Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A CONFIANÇA DO SER HUMANO ( Prof. Marcos Bacalháo )

 

“ A confiança perdida é difícil de recuperar. Ela não cresce como as unhas”

 

            A confiança é o bem maior que pode se instalar no ser de um homem.É quando podemos dizer que: confiar é, portanto, o maior desafio do ser humano.

            Nós, humanos, todavia, nos tornamos seres plenos de desconfiança. A inteligência pode se tornar em armadilha, e a sabedoria em  astúcia; de modo que ser inteligente e sabido permite ver que a antítese de tais virtudes pode ser laço e armadilha.

            Nossa desconfiança é fruto de nossa inteligência possessa da certeza que o conhecimento do bem é também conhecimento do mal.Pois quando se fala de pessoa, quando se fala do ser humano, fala-se de sentimentos que se for abalado, você nunca mais o recupera em sua plenitude.

            Confiança, portanto, é algo que para existir num homem precisa se impor contra todas os seus instintos de inteligência-caída, e programada para desconfiar. Pois, no homem até o instinto da vida se tornou desconfiança!

            Somente a confiança muda o mundo que nos cerca; mas para que isto aconteça, ela antes tem que ser mudado o mundo interior do homem que diz experimentá-la. Confiança deve ser o estado do ser pacificado com Deus. Por outro lado, ninguém é pacificado em Deus se não se entregar em confiança ao amor e a felicidade de Deus.

            Quando crescemos aprendemos que a confiança é como um cristal, uma vez quebrado ainda que se cole todas as partículas espalhadas não se tem o mesmo brilho. Quando se confia em alguém, é como se entregássemos a essa pessoa  um bem de alto valor, e se essa pessoa não protege este bem, mesmo se desculpando, mesmo  justificando com motivos que de fato mostre que foi inevitável a quebra dessa confiança, você jamais conseguiria  confiar nela plenamente.

            Acontece que todos nós somos falhos, todos nós temos nossos defeitos, mas nada é tão insuperável quanto a quebra de confiança. Quando você vê que aquela pessoa que você tanto confiou, traiu sua confiança, muitas vezes você fica com um sentimento de raiva mas nem sempre da pessoa, mas de si mesma. Muitas vezes até às lágrimas.

            Não adianta a melhor maneira de se guardar um segredo, quando for seu, é não contá-lo a ninguém. Quando for segredo do outro, a melhor maneira de guardá-lo é nem saber dele.

            Uma esposa ou um marido, ou namorado(a) quando é traído, se perdoa a  reincidência do fato que gerou a traição levará de imediato a auto pergunta, será que estou sendo traído(a) novamente? Ou seja perdoou, mas não confiou, como antes. Uma vez abalada a confiança é impossível a reconstrução da forma perfeita.

            Então com minha experiência a dica que eu dou é a seguinte: se  confiaram em você, faça de TUDO para nunca perder essa confiança, pois quando se fala de ser humano, quando se fala de pessoas, fala-se de sentimentos que se for abalado, meu caro, você nunca mais o recuperará em sua plenitude! Tenho dito!!! 

1 comentário em “A CONFIANÇA DO SER HUMANO ( Prof. Marcos Bacalháo )”

  1. CONFIAR É ACREDITA NO OUTRO, PRINCIPALMENTE NAQUELAS PESSOAS QUE ESTÃO MAIS PRÓXIMAS DE NÓS, COMO POR EXEMPLO: UM PAI…UMA MÃE… UM FILHO..UM IRMÃO…UM COLEGA DE TRABALHO…UM AMIGO…CONFIAR É ACREDITAR QUE NAS HORAS DIFÍCEIS DAS NOSSAS VIDAS… PODEMOS CONTAR COM AQUELA PESSOA EM QUE CONFIAMOS.
    QUANDO ELEGEMOS ALGUÉM DE CONFIANÇA, INCUMBIMOS ESTA PESSOA DE CORRESPONDER AS NOSSAS EXPECTATIVAS E SABER DA IMPORTÂNCIA DE SUAS AÇÕES COM RELAÇÃO A NÓS, MAS INFELIZMENTE NEM TODOS ACERTAMOS NA ESCOLHA E VEM DESTA EXPERIÊNCIA A NOSSA FALTA DE CUMPLICIDADE NOS DIAS DE HOJE, A FALTA DE CONFIANÇA NO OUTRO DEVIDO AO MEDO DE SOFRER UMA DECEPÇÃO.
    SEM CONFIANÇA SE PERDE A DIGNIDADE… SE PERDE O RESPEITO…SE PERDE A MORAL…SEM CONFIANÇA SE PERDE O SENTIDO DE VIVER EM SOCIEDADE…SEM CONFIANÇA FICAMOS MAIS EMPOBRECIDOS DE QUALIDADES.

    JAMES TRAVASSOS

Não é possível comentar.