Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

AINDA SOBRE A ILEGAL MUDANÇA DO NOME DA RUA PRINCESA ISABEL

Solitariamente divulguei no meu blog que ilegalmente a Câmara Municipal de João Pessoa e o Prefeito Luciano Cartaxo, haviam modificado o nome da centenária Rua Princesa Isabel, colocando no seu lugar o nome de Leonardo Lívio, um falecido servidor do TRE – Tribunal Regional Eleitoral, localizado naquela artéria. Dias depois quem se manifestou também foi o presidente da Academia Paraibana de Letras Damião Ramos, que utilizou as redes sociais e demonstrou dessa forma a sua indignação: ‘ “Quem foi esse vulto histórico ou que serviços relevantes ele prestou a sociedade? João Pessoa é a única cidade do mundo em que a história é rasgada e desrespeitada todo dia. Sem consultar ninguém a Câmara e o ilustre prefeito da capital, mudaram a denominação secular da Rua Princesa Isabel para assim agradar ao pessoal do TRE onde trabalhava tal pessoa. Estou amanhã divulgando tal fato no blog e pretendo ir buscar o Ministério Público. Pergunte a qualquer criança do Brasil quem foi a princesa Izabel e quem foi Leonardo Lívio”.

 

AINDA SOBRE A ILEGAL MUDANÇA DO NOME DA RUA PRINCESA ISABEL II

Outro que também se manifestou no sábado passado, foi o respeitado jornalista Abelardo Jurema, na sua coluna no Jornal Correio da Paraíba. Ontem nas redes sociais, o ex-secretário da Prefeitura do Conde o pessoense Saulo Barreto, deixou registrado a sua revolta. O mesmo a partir deste ponto: “A princesa Isabel, figura das mais expressivas na História do Brasil, foi desrespeitada pela Câmara Municipal de João Pessoa, pela remoção do seu nome de uma das centenárias rua do centro histórico da cidade. Aqui fica o meu, mais profundo repúdio por tamanha falta de civismo e respeito. Na foto a Princesa Isabel junto ao esposo o Conde D‘ Eu.” Pois é caro Saulo Barreto, se a Academia Paraibana de Letras não o fizer, esse abuso vai parar na Justiça, pois estou colhendo elementos para ingressar com a devida ação. Trata-se de um precedente muito perigoso, pois logo alguma autoridade idiota, vai querer mudar os nomes das ruas Epitácio Pessoa e Ruy Carneiro e até de outras vias centenárias, como foi o caso da Rua Princesa Isabel, cujo nome foi trocado por esse prefeito Cartaxo e por nossos ilustres e insensíveis vereadores. A quem se deve mais a Princesa Isabel, a primeira mulher que dirigiu o nosso país, ou a esse falecido-servidor do TRE?

TAVINHO SANTOS PODERÁ SER SENADOR

O ex-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Tavinho Santos (PT do B), pode assumir vaga no Senado Federal substituindo o atual senador Raimundo Lira (PMDB), cotado para o Ministério dos Transportes em lugar de Eliseu Padilha. Santos foi eleito segundo suplente do PMDB em 2014, ao lado de Lira (primeiro suplente) e Vital do Rego Filho (que trocou o mandato de senador pelo cargo de ministro do Tribunal de Contas da União). Tavinho tem larga experiência como legislador mirim, já que foi vereador por quase 20 anos e conhece como ninguém os problemas da Paraíba e muito principalmente da cidade de João Pessoa. Tavinho Santos, menino de família humilde do Bairro do Roger, se tal acontecer, saberá honrar muito o mandato de senador.

RAIMUNDO LIRA IGNORA CONVITE PARA SER MINISTRO

A proposito de Tavinho Santos se tornar senador, no caso de nomeação do senador Raimundo Lira, para a chefia do Gabinete Civil da presidência, ele o senador demonstrou surpresa e revelou que não foi convidado por ninguém do Governo, não estou sabendo de nada, só amigos que estão me telefonando e fazendo a mesma pergunta, mas não estou sabendo de nada. Sobre o seu jantar com o Governador Ricardo Coutinho, o mesmo relatou que tenta junto com o governador acelerar a concessão de recursos para obras hídricas na Paraíba e de um empréstimo através do Ministério da Fazenda. Ele afirmou ainda, que a boa relação com o governador e dissidência com o PMDB, que abriu oposição ao Governo do Estado, não interfere na sua amizade com Maranhão, nem na permanência no partido.

