Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

” MOLDURAS BOAS NÃO SALVAM QUADROS RUINS” – Charlie Brown Jr (por Roberta Lopes)

roberta

Recebi o convite do querido e ilustre Vavá da Luz no sentido de escrever algo para seu Blog. Custei um pouco a me decidir pelo Tema “política”. Na verdade é um tema pelo qual pouco me interesso e até reservo uma certa aversão. Por vezes até me intitulo “apolítica”. Mas é um tema atual no mundo inteiro e especialmente em nosso pais que há poucos meses acolherá mais um processo eleitoral. Vamos à ele:

” O povo precisa de mudança! Do novo, de ideias e ideais renovadores. O vicio precisa cessar!” ou “O povo pede pela continuidade do bom serviço prestado. Prefere a experiência! Jogo que está ganhando não se mexe”.

São discursos antagônicos, geralmente usados repetidamente nas conversas informais, nos grupos de WhatsApp, nos slogans de campanha ou mesmo nos palanques diante de multidões. Falam em nome “do povo”! Mas em que momento O POVO tem verdadeiramente sua voz ouvida? Ou melhor, suas necessidades atendidas!

O povo precisa acordar. Precisa se fazer ouvir. Precisa conhecer e fazer valer seus direitos genuínos como cidadãos. Precisa entender que não é benevolência do gestor de uma cidade propiciar boas escolas, atendimento médico digno, segurança eficaz. É obrigação!

Afinal, somos nós, por meio de nosso trabalho, os verdadeiros pagantes dessa alta conta. O Brasil desponta anualmente e recorrentemente como campeão no ranking de países com a maior carga tributária imputada ao seu povo. São em média, 63 tributos que afetam direta ou indiretamente o bolso do brasileiro. Esse ano o trabalhador precisou trabalhar 153 para pagar tributos!

Há um outro indicador no que se refere ao retorno dos altos impostos, ou seja, em detrimento aos valores arrecadados com impostos, qual o percentual de fato revertido em qualidade de vida para o povo? Nesse Ranking nosso pais tem subido ao pódio em trigésimo lugar de trinta países referenciados.

Se faz portanto, necessário todo o nosso critério na escolha. Nesse jogo, sabemos, não há o melhor ou pior. O certo ou o errado. Nessa seara não há verdade absoluta. Escolhamos não pelo melhor discurso, pelas maiores promessas, “por favores”. E sem ingenuidade devemos entender que não há garantia de um voto certo porque o “poder” muda pessoas, conceitos e até ideais.

De forma consciente e madura saibamos: “Molduras boas não salvam quadros ruins.”

Roberta Lopes – 25/07/16

 

Nota do editor : Muito feliz e lisonjeado em contar neste humilde Blog com a colaboração de mais uma pessoa aculturada, com idéias maduras e firmes, e com grande talento literario

1 comentário em “” MOLDURAS BOAS NÃO SALVAM QUADROS RUINS” – Charlie Brown Jr (por Roberta Lopes)”

Não é possível comentar.