Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)


 RICARDO COUTINHO ACREDITA EM 2018 E DIZ QUE O POVO NÃO QUER RETROCESSO

O governador Ricardo Coutinho (PSB) em entrevista a imprensa esta semana, demonstrou muita confiança, sobre o processo eleitoral de 2018. Segundo Ricardo, o grupo liderado por ele chegará forte para a próxima eleição, em razão do trabalho executado pelo governo no estado e que tem o reconhecimento da nossa população. Ricardo explicou que vai deixar com asfalto 54 cidades que antes do seu governo não tinham asfalto. Disse ainda que construiu 1,2 km de adutoras, construiu ou reformou 100 escolas.Em contato com o Blog do Anderson Soares, o governador destacou que a Paraíba avançou e a população não vai permitir, segundo ele, que o retrocesso administrativo retorne ao estado. O debate será entre a continuidade do avanço e o retrocesso.

RICARDO COUTINHO E OS CODIFICADOS DE ONTEM E HOJE

Desde o primeiro mandato de Ricardo Coutinho, a oposição sempre bate na tecla dos codificados que são pessoas que em caráter precário prestam serviço ao governo do Estado nas diversas repartições, tentando passar então a imagem de que seria uma criação da gestão RC para acomodar apadrinhados. Esta semana depois de ouvir recomendação do Tribunal de Contas do Estado para realizar concurso para legalizar os oito mil codificados existentes o Governador descartou tal possibilidade em razão das condições financeiras do Estado e disse que codificados sempre existiram e que no passado eram vinte mil deles e que ele RC moralizou e diminuiu para oito mil, tendo ainda o cuidado de relacioná-los o que sequer existia no passado, ou seja, era uma coisa bem obscura. Para que não pairassem duvidas a respeito dos codificados, o Tribunal de Contas bem que poderia esclarecer esses números e também explicar, porque não teve no passado, esse mesmo zelo que tem hoje na gestão de Ricardo Coutinho.

CAMILO MACEDO FOI O ÚLTIMO A VER O EMPRESÁRIO PAULO BRANDÃO COM VIDA

Na data de ontem o no seu prestigiado blog, colega e amigo Tião Lucena, publicou uma matéria em que o meu irmão Camilo Macedo relembrou o fatídico dia do assassinato do empresário Paulo Brandão, cujo texto será também publicado no próximo livro de Tião. Diz Camilo na sua narrativa que no ano de 1894 retornava do Recife onde fora adquirir uma motocicleta e ao se aproximar do Distrito Industrial ou viu gritos, ‘Mataram Dr. Paulo’. Naquele instante não liguei as pessoas, corri pela porta direita, e vi Paulo Brandão um pouco curvado para o banco do passageiro, completamente ensangüentado. Um revolver dormia numa cartucheira pregada na perna direita. Seus óculos em aro pendiam em seu rosto, preso apenas por uma das pernas. Retirei um pequeno cordão de ouro do seu pescoço e o entreguei ao cidadão que já havia se identificado como vigia da fabrica. Pessoas se aglomeravam em torno do sinistro. De pronto perguntei: Foi acidente? O homem me respondeu assustado, não! Tiramos seu corpo imóvel do veiculo, deitando-o ao solo.
CAMILO MACEDO FOI O ÚLTIMO A VER O EMPRESÁRIO PAULO BRANDÃO COM VIDA II

Lembrei de ligar para Luiz Otavio, peguei a moto e corri para o Posto da Gauchinha. Ali havia um orelhão. Liguei sem sucesso, pois ele a noite não costumava atender telefone. Saí em disparada até o Jornal Correio. Em lá chegando, perguntei por Roberto Cavalcanti. Havia noticias que ele havia ido a uma reunião no Colégio Pio X. Dei a notícia da morte a Zé Fernandes e a Luiz Otávio, que estavam no jornal. Sai com os dois para o Pio X. Chegando lá, vi Zé e Luiz se aproximarem de Roberto e também vi quando ele, Roberto, levou as mãos ao rosto e afastou-se com Zé e Luiz Otavio.Voltamos ao local do crime. Lá já se encontravam dezenas de pessoas, vários policiais civis e militares, além do próprio Secretário de Segurança, Fernando Milanez. Depois disso foi o que todo Paraíba já sabe, apuração e prisão dos culpados pela execução daquele empresário.

ALGUÉM SABE DE ESTELA BEZERRA E RICARDO BARBOSA?

