Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

CÁSSIO SOBRE A CASSAÇÃO DE DILMA ROUSSEFF: ‘GOLPE SERIA NÃO APLICAR A LEI’

O senador Cássio Cunha Lima, líder do PSDB no Senado, é um dos mais ardorosos defensores do impeachment da presidente de Dilma Rousseff e não aceita os argumentos dos petistas e membros do governo que alegam que a saída da presidente seria um golpe. Cássio rebate tal tese e diz: “Cassaram um governador eleito no 1º e 2º turnos e ninguém falou em golpe. Todos devem receber o mesmo tratamento, pois no num país republicano como o nosso, a lei serve para todos.”

INSTALADA A FRENTE DE DESENVOLVIMENTO DE JOAÕ PESSOA

O prefeito Luciano Cartaxo tem dito reiteradas vezes que não irá tratar este ano sobre o pleito de 2016, quando naturalmente irá disputar a reeleição. O fato é que Cartaxo vai ter que mudar correndo esse seu pensamento, pois a campanha eleitoral, mesmo extra oficialmente já começou. Ontem com a presença de 12 integrantes de partidos, foi criada a Frente de Desenvolvimento de João Pessoa. O deputado federal Wilson Filho, um dos pretensos candidatos a Prefeitura de João Pessoa, negou que tal frente seja uma antecipação das eleições e enfatizou: A cidade carece de mais cuidados e as oposições têm essa responsabilidade, não só de apontar as falhas, mas de propor aquilo que queremos para nossa cidade. ’ Então tá.

PREFEITURA VAI MULTAR PROPRIETÁRIOS DE TERRENOS BALDIOS

Há muito anos a nossa capital sofre muitos com os terrenos baldios, que são adquiridos apenas para especulação imobiliária e depois são abandonados pelos seus proprietários se tornando deposito de lixo e as vezes esconderijo para marginais.O descarte irregular de resíduos da construção civil é o principal problema enfrentado atualmente pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), além de causar grande incomodo a população. Para dar solução a esse transtorno, o governo municipal esta intensificando as ações de fiscalização em terrenos baldios em toda Capital, triplicando o número de autuações, comparado ao ano de 2014. Só este ano já foram 1.964 proprietários notificados e 1.532 autuados por não manterem a propriedade limpa. De acordo com dados da Secretaria de Planejamento (Seplan), João Pessoa dispõe atualmente de 43.183 terrenos, sendo 3.185 públicos e 39.998 privados. A responsabilidade pela manutenção e conservação é do proprietário, que deve providenciar o fechamento da área com muro ou cerca e cuidar da limpeza interna, cortando periodicamente a vegetação. Resta saber se esse povo a maioria ricaços influentes de nossa cidade irão realmente pagar tais multas?

ANÍBAL MARCOLINO PODE SE TORNAR ALIADO DE RICARDO COUTINHO

Existe um ditado que diz que na política só falta boi voar. Pronto já não falta mais, pois chega a informação de que o raivoso ex-vereador e deputado Aníbal Marcolino, estaria propenso a se aliar a base e apostar no projeto do governador Ricardo Coutinho a quem sempre atacou com unhas em dentes, quando o mesmo foi prefeito da capital e depois governador. Difícil será Aníbal Marcolino explicar aos seus eleitores a incoerência de voltar a se aliar politicamente aos Girassóis na Paraíba.

