Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Em sessão extraordinária Câmara de Ingá discutirá projeto da vereadora Mana

 Câmara de Ingá discutirá projeto da vereadora Mana que suspende descontos em folha das parcelas dos empréstimos consignados dos servidores públicos municipais durante a pandemia

A Câmara Municipal de Ingá realizará nesta sexta-feira às 19:30 h sessão extraordinária de forma virtual, tendo como pauta o projeto apresentado pela vereadora Emmanuela Silveira Monteiro Félix, Mana (PSL), que dispõe sobre a suspensão do desconto em folha do pagamento das parcelas dos empréstimos consignados durante o período de três meses, em razão pandemia do coronavírus. 

Apesar de as sessões ordinárias estarem suspensas, o projeto de Lei tem uma certa urgência, pois, como todos estamos cientes, as condições financeiras da população como um todo está cada vez mais complicada e piorou mais ainda devido ao Covid-19.

Segundo o Regimento Interno casa legislativa, na sessão extraordinária os vereadores só poderão deliberar sobre a matéria que foi convocada. Portanto, os vereadores só poderão fazer o uso da tribuna para discutir e aprovar o projeto de Lei.

A sessão será virtual utilizando o aplicativo zoom e terá transmissão ao vivo pelo Ingá Digital no Facebook.

Desde o início das medidas restritivas em razão da pandemia do coronavírus esta será a terceira sessão virtual realizada pela Câmara de Ingá sob a presidência do vereador Alcides Gomes de Andrade.

Ingá Cidadão/vavadaluz

2 comentários em “Em sessão extraordinária Câmara de Ingá discutirá projeto da vereadora Mana”

  1. José Euclides Marques

    Será que os bancos irão acatar está proposição, digo, projeto da nobre vereadora. Projetos como estes, já foram votados tanto na esfera federal, estadual e municipal e, pelo que eu já li, nenhum banco acatou nenhuma decisão, mas vale a tentativa.

  2. O Projeto de Lei mesmo sendo aprovado e passando a ser Lei, não acredito que tenha o efeito necessário, sem uma variante indesejada, ou seja, existe uma Lei Federal que suspende o pagamento do consignado a pensionistas e aposentados. Este funciona por que o governo federal paga os salarios e o mesmo governo que arrecadada o consignado e repassa para o INSS, tem o poder tambem de fazer o INSS suspender o emprestimo consignado. Porem, uma Lei Municipal não vai ter poder de cumprimento junto a um Banco Federal ( BB ou CEF ), o banco pode ate atender, mas ele pode querer o valor atualizado financeiramente. E, quando o servidor assina o contrato as regras já estão definidas. Ou, ele pode recorrer judicialmente da Lei. Não acredito que o banco suspenda o pagamento e não repasse o juros ao servidor.

Não é possível comentar.