Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

COMO É A EDUCAÇÃO NOS DIAS DE HOJE? ( Prof. Marcos Bacalháo)

 

 

            A Constituição Brasileira de 1988, estabelece que: “educação” é um direito para todos, um dever do Estado e da família.Quer dizer que, todo brasileiro deve estar voltado para a Educação.Mas isto é muito relativo.

A educação não é mérito de um único professor ou de uma única escola, mas é o objetivo de todo docente e de toda comunidade escolar.

            Ser professor hoje é uma tarefa bem difícil, mas prazerosa, pois ele  precisa se  dedicar, e muito,aos estudos, a pesquisa, ao seu desenvolvimento profissional e aos seus alunos. A profissão docente é uma das mais difíceis, pois temos desafios todos os dias, como ensinar o aluno a pensar, a pesquisar, etc. Pois, transmitir conhecimento, a crianças ou adultos, é tido como uma bela vocação, pela maioria das pessoas.

            A situação atual dos professores é semelhante ao século XVIII, em relação ao salário pago. O salário médio do professor brasileiro em início de carreira é o 3º mais baixo em um total de 36 países desenvolvidos. Com esses baixos salários oferecidos no Brasil, poucos jovens acabam seguindo a carreira. Outro problema é que professores com alto nível de educação acabam deixando a profissão em busca de melhores salários. O Brasil hoje, é um dos  países com o maior número de alunos por classe, o que prejudica o ensino, isto é, existem mais de 29 alunos por professor no Brasil.

            Em outra situação, ser professor tem sido mais uma vivência de dor  do que de dom. A violência nas escolas ultrapassou todos os limites. Os alunos em geral tem uma grande noção sobre os seus direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, dando-lhes a liberdade no ambiente escolar. No final a violência sobra para todos os membros da comunidade escolar. Essas pessoas não entendem que junto com o direito vem o dever da obrigação e do respeito humano. Porém nem os pais de alunos e muito menos os alunos entendem essa dinâmica social. A lousa, o caderno, o lápis e a borracha, tão comuns à sala de aula, não é de hoje, convivem com o porte de armas, a situação de gangues e do tráfico de drogas, o furto e a agressão física e verbal.

            Existe também outra dificuldade que os professores encontram é que muitos destes são especialistas em uma outra área e lecionam em uma outra, devido a falta de professores. Ou seja, são professores que se formaram em outras áreas e estão nas salas de aulas, ensinando coisas que não estudaram na graduação. A situação mais crítica é na disciplina de artes, seguida de geografia, matemática e línguas estrangeiras Mas, apesar de todos esses aspectos negativos que envolvem a classe docente, ser professor deve ser muito mais um dom que a própria dor.

            Ser Professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência  e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formam pessoas. Vejam que alguns alunos de hoje não estão interessados em aprender e sim alcançar a média para passar de ano, pois aprender se tornou uma obrigação e não  um desejo. Para outros, os alunos de hoje têm estabelecido  compromisso com o aprendizado, isto que ele adquiriram o que por muitos anos lhes foram negado o direito de voz, hoje os alunos se expressam livremente, expõem suas opiniões, e isto faz com que os alunos tenha vontade de aprender existindo um compromisso com o seu aprendizado, visto que este faz por intermédio do próprio aluno. Estudar hoje em dia se transformou num sinônimo de decorar. Tendo dito!!!

             

2 comentários em “COMO É A EDUCAÇÃO NOS DIAS DE HOJE? ( Prof. Marcos Bacalháo)”

  1. Professor Marcos Antonio, aprecio muito o que o senhor, com sua sapiência, externa com suas bem colocadas palavras, mas, por favor, pare de concluir seus artigos com a frase “tenho dito”, afinal, o distinto não está fazendo nenhum discurrso.

Não é possível comentar.