Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O BOM DIA DE SEU MANOEL ERNESTO

itatuba1

A boa Política não se faz na base do ataque pessoal e sim a partir de propostas e programas concretos. É preciso acabar com a politicagem dos ataques pessoais, tratando os adversários como se fossem inimigos. Se aproxima uma nova etapa do processo eleitoral, desta vez para a definição de prefeitos e vereadores. O eleitor está cansado de tantas notícias que mostram vínculos entre o poder e a corrupção. Fica evidente a necessidade de se encontrar novos caminhos para serem trilhados rumo a uma gestão moderna, que respeite os princípios da gestão públicas, as pessoas e o meio ambiente.

2 comentários em “O BOM DIA DE SEU MANOEL ERNESTO”

  1. Honestidade e ética na gestão pública:
    Os órgãos de Imprensa, falada e escrita, nos mostra em seus noticiários, que há anos convivemos com a corrupção institucionalizada, que arrebatou nosso País e nos mergulhou numa crise econômica sem igual. É verdade, que a corrupção não foi inventada agora, mas nunca foi tão escancarada. Além disso, os vultosos valores desviados estarreceram a população, que jamais podia esperar tal prática por muitos que pregavam, com tanta veemência, a honestidade e a ética. É triste constatar tal situação, mas como na democracia o poder emana do povo, que tem o poder de promover uma verdadeira mudança, começando pela base, através do voto, na próxima eleição, elegendo prefeitos e vereadores comprometidos com a honestidade e a ética, que paute suas ações pela responsabilidade socioambiental, que estabeleça regras isonômicas, que utilize os recursos públicos para beneficiar todos os cidadão, sem beneficiar somente correligionários e apadrinhados, que não se envolva em esquemas de corrupção, que efetivamente pratique uma gestão participativa, equilibrada financeiramente, transparente e austera nos gastos públicos, otimizando os recursos para atendimento das necessidades dos cidadãos, com eficiência, estrutura organizacional/funcional enxuta e recursos tecnológicos de vanguarda, primando pela meritocracia no preenchimento dos cargos comissionados e/ou de confiança e de concurso públicos para os demais cargos, conforme previsão legal.

  2. SEJA POSITIVO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS:
    Existem momentos na nossa vida em que todos passamos por situações difíceis. Talvez porque alguém diz alguma coisa negativa a nosso respeito, mostram rejeição ou ressentimento contra nós. Porque estamos frustrados, porque alguns assuntos pessoais atrapalham-nos as boas relações, a irritabilidade instala-se e a tendência é para que a situação evolua de forma negativa, aumentando ainda mais aquilo que já estava numa situação crítica. Perante estas circunstâncias temos uma inclinação para reagir negativamente. As pessoas que nos rodeiam seguem este mesmo princípio e reagem também negativamente a nós. O nosso dia é preenchido por zanga e desapontamento. Esta é uma estratégia de perder-perder, no final ninguém ganha nada. Embora não seja fácil, é importante ter uma atitude positiva em situações negativas. Combata as situações negativas escolhendo em consciência manter-se positivo, acione uma estratégia que o capacite e chame até sim os recursos necessários para arranjar um forma assertiva de resolver os assuntos. Enquanto seres humanos reagimos muito aos estados físicos das outras pessoas, na grande maioria das vezes espelhamos os comportamentos dos outros. O ato de mudar de tom de vós permite adaptar um padrão físico distinto, aumentando a probabilidade da outra pessoa nos espelhar e também ela diminuir a agressividade inicialmente expressa. Observe bem o assunto ou as coisas que as outras pessoas lhe transmitem, no sentido de vislumbrar algo positivo que possa servir para a sua melhoria. Não rejeite simplesmente toda a mensagem. Não temos necessidade de estarmos constantemente a protegermo-nos. Rejeite o que não for adequado à situação ou a si próprio, mas assuma o que lhe pode vir a ser útil. Lembre-se que nós somos mais que os nossos pensamentos e comportamentos, não se confunda com eles, quer quando os inicia por vontade própria ou quando alguém se refere de forma negativa a algo que fez. Perceba que ter sentimentos depreciativos acerca de si próprio ou acerca do outro, ficar com rancor ou mal humorado só lhe fará mal a si e não à outra pessoa.
    Este ato é revelador da sua auto-confiança. Saber admitir as falhas é ter uma atitude positiva face ao outro e a si mesmo. Isto permite colocar-se numa situação de aprendizagem e de auto-desenvolvimento. Admitindo igualmente que quer melhorar e contribuir para a solução ou resolução do problema.Procure o seu grupo de amigos que o motivam e ajudam a esclarecer-se.
    No entanto, quando mais alto subir e mais exigente for na sua vida, mais difíceis e exigentes serão as situações que poderão ocorrer. Quando mais experiência tiver e mais força emocional possuir, mais preparado estará para combater as adversidades.
    Por Miguel Lucas em Psicologia Positiva

Não é possível comentar.