Pular para o conteúdo

GOVERNO INICIA PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO DA CAGEPA

Cagepa RC inicia privatização 20fev2017

Já é possível entender por que o governador Ricardo Coutinho tem reajustado as contas de águas e esgotos muito acima da inflação: certamente para tornar a Cagepa mais rentável e empresa é que paga alguns dos salários mais altos na Paraíba. Mas, há um outro motivo, que é tornar a empresa mais atraente para o projeto de privatização que vem tocando em sigilo.

Está em curso um projeto de venda da Cagepa, por mais que o governador tenha mantido o caso o segredo. Foi revelado, neste final de semana, numa reportagem de O Globo (em https://goo.gl/AiIOdA). Segundo a matéria, o BNDES já começou, a pedido do Governo da Paraíba (e mais seis Estados), realizar estudos que “vão desenhar o modelo de concessão à iniciativa privada”.

A informação veio à tona, após o acirramento das empresas interessadas em adquirir o controle da Cagepa e outras companhias concessionárias de águas e esgotos no País. Segundo o BNDES, já há 20 empresas habilitadas para disputar as privatizações. Não há ainda valores previstos, mas o Governo Ricardo Coutinho espera amealhar mais de R$ 1 bilhão com a venda da Cagepa.

Outros Estados – Além da Cagepa, há ainda em processo de privatização, companhias concessionárias do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Pará, Maranhão, Amapá, Sergipe e Alagoas. Os editais para os estudos relativos a estes estados saem semana que vem, prevê o BNDES. A iniciativa de privatizar as companhias parte de uma decisão política do governador de cada Estado. Cabe ao BNDES dar o apoio necessário.

BHM

2 comentários em “GOVERNO INICIA PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO DA CAGEPA”

  1. uma boa noticia, muito embora que iremos pagar por uma água mais cara, mais teremos uma água de qualidade, hoje a barragem de Acauã tem em seu potencial ainda 5% de água em torno de 13.700.00 metros cúbicos, e ainda conta com a vazão da comporta que ainda esta aberta, e outro detalhe importante segundo a mesma “fica inviável a mudança da bomba de captação” que dizer para os gestores da cagepa esta tudo bem, mas pra a população das cidades de Itatuba, inga, Juarez Távora, Salgado de são Felix, como ficam? “estamos sofrendo uma grande dificuldade com a falta d’água, seria cômico se não fosse grave o problema, a barragem com água e as torneiras sem jorrar água..”. foi uma ótima ideia do Governador Privatizar a Cagepa.

Não é possível comentar.