Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

 POLÍCIA FEDERAL PRENDE GENITORA DO DEPUTADO HUGO MOTA
A mãe do deputado federal Hugo Mota (PMDB), que foi presidente da CPI da Petrobras no Congresso Nacional, Ilana Mota, foi detida na manhã desta sexta-feira (9) durante a ‘Operação Veiculação‘, da Polícia Federal, na cidade de Patos, no Sertão paraibano, a 310 km de João Pessoa. A ação policial tem como objetivo combater fraudes de R$ 11 milhões em desvio de verbas do governo federal. Durante a operação, três prefeitos da Paraíba foram afastados e dois deles presos, entre eles, o esposo de Ilana. Tempo atrás foi publicada na mídia um áudio em que tal senhora, fazia tratativas sobre o recebimento de um grande volume de dinheiro, tendo a família Mota naquela ocasião prontamente negado ser propina. Agora se verifica que aparentemente existe muita coisa a ser esclarecida. Quando a gente imagina que chegamos ao fundo do poço, descobrimos que tal poço parece que não tem fim é nunca.

LUCIA BRAGA É CANDIDATA

Dias desses a nossa imprensa publicou que a candidatura de Lucia Braga a uma vaga a Câmara Municipal de João Pessoa havia sido indeferida. Agora chega a informação de que a ex-deputada, teve o registro da sua candidatura deferido pelo juiz da 64ª Zona Eleitoral, Josivaldo Félix. O juiz Josivaldo explicou, na sentença, que o registro de candidatura comportou única controvérsia que repousou na questão da crítica do batimento oficial na irregularidade na prestação de contas da campanha de 2014, ano em que Lúcia Braga concorreu ao cardo de deputado estadual.

PLACAS DE FORMATURAS DESAPARECEM NA UFPB

Quem visita o campus da Cidade Universitária da UFPB, encontra ali um verdadeiro exército de segurança, cujo efetivo consome mensalmente milhões de reais dos cofres públicos. Ali acontece de tudo, desde roubos e ataques a estudantes, até mesmo consumo de drogas e outros delitos. Na semana que passou sem que ninguém percebesse, dezenas de placas de bronze de formandos dos mais diversos cursos sumiram misteriosamente, deixando a gestão daquela Universidade em situação bastante desconfortável para explicar exatamente para que serve aquela legião de seguranças que existem ali e que não veem absolutamente nada.

O DESCASO COM A RUA DUQUE DE CAXIAS

Que passeia pelo centro, fica de queixo caído com o verdadeiro abandono por parte da Prefeitura, indicando que o Prefeito Luciano Cartaxo e seus muitos secretários e assessores aparentemente não circulam pela cidade. O nosso centro, mais precisamente a Rua Duque de Caxias, uma das mais tradicionais artérias da nossa capital, se encontra em péssimo estado de conservação e com muitos buracos que prejudicam a caminhada por aquela importante via, passando para a nossa população e principalmente para quem nos visita de que o gestor não cuida corretamente do centro imagine dos bairros periféricos.

CADÊ A PLACA DO BUSTO DE TAMANDARÉ?

Esta semana este aprendiz de digitador, na sua caminhada diária pelo calçadão da nossa orla, percebeu que mais de seis meses depois da inauguração do calçadão com o deslocamento do busto de Tamandaré do seu antigo espaço para um novo local, a sua placa de identificação foi retirada para limpeza e restauração e até hoje não foi colocada de volta. Ao fotografar o busto do Almirante, fui abordado por três turistas do Estado de São Paulo, quem era aquele personagem e por que não tinha identificação, quando então expliquei de quem se tratava e informei que a placa havia sido retirada há alguns meses para uma simples limpeza e que não havia ainda sido devolvida. Na oportunidade sob risadas das mesmas, informei que no centro da cidade, o gestor municipal havia retirado o busto de Augusto dos Anjos para uma simples limpeza e tal peça levou um mandato inteiro para ser devolvida ao seu local na galeria que leva o seu nome.

