Pular para o conteúdo

É necessário para um ser humano ouvir na essência, amar e ser amado, ser reconhecido, e poder errar…

É necessário para um ser humano ouvir na essência, amar e ser amado, ser reconhecido, e poder errar…

Essa necessidade humana não precisa estar nessa ordem, pois seria o óbvio, seria o pressuposto do amanhã, e o necessário para uma vida é um desempenho validado no êxito e na plenitude do bem.
Quando reconheci meus erros, vi e senti o tamanho e o fator causado por eles, em mim, e em quem eu atingia.
Sem nem saber o tamanho do meu egoísmo, olhar para meu eu foi fantástico – dizer “ei, agora sou eu e eu que vamos exercer o papo reto”.
Despido de mim e fortalecido em mim, depois de uma grande batalha, disse a mim mesmo que tenho o direito de errar e, desse aprendizado vivido, ressignificar e crescer mais ainda no lançamento do meu voo em direção ao sol.
Passar a ouvir, no âmago, no cerne, me remete à sabedoria e à vitória sobre mim mesmo, enquanto ser humano. Todo segundo dedicado à escuta me fortalece horas na direção de minha fala.
Já falei da lição do meu pai – “escute muito e fale menos”, e de minha mãe, que deu a senha – “a maior sabedoria está na escuta”. Ouvir na essência é ouvir no olhar, no ar, no gesticular… é escutar com a alma.
Jamais poderemos amar sem ouvir muito; jamais poderemos amar sem fazer desta escuta a lição de vida, sem rabiscar nesta escuta as linhas para que outros possam ouvir também em leitura.
Amar de verdade é falar, não sentir apenas ruído, e sim sons, em orações, revestidos de amor. Ser amado é sentir os olhos, corpos e almas em sintonia com o bem e a vida.
Demonstrar gratidão é a parte maior de um processo de vida, pois só os verdadeiros seres humanos podem admitir no outro o valor do reconhecimento, pois este fortalece, enobrece, ergue, alicerça, impulsiona, apaixona, alimenta, revigora, renova, deixa vivo.
É assim: não deixe de reconhecer no outro o valor que você, em sã consciência, sabe que ele tem. Fala hoje, amanhã pode ser tarde!

Dunga Jr
De um dia de domingo 16/07/23

3 comentários em “É necessário para um ser humano ouvir na essência, amar e ser amado, ser reconhecido, e poder errar…”

  1. Valni Queiroga Santana Martins

    Precisamos aprender a amar o nosso irmão,independente de qualquer crença.

    Precisamos aprender com os nossos erros e com as experiências dos outros tb.
    Precisamos ser gratos em toda e qquer situação, lembre-se q poderia ser pior. Kk

    1. Gilberto Aureliano de Lima

      “Ouvir na essência é ouvir no olhar, no ar, no gesticular… é escutar com an alma.”

      Excelente!

Não é possível comentar.