Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

E o que mais? ( Dunga Jr )

E o que mais?

Aprendi que existem frases super poderosas, que impulsionam, geram autoestima, reformulam conceitos e crenças, determinam novos rumos, lançam desafios, fazem pensar e realizar com sentido, desafiam seu próprio eu, inovam o sentido do próximo passo, regem compassos de história, constroem novos rumos.
Uma que me faço constantemente e aos meus liderados é: “e o que mais?”.
A primeira vez que me perguntei “e o que mais?”, juro, achava que já era muito o que eu fazia e realizava, e fui por duas, três vezes, perguntado: “e o que mais?” – cheguei a me irritar, pois sempre nos achamos grandes e suficientes, foi quando parei e pensei: – como sou pequeno e tenho muito a aprender, como tenho algo mais a fazer por mim, por meu time.
Era muito interessante simplesmente cumprir a tabela, assinar o ponto e voltar para casa, achar que o dia tinha sido exausto por cumprir o rito burocrático, sem ao menos me perguntar, nem muito menos responder, “e o que mais?”
Posso, ajustar, melhorar, inovar, aprender, realizar e agir?
Primeiro, o que mais eu podia fazer por mim mesmo, para ser melhor enquanto ser humano, amigo, colega, líder, pai, esposo, irmão e filho?
Sem noção de minha prepotência, não seria capaz de enxergar que tinha muito mais para realizar no meu próprio eu.
Passei logo em seguida a observar o meu entorno, o que podia ser feito a mais, do cenário e pessoas que estavam ao meu redor, o que mais poderíamos fazer. Foi mais que mágico, e encantador mesmo, ver pessoas se repensando, expondo a potencialidade guardada, a inteligência reprimida, o sonho esquecido em realizações perfeitas, traduzindo felicidade e vitórias.
A roda dos ventos começa a girar em busca do vento perfeito; pessoas felizes são as que conseguem reunir, em si e no próximo, exemplos e condutas que despertam também exemplos de verdade e felicidade.
– É bom estar com vocês; é interessante estar nesse time; é grandioso sentir felicidade nesse lugar; estou mais saudável; posso ajudar; meu próximo desafio é poder perceber que você foi bem atendido por nossa equipe; melhor agir assim, faz sentido; nosso maior sucesso será a satisfação de quem nos procura.
Não existe maior aprendizado que a cocriação, será sempre o meu melhor que estou pronto a compartilhar, unido ao melhor que posso receber. De onde acontece a cocriação, ouvindo, dialogando, entendendo, respeitando e criando, fazem parte do processo de inteligência desse recomeço.
Somos desafiados a viver dias de reconstrução de uma nova vida, onde precisamos todos os dias aprender muito mais, e não existe receita nem fórmula pronta para que o Mágico ou as pílulas de Matrix possam conduzir ao sucesso ou ao êxito, sem esforço e aprendizado, nunca esquecendo a grande capacidade da visão sistêmica como fundamento e propósito.
Sim, mas, findando este texto, pergunto a mim e a você: “e o que mais vamos fazer por nós e por quem nos completa hoje, amanhã e depois de amanhã?”

Dunga Jr
De um dia de Domingo 18/09/22.

2 comentários em “E o que mais? ( Dunga Jr )”

  1. Liderar é fazer acontecer...

    É isso aí. Sempre me faço essa pergunta: Será que estou fazendo o meu melhor ? E onde me colocam tento ao máximo viver e ser uma constante aprendiz.
    Bom texto para incitar a pensar onde podemos melhorar, refazer e procurar evoluir.
    Ser grato pelo trabalho diário, e acima de tudo ser grato a quem nos deu a mão. Um time precisa jogar junto para que todos cresçam.

  2. O que posso fazer mais por nós e quem nos completa, não existe pílulas que possa nos conduzir ao sucesso e ao êxito sem esforço. Como gostaria de ter uma equipe assim, que podesse colaborar para juntos por um todo ao êxito ao sucesso juntos.

Não é possível comentar.