Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

NOSSA VELHICE (Marcos Bacalhau)

Alguns termos usados para referir-se às pessoas com mais de 60 anos de idade, acabam trazendo idéias errôneas  em torno do envelhecimento. Podemos pensar até que , o uso desses termos podem trazer uma tentativa de suavizar e/ou amenizar o peso que estes conceitos causam em nossa sociedade.
Tentar definir estes conceitos pode parecer uma tarefa bastante fácil  e simples, no entanto, estes se apresentam como um tema complexo e que requer maiores esclarecimentos de suas diversas dimensões .
É importante pontuar que existe uma diferença no uso dos termos envelhecimento, idoso, velhice e terceira idade.
O termo velhice é considerado para uns como o último ciclo da vida, que independente de  condições de saúde e hábitos de vida, é individual, e que pode vir acompanhado de perdas psicomotoras, sociais, culturais e etc; já outros  acreditam que a velhice é  uma experiência subjetiva e cronológica. Porém, acreditamos que a velhice seja como uma construção social que cria diversas formas diferentes de se entender o mesmo fenômeno, dependendo de cada cultura.
E a terceira Idade ?Esta é fase entre a aposentadoria e o envelhecimento porém traz consigo as demandas de cuidado com a saúde de uma forma mais ampla, já pensando em um envelhecimento com mais qualidade de vida. Lendo um artigo sobre  envelhecimento, o  psicólogo Peixoto (1998) nos lembra de que  essa expressão também foi criada na França em 1962, quando fora introduzida no país uma política de integração social e que visaria à transformação da imagem da velhice. Esta vem a realizar um corte na ideia de velhice, promovendouma separação entre os jovens velhos e os mais velhos.
Portanto: é importante que possamos entender que esta fase da vida é única e importante, e que traz modificações que devem ser respeitadas.  Que esta etapa de vida não pode ser vista como negativa, pois os idosos ainda têm muito a nos ensinar sobre a vida!
Respeitar o idoso é respeitar nosso próprio futuro  !

1 comentário em “NOSSA VELHICE (Marcos Bacalhau)”

Não é possível comentar.