Itabaiana hoje, 05 de julho, vive um data em que homenageia, com um feriado municipal, o dia do falecimento prematuro do Dr. Aglair da Silva, homem simples e amigo do povo, médico e cirurgião competente e prefeito da cidade no período de 1977 a 1983.
O poeta Agenor Otávio Oliveira escreveu sobre Dr. Aglair, em seu livro “Tributo aos que Partiram”:
“ Como é bom relembrar
O nome de Dr. Aglair
Que foi prefeito do meu lugar
Nunca foi homem de perseguir
Onde ele agora possa estar
Sua alma haverá de sorrir ”
–
Em seu livro “Memórias Esparsas de um Rábula. 2° Edição, Página 102, ano 2011” o Jornalista Arnaud Costa também escreveu sobre Dr. Aglair, onde diz:
Dr. Aglair, O médico dos pobres.
O médico e famoso cirurgião Aglair da Silva assumiu a prefeitura de Itabaiana após uma memorável campanha, quando enfrentou nada menos do que duas chapas fortíssimas: Cândido Gouveia Sobrinho/Arnaud Costa e o Capitão Joca Pedro/Babá, este último, futuro edil itabaianense.
Aglair era mais médico do que prefeito, uma vez que a sua digna consorte era o braço direito de sua administração. As suas qualidades de médico renomado e amigo da pobreza, bem como sua popularidade incontestável, fizeram dele um verdadeiro homem público, merecedor do proselitismo que despertava. Foi um prefeito dinâmico, popular e honesto sendo a sua maior obra a construção do Terminal Rodoviário, velho anseio da população.
A sua morte trágica deixou enorme lacuna no seio da população itabaianense, além de representar uma perda incomparável na classe médica da Paraíba.
Legal
Não é possível comentar.