Pular para o conteúdo

O QUE É ENVELHECIMENTO? (Prof. Marcos Bacalháo)

 marcos

 

       

“ Envelhecer ainda é a única maneira que se descobriu de viver muito

                        Tempo” (Charles Saint-Beuve)

 

 

 

O que constatamos na infância é que a maioria das coisas que vemos ou conhecemos, inclusive seres humanos, animais e objetos inanimados, se modifica ou se deteriora com o passar do tempo.

 

Vivemos literalmente cercados de coisas vivas e inanimadas que estão continuamente mudando com o tempo. O envelhecimento é parte onipresente de nosso mundo material e vivo e acabamos percebendo que o fenômeno está ocorrendo também conosco.

 

O envelhecimento é a única doença fatal da qual todos nós compartilhamos.

O envelhecimento não é a mera passagem do tempo; é a manifestação de eventos biológicos que ocorrem ao Longo de um período. Não existe uma definição perfeita para o envelhecimento, mas, como ocorre com o amor e a beleza, grande parte de nós o reconhece quando o sente ou vê.

 

O fato é que desde que temos consciência da nossa existência como humanos temos medo de envelhecer e de morrer. E este é o grande paradoxo da vida, pois, só um humano tem consciência de sua existência e, portanto, de sua morte.  Porque nós humanos somos mortais, não somos eternos, sendo esta uma realidade inexorável e inevitável – a de que todos nós iremos morrer um dia.

 

Não é possível sabermos como iremos lidar com estes fatos tão incômodos daqui a uns anos – o de que todos nós envelhecemos e morremos. O fato é que hoje lidamos mal. E a saída para construirmos uma sociedade que lida melhor com este processo inevitável da vida passa pela educação. Não aquela formal, da escola. Mas, sim pela possibilidade de podermos conversar, pensar, dialogar a respeito. Escrever um texto como este. Ler, discutir e não silenciar.

 

Envelhecer é um processo natural, gradativo e contínuo, que começa no nascimento e se prolonga por todas as fases da vida.

Dizia o escritor  Rubem Alves “Diante da morte tudo se torna repentinamente puro. Não há lugar para mentiras. E a gente então se defronta com a Verdade, aquilo que realmente importa. Para ter acesso à nossa Verdade, para ouvir de novo a voz do Desejo mais profundo, é preciso tornar-se discípulo da Morte. Pois só ela nos dá lições de Vida se a acolhemos como amiga. A morte é nossa eterna companheira.”

1 comentário em “O QUE É ENVELHECIMENTO? (Prof. Marcos Bacalháo)”

  1. Meu caríssimo amigo Marcos,
    Com relação a sua pergunta, gostaria de dizer que eu gosto de ser velho. Eu Nunca trocaria meus amigos verdadeiros, minha vida maravilhosa, minha amada família por menos cabelos brancos ou uma barriga mais lisa.
    Enquanto fui envelhecendo tornei-me mais amável para mim e menos crítico de mim mesmo. Eu me tornei meu próprio amigo.
    Eu não me censuro por comer doces, ou por não fazer a minha cama, ou pela compra de algo que eu não precisava. Eu Tenho o direito de ser desarrumado, de ser extravagante. Vi muitos amigos queridos deixarem este mundo cedo demais, antes de compreenderem a grande verdade que vem com o envelhecimento. Eu dançarei ao som daqueles sucessos maravilhosos dos anos 70 e 80 e se eu, ao mesmo tempo desejar chorar por um amor perdido…
    Se eu quiser, vou andar na praia com um short fora de moda sobre um corpo decadente e mergulhar nas ondas apesar dos olhares penalizados. Eles também envelhecerão. Eu Sei que sou ás vezes esquecido mas há algumas coisas na vida que devem ser esquecidas. Eu me recordo das coisas importantes. Claro, ao longo dos anos meu coração foi quebrado. Como não pode o coração não se quebrar quando você perde um ente querido, ou quando uma criança sofre ou mesmo quando algum amado animal de estimação é atropelado por um carro? Mas, corações partidos são os que nos dão força, compreensão e compaixão. Um coração que nunca sofreu é imaculado e estéril e nunca conhecerá a alegria de ser imperfeito. Sou abençoado por ter vivido o suficiente para ter meus cabelos grisalhos e ter os risos da juventude gravados para sempre em sulcos profundos em meu rosto. Muitos nunca riram, muitos morreram antes de seus cabelos virarem prata. Conforme você envelhece, é mais fácil ser positivo. Você se preocupa menos com o que os outros pensam. Eu não me questiono mais. Eu ganhei o direito de estar errado. Eu Gosto da pessoa que me tornei. Não vou viver para sempre, mas enquanto ainda estou aqui, não vou perder tempo lamentando o que poderia ter sido, ou me preocupar com o que será. Vou continuar tomando meu whiskyzinho com água de coco, morrendo de pena por não poder estar no aniversário de meu querido amigo irmão Vavá agora em novembro. Que nossa amizade nunca se separe porque é direto do coração! Um forte abraço para vocês. Antonio Francisco.

Não é possível comentar.