Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A JUVENTUDE NOS DIAS DE HOJE (Prof.Marcos Bacalháo)

 

“De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar.” (Platão)

                        A juventude de hoje, está cada vez mais precoce.E isso acontece devido a liberdade que os jovens possuem ao invés de rédeas curtas. Começa cedo, ganha o que quer, faz o que quer, a hora que quer, os pais na intenção de fazer o melhor, fazem com que essa maneira de criá-los os torne reféns de seus próprios filhos.

            A chantagem rola solta e a vida segue um impasse de tudo quero, tudo posso. Falta autoridade por parte dos pais, falta palmadas que hoje não podem ser mais dadas, falta o NÃO prevalecer e o “aborrecente” aceitar que nem tudo é como ele quer.

            Percebo também que os jovens, talvez por melhores oportunidades nos dias de hoje tendem a ter um futuro mais promissor. Escolher o que fazer da vida é uma obrigação e os jovens não estão encontrando tantas dificuldades para obter essa escolha. Porém, boa parte deles insiste em não crescer, não assumem tarefas, nem responsabilidades, parecem comprometidos em algumas coisas, mas  negligentes em outras.

            Vejam que, hoje em dia, cresce amplamente a marginalização de jovens principalmente na classe média. Grande parte deles são dependentes químicos, roubam de sua própria família, vivem a sexualidade precoce e inconseqüente. E isso se faz muitas vezes por falta de estrutura familiar. Quando a família é presente e principalmente adequada à situação muda, a família é imprescindível para os jovens de hoje.

            Acredito que os jovens necessitam de mais limites, eles usufruem de muitas regalias, de muitos direitos, ignorando seus deveres. E para que isso aconteça, o meio em que vivemos deve ser modificado para que os limites possam acontecer. Afinal, esses jovens é que estarão atuando futuramente em todas as áreas de nossa sociedade, devendo assim, amadurecer e agir conscientemente com responsabilidade, pois é ele que trilhará seu próprio futuro.

            Na minha época, eu como jovem, via que as responsabilidades da juventude futura era atuar em uma sociedade ampla, porém está na vontade de cada jovem aproveitar as oportunidades e batalhar por seus objetivos. É preciso ensinar o caminho e não desistir de conscientizar o jovem de que é nas decepções, falhas e experiências que se encontra o amadurecimento para a vida.

            Em pleno século XXI existem jovens que acham que não é preciso ter responsabilidade na vida e que não precisamos pensar no futuro, e acabam curtindo sua juventude de forma inadequada.Acredito que é na juventude que fazemos nossas escolhas, sendo nela que nos preparamos profissionalmente e moralmente para a vida, já que nossas atitudes hoje refletirão no futuro, para que possamos ser pessoas com mais responsabilidade nas nossas escolhas e acima de tudo ciente de nosso papel na sociedade.

            Essa é uma grande diferença de gerações anteriores.Se tem uma juventude freqüentemente que não tem sonhos, que vive muito o presente, quer ter sensações fortes, onde o importante são os sentimentos.Os jovens de hoje em dia são paparicados por alguns tipos de pais, mas ao contrário de outros jovens que querem ter sua própria vida ser dependentes não conseguem porque nosso governo tem criado algumas leis que isso é uma vergonha.O jovem menor de 18 anos é proibido a fazer qualquer tipo de serviço. Pois, então é melhor não contratar para não causar aborrecimentos futuros. Aí eu pergunto.Como os jovens vão aprender ser responsáveis começando a trabalhar somente após os 18 anos?

3 comentários em “A JUVENTUDE NOS DIAS DE HOJE (Prof.Marcos Bacalháo)”

  1. Quanta saudades do amigo e professor marcos que com sua sabedoria tanto me ensinou. sabias palavras e saudades de suas aulas.

  2. Pois é, meu caro Bacalhao… Tem muito ROBALO que des-conhece, no mundo da juventude, AS PIRANHAS. Quem imaginaria que AS PIRANHAS seriam as meninas de grandes famílias burguesas que numa festa rave qualquer da vida engole 8 ROBALOS e ainda peida 15 sardinhas? 18 anos é até número CABAÇÍSTICO… Aos 18 se chega arregaçad@, vomitando, caso entenda, água sanitária. O problema é dos pais? Em parte. Dar tudo o que o filho pode ter significa tirar tudo que ele, filh@, futuramente, pode conquistar. Quando os pais entenderem que é DANDO o motivo para as não CONQUISTAS, talvez, estes jovenzinhos tenham que tirar o próprio sustento do trabalho. A propósito, brincadeira na infância e punheta na adolescência nunca foram EXPERIÊNCIAS para uma vida adulta saudável. É brincando de boneca ou de carrinho que a menina aprende a ser idiota e o menino a ser grosso. Brincadeira? Não, embrutecimento social precoce. Tenho dito!!!!

  3. PARABÉNS, CARO AMIGO MARCOS BACALHÁO, PELO SEU SÁBIO COMENTÁRIO SOBRE OS JOVENS DE HOJE. EM UM PAÍS EM QUE O MENOR (JOVEM) DE 18 ANOS PODE FAZER TUDO, PODE MATAR, ROUBAR, ESTUPRAR, ETC…ETC…, INCLUSIVE PODE ATÉ ESCOLHER OS NOSSOS REPRESENTANTES, POIS ELES TAMBÉM PODEM VOTAR, INFELIZMENTE, ELES SÃO CAPAZES PARA TUDO, SÓ NÃO SÃO CAPAZES PARA RESPONDER OS SEUS ATOS CRIMINOS, ELES OS JOVENS ADOLESCENTES MENOR DE 18 ANOS, NÃO PODEM SEREM PRESOS, QUANDO MUITO ACONTECE ELES SÃO APREENDIDOS E DEVOLVIDOS PARA SOCIEDADE PARA PRATICAREM OUTRO E OUTROS ATOS CRIMINOSOS.
    ISTO É SIMPLESMENTE , UMA VERGONHA PARA O NOSSO PAÍS.
    JAMES TRAVASSOS.

Não é possível comentar.