Conhece-te a si mesmo…
Sempre que me permito, passo com tempo nesse princípio adotado pela filosofia, discutido por vários filósofos e Sócrates, inscrito no portal do templo de Apolo, em Delfos: “se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que buscas, tampouco o encontrarás fora. Em ti está oculto o tesouro dos tesouros. Oh, Homem! Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”.
Muito difícil será a demora em propor o papo reto consigo, de resto, vagará em direção ao não sei o que, em busca do nada. Salutar o conhecimento de nós mesmos – sabedor de meus erros e do tamanho de minha ignorância, faço-me grande ao não querer saber mais que ninguém, e mais forte em aprender o que não sei.
Sabedor de mim, posso melhorar, mudar comportamentos egoístas, dizer a mim mesmo – “aprende, não se envergonha de si mesmo, ainda dá tempo; levanta, age”. Isso tudo muda o ecossistema ao nosso redor – isso faz e é felicidade.
Podemos melhorar todos os dias, horas, minutos, segundos, basta ter a certeza de seu eu. Somos seres em crescimento e constante aprendizado. Olha seus olhos, respira e inspira ar do bem, caminha em passos lentos e seguros, conecta com o melhor de cada melhor.
Oração, crença e fé, com toda a sabedoria na essência de transformar e erguer esse tal ser humano, que diz amar e respeitar como princípios e valores fundamentais, para garantir o convívio em sociedade.
Basta para conseguir esse resultado da felicidade, a capacidade de mudar, de ressignificar, de olhar para a vida percorrida e dizer que faria tudo outra vez, se preciso fosse, como diz a canção, onde no legado esteja a honra.
Autoconhecimento não é palavra de moda, é sabedoria, é vontade, é agir, é respeito a si, dessa maneira estaremos também entendendo outros e outras em sua travessia na vida. Aprender sempre é essencial, para saber que não sabemos tudo e que existe um universo ao redor, que precisamos respeitar e honrar.
De um dia de domingo
Carlos Marques Dunga Jr
Pura verdade.
Não é possível comentar.