HUGO MOTA NÃO COMPARECE A CASSAÇÃO DE EDUARDO CUNHA
Na sessão na Câmara Federal que analisou o pedido de cassação do deputado federal afastado Eduardo Cunha (PMDB) e que contou com as presenças de onze parlamentares paraibanos em plenário, apenas Hugo Motta (PMDB), que presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, não compareceu a sessão. Pois é, é do conhecimento público que Hugo Mota sempre manteve estreita relação de amizade com Eduardo Cunha e com a família do mesmo, tanto que a filha do deputado cassado passou o ultimo São João, hospedada na residência da família Mota na cidade de Patos. Se Hugo Mota não tiver um bom motivo para sua ausência na importante sessão, sua situação se complica muito, pois restará provado que o mesmo não teve sequer a dignidade de se fazer presente ao plenário e defender e votar a favor do seu amigo. Por outro lado, o deputado Wellington Roberto que não disputa nada no pleito que se avizinha e conhecido como da tropa de choque de Eduardo Cunha, nem se fez de rogado e foi lá e votou a favor dele Cunha.
O VOTO CONTRÁRIO DO AMIGO MANOEL JUNIOR

Por falar em falta de solidariedade, todo mundo sabe que o deputado Manoel Junior que é candidato a vice na chapa de Luciano Cartaxo, sempre foi amigo de Eduardo Cunha e citado pela imprensa como membro da sua tropa de choque. No último aniversário de Cunha, num luxuoso salão de festas em Brasília, Manoel Junior fez questão de demonstrar os seus dotes musicais e cantou “Espumas ao vento”, de Accioly Neto, “Garçom”, de Reginaldo Rossi, e “Dia Branco”, Geraldo Azevedo, em homenagem ao seu fraterno amigo. Esta semana foi divulgado pelo site Congresso em Foco, que a votação da cassação de Cunha chegou a criou uma crise na eleição municipal de João Pessoa. “O atual prefeito Luciano Cartaxo, candidato à reeleição pelo PSD, exigiu que o seu vice, o deputado Manoel Junior (PMDB-PB), fosse a Brasília para votar pela cassação de Cunha”, disse o site. Todo problema é que Cartaxo ao saber que era ideia de Manoel Junior se ausentar da sessão de ontem exigiu que o mesmo fosse a Brasília e votasse o que ele fez e até exagerou, pois sem nenhum constrangimento votou pela cassação do seu amigo e parceiro. O que uma eleição não faz.
PESQUISA PARA VEREADOR DA CAPITAL

Circula nas redes sociais uma pesquisa com prováveis 15 eleitos para a Câmara Municipal de João Pessoa. Dentre os nomes citados aparece apenas dez dos atuais vereadores, um candidato pastor de uma igreja evangélica, uma ex-deputada federal, um ex-vereador, um filho de um deputado e um ex-assessor do Governador Ricardo Coutinho. Vamos guardar tal pesquisa para fazer um levantamento quando se abrir as urnas.
O ABANDONO DA ESCULTURA DE TAMBAÚ

Quem passa ali próximo ao final da Rua Carneiro, observa claramente o descaso da Prefeitura com a escultura denominada ‘Saudação ao Sol criação do artista plástico Jackson Ribeiro. Tal escultura colocada ali na gestão de Ricardo Coutinho, ou seja, há mais de seis anos, não sofreu qualquer intervenção ou uma simples pintura para mantê-la sempre com bom aspecto. A mesma se encontra sem cor e com várias pichações de vândalos. O lamentável que além de nossa população passa por ali diariamente centenas de turistas e que devem com certeza levar a pior impressão da gestão municipal e consequentemente de nossa cidade.
O LANÇAMENTO DO LIVRO DE RAMALHO LEITE