O DESRESPEITO DO BANCO ITAÚ COM OS SEUS CLIENTES

Ainda falando no centro da cidade, quem anda por ali na parte da manhã, percebe a forma desrespeitosa como são tratados os clientes duas agencias do Banco Itaú localizadas no centro da cidade. Todas as manhãs dezenas de pessoas se postam defronte as duas agencias sob forte calor do sol ou mesmo da chuva, para assim garantirem um bom lugar na fila, até a abertura das agencias às 10 horas. Ora se existisse um mínimo de boa vontade e respeito aos clientes, poderá se abrir um espaço próximo a entrada e aqueles que chegassem mais cedo, esperariam ali, sem o sacrifício de ficarem no sol ou na chuva, dependendo da estação do ano. Como os cientes desses bancos pagam verdadeiras fortunas pelos serviços bancários, a Curadoria do Consumidor, poderia chamara a direção desse banco as falas e quem sabe começar a plicar multas diárias pela má qualidade dos serviços oferecidos.

MESMO SEM VOTOS, DECA DO ATACADÃO É SENADOR.

Na quinta-feira o empresário José Gonzaga Sobrinho, Deca do Atacadão (PSDB), como é mais conhecido, tomou posse nesta quinta-feira (08) no Senado, em virtude da licença do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que se afasta por 119 dias para tratamento de saúde e interesses particulares, sem remuneração. A posse do suplente, que passa a representar o estado da Paraíba, aconteceu nesta tarde, por volta das 16h50. Deca nasceu em 1957 e é natural de Campina Grande. Dizem que existia uma cobrança muito grande por parte do mesmo, para que Cássio se licenciasse, abrindo espaço para que ele se tornasse senador nem que fosse por alguns dias. Infelizmente a legislação eleitoral permite coisas assim, que um cidadão comprovadamente sem votos, chegue a mais importante casa legislativa do país sem nenhuma legitimidade, considerando ser um ilustre desconhecido do eleitorado.

RICARDO COUTINHO INAUGUROU A 102ª OBRA RODOVIÁRIA

O governador Ricardo Coutinho inaugurou nesta sexta-feira a 102ª obra rodoviária do Programa Caminhos da Paraíba, tirando do isolamento a 42ª cidade do Estado. Trata-se da pavimentação da PB-157, no trecho que liga o entroncamento da BR-230 a Olivedos, com 13,7 km, beneficiando diretamente uma população de 3.267 habitantes do município. A obra representa investimentos da ordem de R$ 8,2 milhões, recursos oriundos do Tesouro do Estado e da Corporação Andina de Fomento – CAF.
LINDBERG FARIAS: ‘A PRESIDENTA É INOCENTA’

Dia de desses o senador Lindberg Farias, nascido aqui na Paraíba, mas senador eleito pelo Estado do Rio de Janeiro sob o olhar estupefato e risada geral dos seus pares, soltou a perola de que o neo-libelismo havia sido criado na China por Pinochet. Seu comportamento durante todo o processo de julgamento de Dilma Rousseff chamou a atenção de todos em razão dos muitos disparates que jogava ao vento, tanto que um dos seus pares, o senador e médico Ronaldo Caiado, disse com todas as letras que o mesmo estava sempre com os olhos saltados e a boca seca e que iria pedir um exame antidoping para ele Lindberg. Mais recentemente para fechar a sua hilária participação no processo do impeachment no dia da votação final Lindberg da tribuna, imitando a sua colega Vanessa Grazziotin, soltou mais uma pérola e chamou Dilma Rousseff de ‘Presidenta inocenta’. Dilma Rousseff bem que poderia ter escolhido melhor os seus defensores.

GOVERNO PETISTA TINHA NO LAGO PARANOÁ EM BRASILIA 45 MIL PESCADORES RECEBENDO BENEFICIO DO DEFESO

Todo vez que você ouvir ou ver alguém defender com unhas e dentes esse nosso governo que caiu de podre e que cada dia se Agora, adivinhem quantos “pescadores” pendurados no auxílio defeso existem em Brasília, cuja única água é o Lago Paranoá? Nada menos que 45 mil! Quem revela o milagre, mas não conta o santo é a jornalista Mirian Leitão: “Chutem quantos pescadores existem em Brasília? Chutem alto. Vocês não chegarão ao número: Brasília, que tem o Lago Paranoá, tem 45 mil pescadores recebendo auxílio-defeso”. É impressionante a capacidade desse pessoal da estrela vermelha em converter qualquer coisa em uma roubalheira! Imaginem esses 45 mil pescadores sentadinhos todos juntos pescando às margens do Paranoá. Ia ficar mais apertado que o Maracanã em dia de Fla X Flu.
ALBERGIO GOMES MEDEIROS DIZ QUE DILMA PODERIA TENTAR O PRONATEC