MANOEL JUNIOR CRITICA GESTÃO DE LUCIANO CARTAXO

O deputado Federal Manoel Júnior (PMDB) que pretende ser candidato a prefeito de João Pessoa, não cansa de criticar o Alcaide Luciano Cartaxo. Desta feita o mesmo se pronunciou para dizer que a capital está precisando de saúde, de educação, segurança e mobilidade urbana e tantas outras promessas feitas pela gestão municipal que ainda não foram cumpridas. “João Pessoa carece desse tratamento melhor”, enfatizou. Sobre a pesquisa que apontou Luciano Cartaxo com uma aceitação de 70%, o deputado disse que não discute pesquisa porque cada uma tem o ‘seu fundo de verdade’, “mas que na verdade me estranha é um instituto que ninguém conhece, mas acredito que a avaliação do prefeito será feita nas eleições do próximo ano’. Neste aspecto Manoel Junior tem razão, é melhor esperar a abertura das urnas para verificar a autenticidade dessa pesquisa.
CADÊ O PARQUE PARAHYBA, A CICLOVIA E PASSEIO DO BESSA?
Os moradores do Bessa e Jardim Oceania representados, pela AMAOCEANIA, cuja associação é dirigida por Valério Bronzeado, estão há mais de dois anos aguardando o pronunciamento do Prefeito Luciano Cartaxo, que prometeu a implantação do Parque Linear Parahyba, bem como o passeio e ciclovia do Bessa, projetado entre o Mag Shopping e Iate Clube. O fato é que até hoje, mesmo o já estando no seu terceiro ano de mandato, o nosso alcaide não deu a menor satisfação aos que residem no Bessa e Jardim Oceania, fazendo ouvidos moucos aos apelos para realização essas duas importantes intervenções. Luciano Cartaxo candidato a Prefeito no último pleito municipal de 2014, prometeu a construção do Parque Linear Parahyba, aprovado duas vezes como prioridade número 1, pela comunidade em assembléia do Orçamento Participativo. O fato é que estranhamente até agora nada aconteceu e até as placas do parque misteriosamente desapareceram. Com relação ao Passeio Publico, outra promessa do alcaide, também nenhuma informação, parecendo que o gestor, não deseja contrariar algumas figuras que residem naquela área, inclusive um estrangeiro, que não deseja que ninguém circule por ali, como se fosse uma propriedade particular de poucos.

CADÊ O PARQUE PARAHYBA, A CICLOVIA E PASSEIO DO BESSA? II

Tal figura vinda não se sabe de onde, ignora que a Praia do Bessa não pertence a ele e a ninguém, mesmo a uma minoria que se julga dona daquele pedaço do Bessa, que pertence aos paraibanos e muito especialmente a nós os pessoenses e, portanto, mais cedo ou mais tarde esse grupo insignificante, terá que se conformar com a ciclovia e o passeio que inevitavelmente surgirão ali. Como no ano que vem tem eleição, faço minha as palavras de Valério Bronzeado que escreveu: ‘Para os quatro bairros (Bessa, Jardim Oceania, Aeroclube e Val Paraíso) as promessas, intervenções, o cumprimento do orçamento participativo e obras tanto no Parque Parahyba quanto no Passeio Público da orla servirão de parâmetros para a escolha do próximo prefeito e vereadores. Todos teremos a missão de divulgar ao máximo, quando chegar as eleições, o comprometimento dos políticos com os nossos bairros, tendo em foco essas obras.” Pois é Valério Bronzeado, os políticos só mudarão de comportamento quando nós eleitores mudarmos, não aceitando mais esse tipo de conduta ora praticado pelo atual prefeito, que infelizmente não cumpre a palavra empenhada.
GOVERNO ENTREGA INAUGURA OBRAS
Ainda na programação dos 430 anos da cidade de João Pessoa o governador Ricardo Coutinho irá entregar nos próximos dias, as novas obras concluídas, dentre ela está a Escola Técnica Estadual de João Pessoa, que será entregue no próximo dia 17. Antes, no dia 14, serão entregues as obras de reforma e expansão do Hospital de Emergência e Trauma. E ainda a Central de Polícia, no dia 21. Já no dia 24, está prevista a inauguração da reforma da Escola Mestre Sivuca, no conjunto Cidade Verde, e no dia 31, a entrega do Trevo das Mangabeiras. Segundo ela, o Governo do Estado ainda tem atualmente 136 obras de restauração que estão em andamento. Dessas, 40 deverão ser inauguradas até dezembro em diversos municípios paraibanos.
MARANHÃO REVELA QUE RC DESEJA LANÇAR UM CANDIDATO A PREFEITO DE NOSSA CAPITAL

Mesmo José Maranhão, dizendo naquela ocasião, quando recebeu na sua casa o governador Ricardo Coutinho, que não tinham tratado sobre política, pouco a pouco a conversa entre ambos vai se tornando publica. Primeiro foi revelado que o deputado Trocolli Junior seria convocado ara ser secretário de Esportes, para assim abrir vaga no Parlamento para a suplente Olenka Maranhão, Agora ele Maranhão, fez uma revelação durante entrevista ao programa Correio Debate, da 98 FM. O peemedebista disse que sentiu do governador Ricardo Coutinho a intenção de lançar um candidato a prefeito de João Pessoa pelo PSB nas eleições de 2016.“Eu senti pela conversa que ele não abre mão disso. Ele quer ter candidato. Eu acho até natural que ele aspire em fazer o prefeito de João Pessoa”, declarou.