Nonato Guedes escreveu ontem na sua abalizada coluna, sobre o sumiço da deputada Estelizabel Bezerra. Pelas mãos de Ricardo Coutinho ela Estela, como é costumeiramente chamada, parecia que iria bem longe na política e até escanteando um então companheiro do PSB Luciano Agra, disputou a Prefeitura de João Pessoa, brigando com caciques políticos e quase vai ao segundo turno, obtendo uma terceira colocação. Após essa eleição a mesma se cacifou a conseguiu até com facilidade um mandato de deputada estadual e assumir a presidência da importante Comissão de Constituição e Justiça e ai sumiu do cenário político, sendo lembrada em poucas ocasiões e por interferências pontuais, como aquela em a discussão que travou uma discussão com o então presidente da Câmara Federal Eduardo Cunha quando visitou a nossa Assembleia Legislativa. Depois disso Estela simplesmente sumiu. Outro que sempre se destacou em mandatos anteriores pelo seu espírito brigador foi o deputado Ricardo Barbosa, que sempre na condição de suplente assumia o cargo já que partilhava da amizade da família Cunha Lima. Mais recente, depois de um extraordinário trabalho como um super secretário na primeira gestão de Ricardo Coutinho, finalmente Ricardo Barbosa conseguiu se eleger deputado estadual, sem necessidade da ajuda de ninguém para assumir a cadeira na Casa de Epitácio Pessoa e ai paradoxalmente o mesmo simplesmente desapareceu das grandes discussões e raramente se escuta alguma noticia sobre o mesmo. O que será que vem acontecendo com Estelizabel e com ele Ricardo Barbosa?

GOVERNADOR VAI ENTREGAR 30 OBRAS POR TODO ESTADO

O Parque Linear Paraíba, em João Pessoa, será inaugurado dia 10 de março. Além do parque um antigo sonho dos moradores dos bairros do Bessa e Jardim Oceania, o Governo do Estado irá entregar nos próximos dois meses 30 obras em diversos municípios paraibanos. O calendário de inaugurações foi anunciado nesta segunda-feira (6), pelo governador Ricardo Coutinho no programa ‘Fala Governador’.Entre as obras que serão inauguradas, no dia 10 de março, e o Parque Bodocongó, em Campina Grande, no dia 23. Também serão entregues à população adutoras e estradas em vários municípios do nosso Estado.

SUPLENTE COM POUCO MAIS DE DOIS MIL VOTOS, QUER SER DEPUTADO FEDERAL

O suplente Evisnaldo Cruz de Andrade, mais conhecido como “Elvis”, que obteve na ultima eleição exatamente 2.111 votos para deputado federal, ficando na segunda suplência da sua coligação deseja tomar a vaga ocupada por André Amaral, do PMDB, que também era suplente e recentemente assumiu em definitivo o mandato em razão da renuncia de Manoel Junior. O deputado André Amaral que obteve cerca de 6.200 votos, procurado pela imprensa jogou um balde de água fria nas pretensões de Elvis e revelou que de fato seu nome ainda não consta nos anais do Tribunal Superior Eleitoral, mas não por conta dele, e sim devido sistema da internet. Apesar disso, esclareceu o mesmo que conseguiu regularizar toda a situação na justiça eleitoral. Perguntinha: Uma pessoa com apenas pouco mais de 2 mil votos teria legitimidade para representar a população da Paraíba?

O DESCASO COM A PRAÇA ARISTIDES LOBO

Nesta semana necessitei ir até a cidade baixa, logo ao descer percebi que até o nome Túnel Damásio Franca se encontra com as letras faltando e caindo, causando assim péssima impressão. Já ali nas proximidades do Paço Municipal, verifiquei com tristeza o abandono daquele importante espaço de nossa cidade. Logo ao lado do Colégio Tomaz Mindello, verifiquei o total abandono da estátua do Poeta Caixa D”Água, ou seja, o piso ao redor da estátua totalmente danificado em razão de estacionamento irregular de veículos e o mato bem crescido em torno de meio metro ao redor do monumento. Após a reforma da Praça Aristides Lobo, o então Prefeito Ricardo Coutinho, colocou nas laterais do praça umas barras de ferro, impedindo o acesso de veículos até mesmo aqueles do comando da Policia Militar, que se localiza naquela praça. Já na gestão de Luciano Cartaxo, parte das barras foram retiradas e ali se tornou um grande estacionamento, inclusive para caminhões que descarregam para as lojas existentes, prejudicando terrivelmente todo passeio. Com a palavra a Prefeitura que esqueceu completamente a parte mais antiga de nossa capital.

A FICHA DE ALEXANDRE DE MOARES É BEM MELHOR DO QUE DAQUELES MINISTROS INDICADOS PELAS GESTÕES PETISTA

Realmente muito difícil entender as críticas feitas pelo PT em razão da nomeação de Alexandre Borges, pregando para iludir a população, que ele iria ao STJ defender Michel Temer num eventual processo. Ora, se é assim e aqueles indicados pelas duas gestões petistas para que servem então agora? Ora, Temer como presidente da Republica, obrigatoriamente teria que indicar alguém e, portanto, não entendo essa guerra da esquerda contra a nomeação de um promotor, que já defende a prisão do condenado já na segunda instância, professor universitário com vários livros publicados e uma vida profissional em vários cargos importante, sem absolutamente nada que o comprometa. Realmente se tratam tais críticas, das velhas e conhecidas contradições do PT e dos seus militontos. Há tempo aprendi, que quando eles os petistas estão contra algo, pode apoiar o outro lado que com certeza será bom para o Brasil.

