Pular para o conteúdo

Esperança: O Pior dos Males

Ao perceber o que Epitemeu havia feito, Pandora fechou a caixa, deixando, no fundo, a esperança. Essa passagem resultou no famoso ditado “a esperança é a última que morre”. A narração sobre a criação do homem pode ter várias versões, como a do trecho bíblico de Adão e Eva, e ser interpretada de diversas maneiras.

Em Hebreus 11,1 nos diz que a fé é fundamental da esperança, logo se você de fato está dizendo que a sua esperança é a última que morre, quando ela acabar de verdade, a sua fé já não se perdeu por primeiro.

A esperança pode ser descrita como o sentimento de quem acredita na realização dos seus desejos ou de quem espera que as coisas melhorem. Assim, ela é essencial para guiar os nossos passos em direção ao futuro, mesmo em meio às adversidades.
Sentimento que leva o homem a olhar para o futuro, considerando-o portador de condições melhores que as oferecidas pelo presente, de tal sorte que a luta pela vida e os sofrimentos são enfrentados como contingências passageiras na marcha para um fim mais alto e de maior valor.

O que Nietzsche disse sobre a esperança?
Se a esperança não existisse, os humanos estariam extintos e o sofrimento do homem acabaria

O que a Bíblia fala sobre esperança?
O princípio da esperança se estende até a eternidade, mas também pode nos amparar nos desafios cotidianos desta vida. O salmista disse: “Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus” (Salmos 146:5). Com esperança, temos alegria na vida.
O que Jesus disse sobre a esperança?
Morôni 7:42–43. “42 Portanto, se um homem tem fé, ele tem que ter esperança; porque sem fé não pode haver qualquer esperança. 43 E novamente, eis que vos digo que ele não pode ter fé nem esperança sem que seja manso e humilde de coração.”

O que a psicologia fala sobre esperança?
Ligada ao otimismo, a esperança é uma atitude ou perspectiva de que coisas boas acontecerão e os desejos ou objetivos de alguém, no final das contas, serão realizados. A adversidade contínua durante a pandemia corroeu o senso de esperança de muitas pessoas.

Hélio Costa

1 comentário em “Esperança: O Pior dos Males”

  1. Ah, a esperança, essa mágica bússola que nos faz ignorar as poças de lama do presente em busca de um futuro (quase tão) promissor! É fascinante ver como a fé, a velha amiga, sempre está por trás dessa ideia de não desistir, mesmo quando a luta diária parece mais um drama teatral do que uma jornada espiritual. Quem diria que sem esperança, seríamos extintos… ou talvez apenas teríamos mais material para dramas existenciais na Netflix? Aspas e tudo! Mas, claro, essa dose diária de otimismo (que a psicologia apoya, ótimo!) é fundamental para não virar um rato na casinha da vida, rindo do mundo lá de fora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *