Pular para o conteúdo

maio 8, 2012

PREFEITOS DE MATUREIA E OURO VELHO SUSPENDEM SÃO JOÃO POR FALTA DE CHUVAS

O prefeito de  Ouro Velho , Inácio Júnior, suspendeu nesta sexta-feira (04) a festa de São João do município . O cancelamento dos festejos juninos foi por conta da seca que atinge todo o município e região. O município decretou estado de emergência em razão da escassez de chuva.
Agricultores já chegaram a vender mais de 60% do rebanho de bovinos, caprinos e ovinos.  Continue a ler »PREFEITOS DE MATUREIA E OURO VELHO SUSPENDEM SÃO JOÃO POR FALTA DE CHUVAS

MINISTRA DA IGUALDADE RACIAL VAI PARTICIPAR DO SEMINÀRIO ESTADUAL DE POLITICAS PÙBLICAS PARA AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS/PB.

MINISTRA DA IGUALDADE RACIAL VAI PARTICIPAR DO SEMINÀRIO ESTADUAL DE POLITICAS PÙBLICAS PARA AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS/PB. O Seminário Estadual de Políticas Públicas para as Comunidades… Continue a ler »MINISTRA DA IGUALDADE RACIAL VAI PARTICIPAR DO SEMINÀRIO ESTADUAL DE POLITICAS PÙBLICAS PARA AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS/PB.

SECA: Governo da PB decreta situação de emergência em 170 municípios,inclusive o nosso

 O governador Ricardo Coutinho decretou, nesta segunda-feira (7), situação de emergência em 170 municípios atingidos pelos efeitos da estiagem ano no Estado O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (8) e tem como objetivo agilizar a liberação de recursos federais nas áreas de abastecimento e apoio aos agricultores que perderam suas plantações.

A medida teve como base pareceres da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e da Defesa Civil do Estado, que demonstram o baixo nível pluviométrico na região do semiárido paraibano.

Ricardo Coutinho manifestou sua preocupação com os efeitos da seca na Paraíba, como a falta d’água para consumo humano e animal e prejuízos à agricultura e pecuária do Estado. Ele ressaltou que o governo tem trabalhado intensamente e conseguido apoio federal para o atendimento à população quanto ao abastecimento, com a construção de cisternas, barreiros e sistemas simplificados d’água.

Veja a relação :Continue a ler »SECA: Governo da PB decreta situação de emergência em 170 municípios,inclusive o nosso

A CELPE e o ranking da ANEEL

Heitor Scalambrini Costa

Professor da Universidade Federal de Pernambuco

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) publicou recentemente o ranking das distribuidoras de energia do país em relação à qualidade do serviço prestado. No período de janeiro a dezembro de 2011, foram avaliadas 63 distribuidoras divididas em dois grupos, sendo 33 no mercado de energia elétrica que fatura anualmente acima de 1 TWh (TeraWatt hora), e 30 no mercado anual abaixo de 1 TWh.

 

O ranking foi elaborado com base no Indicador de Desempenho Global de Continuidade (DGC), formado a partir da comparação dos valores apurados do DEC(Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) que indica o número de horas em média que um consumidor fica sem energia elétrica durante um período, geralmente o mês ou o ano, e o FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) que indica quantas vezes, em média, houve interrupção na unidade consumidora (residência, comércio, indústria, etc) em relação aos limites estabelecidos pelas Resoluções da ANEEL. Dessa forma, a expectativa é poder comparar distribuidoras entre si, e afirmar que as mais bem colocadas possuem, na média, melhor continuidade do serviço em relação às demais.  Continue a ler »A CELPE e o ranking da ANEEL