Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

CÍCERO FOI CONDENADO A RESTITUIR DINHEIRO RECEBIDO INDEVIDAMENTE
O senador Cícero Lucena (PSDB) dias desses foi condenado em primeira instância num dos muitos processos que responde pela sua passagem pela Prefeitura de João Pessoa. Ontem o mesmo foi condenado pela Justiça Federal a restituir à União os pagamentos recebidos indevidamente de aposentadoria de ex-governador cumulativamente com o subsídio do cargo eletivo que ocupa atualmente, no Senado.Conforme denúncia do Ministério Público Federal (MPF), os valores recebidos pelo senador extrapolam o teto constitucionalmente fixado em R$ 26 mil, chegando o parlamentar a receber mensalmente a quantia de R$ 45 mil.A decisão foi publicada na edição da última quarta-feira do Diário da Justiça Federal. Na época, o MPF acionou além do senador Cícero, os ex-governadores José Maranhão, Wilson Braga e Ronaldo Cunha Lima, que, após o seu falecimento, teve o processo desmembrado, visando a celeridade processual. Na decisão, a juíza da 3ª Vara Federal, Cristina Garcez determina que os valores a serem ressarcidos serão datados a partir do ajuizamento da ação pela União, que ocorreu em 2011. No entanto, os valores serão atualizados monetariamente a contar de cada recebimento indevido, acrescidos de multa de 1% ao mês. Por entender que não houve má-fé por parte do senador, a juíza não determinou o ressarcimento dos valores recebidos antes da ação.Vamos enfiar a mão no bolso e restituir o dinheiro que é nosso do povo brasileiro.

 

MARANHÃO DESCARTA CANDIDATURA AO SENADO
A cúpula do PMDB esteve reunida, no final da manhã desta sexta-feira (11), para tratar sobre os rumos do partido nas eleições de outubro. Entre as definições do encontro, esteve à permanência do pré-candidato Veneziano Vital do Rêgo em qualquer cenário, na cabeça de chapa e a abertura das duas outras vagas, ou seja, a de vice-governador e a de senador da República para legendas aliadas. A possibilidade de candidatura do ex-governador José Maranhão (PMDB) para disputar o Senado foi descartada totalmente. O próprio anunciou que será candidato a deputado federal nas próximas eleições. “Abri mão da candidatura a senador para facilitar a composição com outros partidos. A minha candidatura é para deputado federal e a decisão é definitiva”. Gato escaldado tem medo de água fria, ou seja, depois de tantas derrotas nos últimos tempos, mais uma, poderia significar um melancólico fim de carreira para o velho cacique, que optou por uma disputa mais fácil, buscar uma cadeira na Câmara Federal. Quem não deve ter gostado nadica disso deve ter sido o seu sobrinho Benjamim Maranhão, que tenta a reeleição na Câmara Federal e poderá dividindo votos com o tio ficar de fora.
FACISA COBRA INDEVIDAMENTE MATRÍCULA DOS ALUNOS DO FIES
Os dirigentes da Caixa Econômica Federal precisam fiscaliza a Facisa – A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, que estaria ferindo a legislação que trata sobre o Fies e exigindo que o aluno ao assinar o contrato para dar entrada na Caixa, pague a mensalidade para receber seu dinheiro de volta apenas três meses depois. O danado é além da cobrança indevida a contagem de 90 dias da Facisa é bem diferente, ou seja, só começa a contar depois que todo processo com a Caixa é concluído e entra o dinheiro nos cofres da Faculdade e ai tal Faculdade passa a contra os 90 dias, tanto que até agora mesmo com tal cobrança ilegal nenhum aluno recebeu de volta a o dinheiro dado na matricula e considerando a contagem mal ajambrada da Facisa só lá pelo meio do ano. Assim é dose, uma Faculdade cujos dirigentes deveriam dar exemplo de cidadania e bom comportamento pisam na lei de forma escancarada e não recebem nenhuma punição. O que acontece?