A FUNJOPE A SEU FESTIVAL DE CARNAVAL NÃO DIVULGADO E FEITO APENAS PARA OS AMIGOS

Existem coisas que só acontecem aqui na Paraíba. Há muitos anos determinada emissora de TV, realizava certo festival de música e sempre ganhava os autores e cantores mais improváveis, ou seja, era de acordo com a cara do freguês e os contatos que tinha com os dirigentes daquele órgão de imprensa. Numa das últimas vezes que tal festival foi realizado – hoje já não existe mais – correu a noticia de que a mãe do ganhador desesperada porque o dito cujo estava sendo ameaçado de morte por traficantes, bateu as postas de um importante dirigentes daquela emissora e conseguiu do mesmo a certeza de que seu filho venceria o festival e pagaria as dividas com s traficantes, o que de fato aconteceu, vencendo ele com um composição totalmente fora do contexto do que se pedia no festival, ou seja, com um gênero totalmente diferente dos demais concorrentes, que só perderam tempo num jogo de cartas marcadas. A Funjope mesmo sendo um órgão estatal e, portanto obrigada a fazer publicidade de todos os seus atos, estará realizando na nossa capital um festival de música carnavalesca, cuja divulgação ninguém viu em nenhum órgão de nossa imprensa. Pelo visto se inscreveram apenas aqueles que foram convidados pelos dirigentes daquele órgão municipal, que aparentemente agem como ali fosse uma empresa particular e tal festival fosse um banquete entre amigos. Com a palavra o presidente da Funjope, Mauricio Burity ou o Prefeito Luciano Cartaxo.
PINÇADOS NAS REDES SOCIAIS
“DUAS SÃO AS COISAS EM QUE NÃO SE PODE CONFIAR: BUNDA DE BEBÊ E CABEÇA DE JUIZ…” – FRANCIS LOPES DE MENDONÇA

Examinando o rol de amigos notei que um excelentíssimo desembargador, portador de méritos incontáveis, me excluiu do seu perfil. Imagino que o doutor não tenha gostado das críticas respeitosas que fiz ao seu ilustríssimo colega por ter colocado o Judiciário da Paraíba para servir de chacota para o país. Está cabalmente provado que o conhecimento das leis nem sempre é garantia da sabedoria do magistrado. Como bem dizia um homem sábio, “duas são as coisas em que não se pode confiar: bunda de bebê e cabeça de juiz…”. Fazer o quê!?!?!

SERIA BOM QUE ENXERGASSSEMOS A NOSSA CONDUTA COM A MESMA LENTE COM QUE ENXERGAMOS A DO VIZINHO LEILA ARAUJO

Se nós fôssemos tão éticos, tão corretos, tão justos e tão perfeitos, como exigimos que os outros sejam e se enxergássemos a nossa conduta com a mesma lente com que enxergamos a do vizinho, possivelmente o conjunto da obra seria melhor.Como não acho possível, prefiro assumir a nossa condição humana precária, contraditória, errante e exercitar a generosidade.Posso não chegar perto do mundo perfeito, mas viverei num espaço mais humano e fraterno.É uma escolha de redução de danos que tem me garantido bons momentos nessa vida provisória. Recomendo!
ALBERGIO GOMES MEDEIROS FALA DA NOMEAÇÃO ALEXANDRE BORGES PARA O STF E DA MEDIOCRIDADE DAQUELES NOMEADOS NAS GESTÕES PETISTAS
Não entrarei no mérito da escolha, nem na qualidade e preparo intelectual e profissional do provável próximo ministro do STF, e só tocarei no assunto por ter visto tantas reações contra a indicação, sob as mais diversas e, por vezes, disparatadas “razões”. Ponto. Convenhamos: Em que piorará esse provável novo integrante, cujas composições dos últimos 16 ou 17 anos tem sido uma ode à mediocridade em meio à fogueira de inflamadas vaidades e inflados egos, externados a cada verborrágico e extenso voto? Penso ser missão quase impossível alguém conseguir piorar o STF. Para uma Corte que tem um Barroso, Fachin, Tofoli, teve um Teori, e tantos outros que estavam mais para poetas prosaicos, que comparados a um, por exemplo, Sepúlveda Pertence (para não citar outros de escol), nem chega a dar ânimo nem se evidencia margem para qualquer comparação. Tenho para mim que a acentuada derrocada teve início desde Ellen Grace, nos idos de 2000. De lá para cá foi vertiginosa a descendente. Vade retro.
Esta coluna é publicada em no blogdopedromarinho.com e em quatro portais

1 comentário em “PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)”

Não é possível comentar.