Com cena épica, folhetim bíblico atingiu um pico de 34 pontos no Rio, contra 20 da emissora global
O Mar Vermelho finalmente se abriu em “Os Dez Mandamentos” e a audiência foi às alturas na Record. Após ser adiado diversas vezes, o tão esperado capítulo foi ao ar na terça-feira (10) e o Ibope bateu 34 pontos no Rio, contra 20 da Globo, segundo prévia do Ibope.
Em São Paulo, foram 27,8 pontos contra 19,4 da emissora carioca (cada ponto equivale a 67 mil domicílios sintonizados). Já em Belo Horizonte, o embate foi mais equilibrado e o canal do bispo Edir Macedo marcou 23,3 pontos e a segunda colocada, 20,8. Nas redes sociais, a novela bíblica chegou aos trending topics do Twitter.
Na cena, os egípcios, comandados por Ramsés (Sérgio Marone), perseguem os hebreus que se desesperam. Neste momento, Deus fala com Moisés (Guilherme Winter) e ordena que ele estenda o cajado em direção ao mar. Impressionados, os hebreus começam a travessia, o que atemoriza os egípcios.
Como o diretor da trama, Alexandre Avancini, adiantou ao iG, a sequência levou seis meses para ser executada e foi finalizada em um estúdio nos Estados Unidos.
As gravações deste momento épico começaram em maio, na Fazenda Lama-Preta, em Itaguaí (RJ), utilizando cerca de 120 animais, 200 figurantes e 240 profissionais durante 31 dias. Continuaram em setembro nos estúdios do Recnov, em Vargem Grande, no Rio, onde é gravada a novela.
Para as cenas do fechamento do Mar Vermelho foram produzidas quatro rampas de madeira e metal de 12 metros de altura, que despejavam 12 mil litros de água reutilizada sobre os atores e figurantes.
A novela termina no próximo dia 20 e já se cogita em uma segunda temporada antes de “Josué e a Terra Prometida”. A reprise da minissérie “Rei Davi” ocupará o seu horário.
“Segunda colocada”
A trama bíblica conseguiu segurar o primeiro lugar absoluto durante uma semana na Grande São Paulo. Entre os dias 2 e 6 de novembro, a novela teve média de 24 pontos, contra 22 da segunda colocada, “A Regra do Jogo”, da Rede Globo. O share foi de 33%.
Na sexta-feira (6), a Record se referiu a Globo como “segunda colocada”, após a trama, pela primeira vez, ficar em primeiro lugar em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, as maiores capitais do País.