 

CÍCERO PODE FICAR FORA E RUY DIZ QUE JOGA EM QUALQUER POSIÇÃO
Ontem este aprendiz de digitador escreveu aqui neste espaço que a situação do senador Cícero Lucena não era das melhores, pois o mesmo corria o risco de ficar de fora de sua reeleição, já que o cabeça de chapa Cássio Cunha lima estaria negociando com os presidentes do PTB e PR respectivamente Wilson Santiago e Wellington Roberto em busca de maior tempo no guia eleitoral. Como também que o deputado Rui Carneiro poderia sair vice na chapa tucana, abrindo assim mais espaço para Pedro Cunha Lima em busca uma cadeira na Câmara Federal. Ontem Ruy Carneiro, meio que ratificando tudo que aqui foi dito, não garantiuvaga para o senador Cícero Lucena disputar a reeleição pelo partido, na chapa majoritária encabeça pelo senador Cássio Cunha Lima. Segundo ele, a decisão com relação à participação ou não de Cícero na chapa caberá ao colegiado do partido. Indagado se tem a pretensão de ficar na vice do PSDB ou disputar o Senado, o deputado disse que nada foi decidido com relação a sua postura no pleito, mas antecipou que jogará em qualquer posição.

 

VEREADO RECLAMA DA INGRATIDÃO DE CARTAXO COM MANGABEIRA

 

O vereador Raoni Mendes utilizou a tribuna da Câmara e fez pesado discurso contra o prefeito Luciano Cartaxo, que segundo ele teria tentado boicotar junto com outros deputados a instalação do Mangabeira Shopping tanto que sua imagem e de outros foram publicadas em outdoor em diversos pontos da cidade. Mesmo assim, declarou Raoni a população não guardou mágoa do então deputado e Cartaxo saiu de Mangabeira com mais de 27 mil votos, tendo no ano passado no aniversário daquele importante bairro prometido no espaço onde funcionou a Note Fantástico, construir o Centro Cultura de Mangabeira. A questão é que aquele bairro já vai novamente completar aniversário agora em 2014 e nada ali foi iniciado, estando tudo num abandono total. O povo de Mangabeira mereceria uma melhor atenção do nosso alcaide.

 

VEREADOR HELTON RENÊ PODE SE TORNAR SECRETÁRIO
Por falar em vereador, Helton Renê, deverá deixar a Câmara nos próximos dias para fazer parte da equipe do prefeito Luciano Cartaxo. O vereador Helton Renê (PP) deixa a Câmara Municipal de João Pessoa nos próximos 15 dias, para assumir o Procon Municipal que será transformado em uma nova Secretária.Conforme a fonte que fez a revelação, o nome de Helton foi indicado por ser uma pessoa com experiência comprovada para a nova pasta que será a ‘menina dos olhos’ do prefeito.Com a saída de Helton, o suplente do Partido Progressista, Edson Cruz assumirá a vaga.Com a saída de 3 secretários nas últimas semanas, o gestor tem que correr para suprir as lacunas. Pior; falam por ai que um dos mais importantes secretários da Prefeitura, com larga experiência como gestor público, busca uma boa justificativa para deixar de cabeça erguida o Paço Municipal e poderá ser a próxima e grande perda da gestão Cartaxo.

 

NA FALTA DO QUE FAZER FUBA QUER MUDAR NOMES DE LOGRADOUROS PÚBLICOS

 