Nesta sexta-feira, 16, o jornalista e escritor Ramalho Leite lança mais um livro de sua lavra. Trata-se de GENTE DO PASSADO, FATOS DO PRESENTE, uma coletânea de artigos selecionados e enfeixados em edição de Juca Pontes, impressa em A União Editora. Neste livro, que se soma à estante com os anteriores “Dá Licença Um aparte”, “Nos Espelhos do Palácio” e “Em Prosa e no Verso, entre outros trabalhos, Ramalho Leite exercita sua vocação de historiador e resgata figuras do passado, a exemplo do Barão de Araruna, primeiro chefe da mesa de rendas da sua Bananeiras, cujo nome foi aproveitado em ficção no romance Sinhá Moça e em novela homônima na televisão. O livro é prefaciado pelo professor José Loureiro Lopes, membro do Conselho Nacional de Educação e da Academia Paraibana de Letras e pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Arnóbio Alves Viana. No evento de lançamento, que será presidido pelo acadêmico Damião Ramos Cavalcanti, a apresentação do livro ficará a cargo do conselheiro Arnóbio Viana. A solenidade será as 19horas, no auditório da Fundação Casa de José Américo, em Tambaú.

PEDALADELAÇÃO FISCAL PREMIADA – VIRGOLINO ALENCAR

Dilma, nos seus estertores, ao encaminhar as explicações ao Tribunal de Contas da União-TCU sobre as pedaladas fiscais, confessou o crime e justificou que o mesmo foi feito pelos governos FHC e Lula. Como o delito está bem caracterizado e ela tinha que ser punida, com essa explicação de que outros mandatários o fizeram, naturalmente ela está fazendo uma delação, para ter a pena reduzida, como um prêmio por entregar os companheiros meliantes. Isso é o que pode se chamar de PEDALADELAÇÃO FISCAL PREMIADA. Confirma que praticou as pedaladas, mas pede a diminuição da pena, e até o perdão, por delatar quem cometeu o delito em gestões anteriores. Para quem afirmou que não gosta de delatores, é um belo exemplo de incoerência delitiva. Mas, o Senado, junto com o STF, não aplicaram a pena cabível constitucionalmente.
ALBERGIO GOMES MEDEIROS FALA DA CASSAÇÃO DE EDUARDO CUNHA

Não estou a defender Eduardo Cunha, mas o mote da cassação não condiz com a pena, por ser desproporcional. Quem foram os subscritores da representação que culminou nesse processo? Rede e Psol. Eduardo Cunha está sendo cassado sob acusação de mentir em uma CPI, na qual compareceu espontaneamente, que nem sob juramento estava. A “mentira” atribuída à ele não passa de vindita da esquerda, com o resto dos pares acompanhando aqueles calhordas para jogar apenas para a torcida, pois nem a Receita Federal tinha conhecimento a fundo do que é um “trust” (trustee; trust deed etc.), e só após esse evento de Cunha, passou a exigir declaração, como bem se constata na Instrução Normativa 1.627, publicada em 15/03/2016.Não é por nada não, mas Cunha passou grande parte da vida como operador de bolsa de valores, por isso conhece muito bem o meio e as opções.
OS TEMPOS MUDAM – LOURDINHA LUNA

Quem tem lido nos grandes magazines do pais, o pensamento dos ministros do supremo, entende que o pais tem o propósito de mudar para melhor. Transcrevo as palavras do decano do STF, ministro Celso de Mello, quando na posse da ministra Carmem lúcia disse em seu discurso de recepção : os cidadãos dessa república têm o direito de exigir que o estado seja dirigido por administradores probos e por juízes incorruptíveis, pois afinal o direito ao governo honesto constitui prerrogativa insuprimível da cidadania. Enquanto a corrupção lavrava na classe politica, ia-se, a custo, convivendo com a decomposição moral. Mas, quando ela ingressa na magistratura, toda a sociedade sofre, porque o juiz é a autoridade maior a quem se recorre, quando outras portas se fecham!… aquele que julga não pode ser corrupto nem protetor de prefeito delinquente… o ministério público, também, não deve ser partidário, para agradar ao governador, ao perseguir o edil honesto, trabalhador e eficiente, eleito em sigla diferente. Ao fazer-lhe tremenda injustiça, desequilibra sua vida e de sua família. Independente das autoridades civis, os que vivem em estado gregário, não suportam mais a situação de improbidade, que se instalou no Brasil para envergonhar os honestos desse país.
Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais

1 comentário em “PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)”

  1. Em Vez de descultir melhoras pra João Pessoa na Saúde segurança pública entre outros assuntos importantes ,esses Cabras tão Brigando pra Mudar Nome de Rua,pelo amor de Deus.

Não é possível comentar.