No dia que o Senado rasgou a Constituição sob coordenação e decisão do camarada “Lewa”, defensores de Dilma pediram arrego em favor dela. Teve um dos idiotas que chegou a dizer que impedi-la até de ser “merendeira” seria uma imposição absurda, uma “vingança” desproporcional. Curiosamente, num dos debates em que ela participou visando a reeleição, ao responder a uma economista desempregada, recomendou o PRONATEC. Não seria a hora de Dilmanta se inscrever na instituição que ela mesma recomendou ???
PRECISO SABER – LOURDINHA LUNA
O que anda na cabeça de alguns paraibanos para querer substituir os nomes que denominam nossos logradouros públicos!… Um inocente útil sugeriu a permuta do nome de Ernesto Geisel, por um ilustre desconhecido. O que se sabe do pretenso substituto do novo endereço do bairro é que fora um trânsfuga da lei. Para a mudança carece de um plebiscito para avaliar se o Conjunto residencial aceitaria a troca. No governo militar os pobres da Paraíba tiveram sua habitação prometida e entregue pelos governadores estaduais, em condições de habitações. Outro sugere a troca da denominação de “Parque Solon de Lucena”, ex-Presidente da Paraíba, por duas vezes. Em 1916 e em 1920/24. Ele humanizou a Lagoa, deu-lhe o formato e a dimensão que hoje ostenta. O que falta foi derrubado por outras gestões. O passado deve ser preservado porque ele representa uma época. É defeso modificar ou destruir uma fase da vida que daqui a anos será o nosso saudoso “antigamentes” Espero que o Prefeito Luciano não apoie a inovação para que ele não perca votos. Era um servidor do Tribunal Eleitoral que morreu num acidente de trânsito na Epitácio Pessoa. Fui o primeiro que denunciou a ilegal mudança no meu blog. Se trata de um precedente muito perigoso, pois amanhã um gestor qualquer poderá mudar o nome da Epitácio Pessoa, da Ruy Carneiro ou de qualquer outra via histórica da nossa cidade. O difícil é imaginar porque o Ministério Público não se pronunciou até hoje, contra a ilegal mudança praticada pelos nossos atuais vereadores e pelo prefeito sem nenhuma identificação com a nossa história e com a nossa cidade Luciano Cartaxo. João Pessoa em razão dessa atitude de nossas autoridades passa a ser a única capital brasileira em que a Princesa Isabel não é lembrada em nenhum logradouro.

CARDO E CARDOSO OU CARDOZO! – VIRGOLINO DE ALENCAR

Para o amigo e pesquisador Evandro da Nóbrega, na sua profundidade de conhecimento das palavras, descobrir mais sobre essa origem etimológica do nome Cardoso ou Cardozo) Eu postei um poema aqui no Face, em que uso o verbete “Cardo”. E descubro que “Cardo”(Planta espinhosa, de cheiro desagradável e gosto amargo) é a raiz etimológica do nome próprio “Cardoso” ou “Cardozo”. Assim, não é à toa que José Eduardo Cardozo é cheio de espinhos, é um sujeito desagradável, e quando fala deixa na gente uma sensação amarga, intragável. Tudo a ver, então!

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais

2 comentários em “PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)”

  1. FHC entao… Eu nao sei qual o orgao e a pessoa responsavel pelo cadastramento dos pescadores.Como se fala ai, foi no Alvorada e com rubrica presidencial. Moro numa cidade pequena que a 24 anos vem sendo adminstrada e desgovernada por: pmdb, psdb e dem e sei como disvirtuam bons programas federais (pronatec, bolsa familia, alfabetizacao, etc.) corrompendo-os desde a inscricao dos beneficiados ate o desvio dos recursos. Miriam gosta de $$$ pois ai tem um prejuizo anual de bilhoes Brasil afora, para nos, o pior sas as oportunidades de cidadania perdida.

Não é possível comentar.