Há alguns anos o vereador Fuba cismou de mudar o nome de nossa capital e até escreveu as pressas um livro sobre os acontecimentos de 1930. O fato é que quando tentou a reeleição em 2008, deu com os burros n’água, pois praticamente ninguém aceitava sua descabida idéia. Agora depois de conquistar um novo mandato em 2012, o mesmo vem com a mesma cantilena, ou seja, mesmo existindo uma lei que proíbe a mudança de nomes de logradouros públicos o edil deseja mudar a lei para assim modificar o nome de algumas ruas que lembram os militares que serviram a Ditadura como Castelo Branco, Costa e Silva e outras e até fala em modificar o nome da Praça da Pedra. Fuba deveria se limitar a área que domina razoavelmente que aquela ligada a música, pois sequer tal praça tem esse nome que o mesmo fala, a Praça da Pedra há mais de décadas recebeu o nome de ‘Praça do Trabalho’ e portanto o nome Praça da Pedra é uma denominação popular. Com relação aos militares por que mexer naquilo que já ficou consolidado na cabeça das pessoas. Fuba, se procurar existem por ai milhares de problemas que o caro vereador poderia ajudar a resolver. E por que não?
PARAIBANOS, VAMOS VOTAR EM GIOVANNA MIRANDA
Amigo(a)s e fãs da cantora paraibana Giovanna Miranda, começamos uma nova campanha de votação, agora pelo PRÊMIO MULTISHOW 2014.Clique no link abaixo, coloque o nome Giovanna Miranda na categoria “Experimente – sua descoberta do ano””, escreva a senha juntas e vote, vote quantas vezes puder.LINK: http://premio.multishow.globo.com/vote.php-Produção Giovanna Miranda -Contato: (83) 8812-7001. Pois é, não podemos deixar passar essa chance em premiar a extraordinária cantora paraibana Giovanna Miranda. Vamos votar gente.

 

SOME VEÍCULO PAGERO DA FPF

 

As coisas na Federação Paraibana de Futebol é como o canto da perua, ou seja, vinham de mal a pior: Os interventores estão esquentando as respectivas cabeças na tentativa de localizar uma perua Pajero, de propriedade da FPF, que, segundo eles, teria sumido misteriosamente. Segundo se sabe, a FPF possui uma frota de três veículos possantes: duas Pajeros e uma S10. Depois que Rosilene se foi da Federação e chegaram os interventores, de logo foi dada busca nos carros, porém, em que pese a intensa procura, até agora apareceram apenas a S10 e uma das duas Pajeros.Comenta-se que a presidente afastada, ao ser indagada sobre o paradeiro d ao ser indagada sobre o paradeiro do veículo, informou que ele tinha sido penhorado numa reclamação trabalhista.

 

VEREADOR RENATO MARTINS FALA DAS IRREGULARIDADES NA FEDERAÇÃO DE FUTBOL
Ainda falando de FPF o vereador Renato Martins (PSB) sempre atento a tudo, apresentou um documento revelando inúmeras legalidades da Federação Paraibana de Futebol (FPF) e acusou a presidente, Rosilene Gomes, (que está afastada do cargo) de corrupção.De acordo com Martins, as denúncias vêm de antes de a presidente ser afastada do cargo e independente de ela estar à frente da FPF, estará presente nas discussões na audiência desta quinta. “A Caixa Preta da Federação está se abrindo e está fedendo e muito. A sociedade verá o atraso que foram esses 25 anos de Rosilene”, Martins apontou ‘fortes indícios’ de corrupção na FPF além das denúncias que já vieram a público. O socialista destacou o borderô da partida entre Botafogo e Vitória da Conquista que no site oficial da CBF e no documento emitido no final da partida pela FPF consta uma diferença de mais de R$ 1 mil.“É uma fraude consumada. Posta. Está mais que provado”, denuncia e aponta hipóteses para este desvio de dinheiro. “Ou foi para o bolso privado de Rosilene ou para cobrir algum custo da FPF. E se em todos os jogos aconteceram isso?! Imagine se em todos os jogos foram enviados borderôs fraudados?!”, questiona. Para o vereador, só após a apresentação desses documentos é que vai se ter a dimensão do tamanho que é essa fraude.

