Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O ADEUS A UMA GRANDE MULHER E UMA EXCELENTE EDUCADORA (Marcos Bacalháo

 

 

Na foto podemos ver a direita do video aorgulhosa e vaidosa Lourdes Pequeno ostentando sua escola em garboso desfile tendo a esquerda dona Tem Tem, sua irmã e professora

 

É normal que, ao longo dos tempos, vamos acumulando  grandes perdas. Há uns anos foi a minha mulher, meu pai, minha mãe e agora  foi minha ex-professora MARIA DE LOURDES PEQUENO. Não sei se os professores primários têm esta noção, mas são sempre os professores dos seus antigos alunos. Julgo que é uma  mistura da idade dos alunos, da abrangência  de temas que tratam, do tempo que passam conosco, e das marcas que deixam, são sempre uma das nossas primeiras memórias quando nos referem um(a) professor(a).

 

Tive muitos professores. Muitos razoáveis, outros bons, alguns ótimos, poucos fantásticos. Todos marcaram, mas poucos como a professora Lourdes Pequeno, que se encarregou dos nossos primeiros anos de aulas. Foi ela que  preparou-nos com uma enorme quantidade de conhecimentos, com as técnicas básicas necessárias para utilizar e desenvolver mas, tão importante como isto, deixou-nos um enorme legado em termos de estar e saber estar, viver e saber viver.

 

Ensinou-nos a ler e a escrever, a contar e a estar. Preocupava-se com os nossos progressos e orgulhava-se dos nossos sucessos. Censurava-nos a preguiça e a inércia, incentivava-nos a fazer coisas diferentes, protegia-nos do que podia, e fazia, em termos geris, muito mais do que lhe era exigido.

 

As pessoas morrem e desaparecem das nossas vidas. Mas, continuam conosco, nas nossas memórias, enquanto nos lembramos delas e daquilo que elas significam para nós.

 

A professora Lourdes Pequeno, deixou-nos sem sombra de dúvida dois grandes e importantes legados: a competência e o sacerdócio dois fatores primordiais e preponderantes sempre a fez dedicar toda sua vida a educação e a formação de valores  diante de sua ética moral e profissional com amor familiar e amigável inapagável que permanecerá viva em nossos corações.

 

Não vou dizer-lhe “adeus”, nem  “até breve”. Vou sim despedir-me de  ti com um  “até sempre”, porque assim que continuará na minha memória e, penso, na de todos os seus alunos.

 

O que mais d[oi nesta vida depois de tanto se amar, não é adeus da partida, é simplesmente não poder voltar. DESCANSO ETERNO DAR-LHE SENHORA,  QUE A LUZ PERPÉTUA A ILUMINE !

 

 

                                               Ingá, fevereiro de 2017

2 comentários em “O ADEUS A UMA GRANDE MULHER E UMA EXCELENTE EDUCADORA (Marcos Bacalháo”

  1. Janduí Alves de Oliveira

    Eu também tive a honra de ter sido aluno daquela digníssima professora, onde aprendi muito, não tenho palavras para descrever aquela educadora,fã mais esquecerei, Deus que coloque em um bom lugar.

Não é possível comentar.