ADRIANO GALDINO INSISTE NA CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO DA ASSEMBLEIA BEM DISTANTE DO POVO

Estranhamente num momento de grave crise financeira que atinge o governo federal e os estados da Federação, muito especialmente a Paraíba, que sofre com uma seca que já perdura há sete anos, o presidente do Parlamento estadual Adriano Galdino, que tem curto mandato de apenas dois anos, insiste em construir bem distante do povo, exatamente no Altiplano do Cabo Branco, uma nova sede para a Assembleia Legislativa, numa pareceria publico/privada com custo estimado de R$ 60 milhões. Esta semana Adriano Galdino recebeu em seu gabinete investidores do Rio de Janeiro e São Paulo. Como o Parlamento é chamado de a Casa do Povo e os deputados estão ali como representantes desse mesmo povo, não seria o caso de se ouvir a população sobre essa enorme e aparentemente – pelo menos neste momento – desnecessária despesa?

O VEREADOR BRUNO FARIAS SUBMERGIU

O vereador Bruno Farias desde o seu primeiro mandato como vereador, se destacou pela fluência verbal e os muitos e bons pronunciamentos que fez da tribuna da Casa de Napoleão Laureano. Já no seu segundo mandato, convidado pelo prefeito Luciano Cartaxo, deixou a Câmara e assumiu a Secretaria de Turismo do Município, sendo este ano surpreendido com drástica redução orçamentária daquela Pasta, inviabilizando assim qualquer ação em prol do turismo, quando então Bruno decepcionado deixou o cargo e retomou o seu mandato, oportunidade aquela que se especulou muito se o mesmo magoado, iria perfilar na oposição. O fato é que o mesmo submergiu e ninguém ouve falar no outrora vibrante vereador, que até agora deixou apenas incógnita, ninguém sabe qual o posicionamento político de Bruno com relação à gestão que serviu até pouco tempo, se edil é da situação ou da oposição.

LOURDINHA LUNA – REFLEXÕES

Entendo que ao invés de colocar lenha na fogueira, os políticos deviam refletir sobre a situação do pais e juntos, conseguirem uma maneira de sairmos da crise. O impeachment de Dilma não resolverá o problema do desemprego (a maior humilhação que alguém pode chegar), a inflação, a insegurança, a corrupção e todos os males que fustigam a vida dos brasileiros. Se o pior acontecer à Presidente ela se recolherá à sua terra (por certo) e no aconchego da família, em especial dos netos, se reintegrará na tranquilidade e paz que lhe tem faltado nos últimos tempos. O povo, sim, continuará sofrendo e quem a substituir não terá uma varinha de condão para mudar o pior pelo melhor de uma hora para outra. O retardo nas ações que prometeram fazer e sentem dificuldades em cumprir o dito, vão encontrar o contraditório do outro lado e a situação continuará indefinida. Além do mais devemos preservar o regime democrático, que tem apenas 30 anos a partir de sua reconquista. Quem tem 70 anos (hoje) deve se lembrar de 1964, que nos tirou durante 21 anos a liberdade de contestar os erros. Preservemos o bem por excelência que é o regime Democrático, que nos convém para vivermos em liberdade.

Daudeth Bandeira e José de Souza Dantas, do livro: Invenções e descobertas em estilo cordel:

“A roda foi inventada por um pensador profundo que se inspirou no formato da roda do próprio mundo, que faz o mundo rodar e o planeta girar numa fração de segundo.”

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho e em quatro portais

2 comentários em “PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)”

Não é possível comentar.