Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A MULHER E A MODA (Marcos Pires)


Desde a infância sempre gostei muito das mulheres. Meus “melhores amigos” sempre foram mulheres. Quando me iniciei nas crônicas semanais o primeiro foco foram os direitos da mulher no Jornal de Agá, onde escrevi sobre o tema por muitos anos, ainda antes de virar moda defender o sexo feminino. Lembro bem que cheguei a desafiar o então Presidente Collor que humilhava publicamente sua então esposa Rosane.

Tudo isso para dizer que leio bastante sobre elas. Por isso entendo muito mais de moda feminina do que a maioria das mulheres que conheço, em grande parte vítimas de fabricantes e comerciantes gananciosos. Meu conhecimento vai ao ponto de diferenciar um spencer de um bolero, identificar um tafetá chamalote nacarado e saber se uma bolsa é legitima ou 25 de março, somente olhando o fecho.

É triste ver belas mulheres usando algo que claramente deforma seu corpo somente porque está na moda. Pior ainda é saber que muitas delas sacrificam o orçamento para comprar uma bolsa ou um sapato mais caro só para mostrar às amigas, porque tenham certeza que os homens nem prestam atenção.

Com relação ao que está na moda, geralmente é tudo tão horroroso que tem que mudar a cada seis meses. Eu mesmo tenho um termômetro para a moda; quando estou me acostumando aos absurdos, sei que já é hora de a moda mudar. Coco Chanel teve uma sacada genial sobre o tema. Ela disse que enquanto a moda passa, o estilo permanece. Dia desses viajamos com Costanza Pascolato até São Paulo e deu para ver que a elegância não se compra em etiquetas caras.

Mas na bilionária indústria da moda as vítimas nunca aprendem. Uma obesa vai sempre ser convencida a comprar o vestido que a modelo magérrima está anunciando, talvez pensando que já se faz fotoshop nos corpos humanos. Infelizmente as mulheres tem dois desejos básicos irreconciliáveis; comer bem e emagrecer.

E tem bronca. Uma amiga de Mãe Leca soube desse meu conhecimento de moda e foi dizer a ela que o marido conhecer de moda é uma coisa boa, mas se ele começar a usar a roupa da esposa isso será uma coisa ruim. E será péssimo se a roupa ficar melhor nele do que nela.

Varei!!!!!

Att,

Pires Bezerra Advocacia

1 comentário em “A MULHER E A MODA (Marcos Pires)”

Não é possível comentar.