento de água, com a pavimentação, com a drenagem, com a construção de um Centro de Convivência e de praças. O danado é que em todo esse tempo só 25 % da citada obra foi edificada, enquanto isso aqueles que esperam por tais moradias que se lixem.

PINÇADOS DAS REDES SOCIAIS:
A SABATINA DO SENADO UM VERDADEIRO SHOW DE HORRORES – ADRIANO FIGUEREDO

Até agora os mais preparados e que formularam os mais relevantes questionamentos na sabatina do Ministro licenciado Alexandre de Moraes foram a Senadora Marta Suplicy – PMDB/SP e o Senador Benedito Lira – PP/AL, ridículos. Meu Deus do céu, um verdadeiro show de horrores. Cheguei a conclusão que Tia Fátima Bezerra está na média da grande maioria dos outros membros do Senado Federal
O IMPOLUTO E MODELAR BRASILEIRO, SÉRGIO CABRAL – ALBERGIO GOMES MEDEIROS
332 crimes cometidos, que chegaram a ser catalogados, descobertos, imputados ao impoluto e modelar brasileiro, Sérgio Cabral. Só ele. Se brincar, nem Beira Mar tem um leque desses. Imagine o “dedo podre” que o carioca tem? Não consigo entender como uma figura dessas, tão honesta, conseguiu passar esse tempo todo na vida pública, eleito e reeleito, administrando a “coisa pública” e nenhuma das incontáveis instituições de fiscalização e auditorias, altamente capacitadas e hiperestruturadas, com abundância de recursos e mão-de-obra regiamente remunerada, integrando as mais elevadas do país, conseguiu vislumbrar nenhuma anormalidade? Como esse ilibado e festejado cidadão seguiu esse tempo todo incólume?Se eu tivesse dois empregados e um gerente, e um deles me furtasse por algum tempo sem que o gerente e-ou o outro empregado não percebessem, seriam demitidos imediatamente após o descobrimento das falcatruas do delinquente.Vade retro.

A CULPA É DA DILMA! – POR MARCELO LOUREIRO

Mais uma conta do governo Dilma chega à tarifa de energia. O consumidor vai pagar R$ 62 bilhões a mais na conta de luz por uma decisão tomada pelo governo de Dilma Roussef. O valor será cobrado na tarifa de energia até 2025 e será usado para pagar indenização às transmissoras de energia, em mais um efeito da MP 579, de 2012. A medida, pensada pela ex-presidente para reduzir o preço da energia, acabou por desequilibrar todo o setor elétrico. Para que as transmissoras aceitassem a renovação das concessões e a redução no preço, o governo aceitou pagar a indenização por melhorias feitas na rede antes do ano 2000. A tarifa menor seria um trunfo eleitoral de Dilma. Depois das eleições de 2014, o governo descobriu que não teria recursos para cumprir o combinado. A Aneel agora decidiu que o consumidor vai pagar o valor.
Esta coluna é publicada em no blogdopedromarinho.com e em três portais

1 comentário em “PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)”

Não é possível comentar.