Levantamento ouviu 12.022 eleitores em 433 municípios brasileiros, nos dias 1º e 2 deste mês
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (2) mostra a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, com 40% das intenções de votos. Marina Silva, do PSB, aparece com 24%, e Aécio Neves, do PSDB, com 21%. Dada a margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois últimos candidatos entram em empate técnico.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. Na pesquisa anterior, apresentada dia 30, Dilma tinha 40%, Marina, 25%, e Aécio, 20%.
Na pesquisa divulgada nesta quinta-feira, os candidatos do PSC, Pastor Everaldo, do PSOL, Luciana Genro, e do PV, Eduardo Jorge, marcaram, cada um, 1% cada das intenções de voto. Zé Maria, do PSTU; Eymael, do PSDC; Levy Fidelix, do PRTB; Mauro Iasi, do PCB; e Rui Costa Pimenta, do PCO, têm juntos 1%. Votos nulos ou brancos somam 5% e os indecisos são também 5%.
Em relação aos votos válidos, se forem excluídos os brancos e nulos e os eleitores que se declaram indecisos, Dilma teria 45% dos votos, Marina, 27%, Aécio, 24%. Luciana Genro, Pastor Everaldo e Eduardo Jorge, teriam, cada um, 1%. Os demais candidatos teriam menos de 1%.
Este é o procedimento usado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer a disputa no primeiro turno, um candidato precisa de 50% mais um dos votos válidos.
Na simulação de segundo turno entre Marina e Dilma, Dilma venceria com 48% dos votos e Marina teria 41%. Na semana passada, Dilma tinha 49% e Marina, 41%.
Em um segundo turno entre Dilma e Aécio, Dilma sairia vencedora com 48% contra 41% dos votos. As porcentagens anteriores eram, respectivamente, 50% e 41%.
Quanto à rejeição aos candidatos, Dilma tem o maior índice: 32%. Marina tem 25%; Pastor Everaldo, 22%; Levy Fidelix, 22%; Aécio, 21%; Zé Maria, 18%; Eymael, 16%; Luciana Genro, 16%; Rui Costa Pimenta, 15%; Eduardo Jorge, 14%; e Mauro Iasi, 14%.
A avaliação do governo Dilma foi considerada ótima ou boa por 39% dos entrevistados. Os que responderam regular somam 36%. Já os que consideram o governo ruim ou péssimo foram 23%. Dois por cento não souberam responder.
O Datafolha ouviu 12.022 eleitores em 433 municípios do país nos dias 1º e 2 de outubro. O nível de confiança é 95%. Com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00933/2014.
Agência Brasil
Todo povo tem o seu gestor corrupto que merece. Aqui nesta terra chamada, chamada de que mesmo, sei lá , esqueci pra não lembrar os eleitores podem ser comparados ao dito: ” Apanha mais que mulher de malandro” ou ” Bate muito, mais eu gosto”. Vejamos o por que pois tem candidato que quanto mais se descobre corrupção, safadezas, roubo e o mesmo está envolvido até o pescoço aí é que ele sobe nas pesquisas. Ledo engano quem pensou que o escãndalo da QUADRILHA PETROBRAS fosse prejudicar uma certa candidata o tiro saiu pela CUlatra de todos. Esqueceram que estamos no brasil com letra minúscula mesmo e aqui nesta terra de piratas e saqueadores o efeito é sempre o contrário. Sabe seu Vavá, melhor mesmo é guardarmos tudo isto em uma Bolsa va lá que seja Escola, família, gás, prostituta, moradia, passagem e tome bolsa pra saco nenhum botar defeito.
Não é possível comentar.