 

A IMPORTÂNCIA DO POLICIAL E DA REPARTIÇÃO POLICIAL
Meu caro e prezado amigo Julio Rios, nas redes sociais postou um álbum sobre a importância do delegado da polícia e dos agentes, amparo imediato aqueles que sofrem algum tipo de violência e se socorrem no braço mais avançado do estado e ao alcance de todos que o a repartição policial. Como sou apaixonado pelo assunto e pela instituição policial, não me contive e também postei um singelo comentário: ‘Meu caro colega, amigo e ex-aluno Julio Rios, folgo em vê-lo tão bem em plena atividade. Na verdade caro Julio, a Delegacia de Polícia è a frente avançada do estado, é verdadeiramente o balcão onde o cidadão/vitima faz sua queixas e lamentações e solicita o devido socorro para seus reclamos. Como ali é a primeira e talvez única alternativa do cidadão vitimizado, sempre orientei aos colegas a receber a todos com o maio carinho do mundo, já com relação às testemunhas – embora possa parecer exagerado -, sempre preguei que deveriam ser recebidas com banda de música e tapete vermelho, em razão da enorme contribuição que prestam no esclarecimento dos crimes e consequentemente ao próprio estado. Abraços a todos os amigos e colegas e continue sendo o profissional correto e apaixonado que é, pois assim ganha a nossa sociedade.

 

FALECEU ALAIDE MIRANDA

 

Faleceu nesta sexta-feira, em João Pessoa, no Hospital do I Grupamento de Engenharia a sra Alaide Miranda, 86 anos, por muitos anos decoradora de clubes e ambientes festivos. Ela era mãe de Floriano, Sania, Cecília, Bebeta, Diana Miranda, Paulinho de Tarso, Golinha (in memorian). O velório aconteceu ontemna I Igreja Batista e o sepultamento está previsto para hoje sábado à tarde no Cemitério Senhor a Boa Sentença, onde se localiza mausoléu da família.

 

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho.com e em cinco portais

1 comentário em “PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)”

  1. David Soares de Souza

    Prezado Vavá da Luz, de antemão, agradecemos, em nome de todo o mandato do Vereador Fuba, por este espaço democrático para interação com suas postagens. Caso o senhor queira averiguar pelo site da Câmara ( http://www.cmjp.pb.gov.br ), a partir do SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) constatará que o Vereador Fuba possui, desde fevereiro de 2013, 318 matérias legislativas entre requerimentos, projetos de lei, proposituras de sessão especial, projetos de resolução. Toda nossa produção legislativa, sem exceção, estão vinculados com anseios e demandas no nossa população. A Lei 12.626/2013 já sancionada pelo prefeito Luciano Cartaxo, supracitada pelo senhor, não surge de nenhuma “falta do que fazer”. Muitíssimo pelo contrário, se soma a esforços presentes em todo o país no resgaste de nossa memória de resistência democrática contra a ditadura civil-militar. Não apenas o vereador Fuba, mas a Comissão Nacional da Verdade, Comissão Estadual da Verdade e centenas de milhares de pessoas, organizadas ou não, acreditam que fazer justiça a favor do que lutaram contra a ditadura ou pelo os que sofreram com ela, é parte importante do fortalecimento de nossa democracia. Foi neste sentido que, no último dia 01 de abril, a Câmara Municipal de João Pessoa, devolveu simbolicamente o mandato do Vereador Antônio Augusto Arroxelas, cassado por motivos ideológicos, em projeto de resolução dos vereadores Fuba e Bruno Farias. Diferente da ditadura, onde não se pode defender a democracia, na democracia há pessoas que defendem a ditadura e, assim, estamos cientes de que nem sempre agradaremos a todos, sequer temos essa pretensão. Temos, no entanto, o direito e o dever de defender e promover a verdade dos fatos. A Lei 12.633/2013, também de autoria do vereador Fuba, cria a Comissão Municipal da Verdade que terá sim, muito o que fazer, para identificar todas as violações a direitos humanos cometidas pelo regime de exceção em nossa cidade. Por fim, nos colocamos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos e/ou construção de propositura, como já temos feito com diversos segmentos de nossa cidade.

Não é possível comentar.