Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Revista de circulação nacional aponta 10 pontos turísticos da Paraíba; Vale dos Dinossauros está na lista e nós também

Revista de circulação nacional aponta 10 pontos turísticos da Paraíba; Vale dos Dinossauros está na lista

    

Olá, amigo viajante, nesse momento de retomada do turismo, que tal começar principalmente por viagens nacionais? Então, vamos para a ensolarada e quente terra de onde o sol nasce primeiro?

Assim sendo, que tal fugir um pouco do roteiro na capital, e assim igualmente sua região metropolitana, e desbravar outros destinos no interior do Estado da Paraíba?

Dessa forma confira essa lista com 10 opções de destinos para conhecer.

1) Pitimbu e sua Praia Bela

Ainda no pequeno e belíssimo litoral paraibano, podemos descer um pouco ao sul de João Pessoa e próximo à fronteira com Pernambuco, encontraremos a belíssima Pitimbu.

Com o maior litoral do estado, esta cidade possui riquezas culturais, arquitetônicas e de belezas naturais.

Sobrado dos Gonçalves

A Praia Bela, eventualmente nos últimos anos é uma das praias brasileiras que mais vem ganhando notoriedade entre os destinos paraibanos e dessa forma atraindo um número crescente de turistas.

Localizada no encontro do rio Mucatú com o mar, criando uma grande piscina natural a base deste rio, onde é possível sentar-se em mesas de palhas dentro d”água, enquanto prova uma moqueca de peixe com uma bebida gelada.

Praia Bela, Paraíba

© @aalcantara04

No centro da cidade, na Praia de Pitimbu, é possível tomar um barco com os pescadores locais, com a finalidade de conhecer as famosas croas, que são pequenos bancos de areia e corais que se formam com a baixa da maré, em alto mar.

Rodeado por sua água quente, de cor esverdeada e centenas de pequenos peixes que sem dúvida já estão acostumados com os visitantes.

2) Lucena e suas igrejas

Em direção ao sentido norte do litoral paraibano, logo após Cabedelo, do outro lado da foz do rio Paraíba, chegamos a cidade de Lucena.

Terra de belas praias de água quente e da charmosa e histórica igreja de Nossa Senhora da Guia e ruínas da igreja de Bonsucesso.

Igreja da Guia, Lucena, Paraíba

© Pedro Valadares

Na época dos festejos carnavalescos a cidade ganha nesse meio tempo outra cara, da tranquilidade, que até então reinava, para um agitado balneário para os foliões com suas dezenas de blocos e shows.

3) Guarabira e o Frei Damião

Entrando no Estado, podemos chegar a charmosa cidade de Guarabira, no alto das serras paraibana, na região da Borborema, encontra-se este destino que hoje é sobretudo um importante destino religioso, tradicional dos romeiros, principalmente, de toda região nordeste do Brasil.

Memorial Frei Damião, Guarabira

© Rede Paraíba

De um dos montes que cerceia a cidade, é possível ver em seu topo a imponente estátua que demarca o Memorial Frei Damião.

Pio Giannotti foi um frade italiano radicado brasileiro, que esta passando por processo de beatificação pela Igreja Católica, a fim de virar santo.

No mês de fevereiro ocorre na cidade uma das principais festas de rua do interior paraibano, a tradicional Festa da Luz, que ocorre em praça pública atraindo dezenas de artistas nacionais e turistas. Servindo como se fosse de um “esquenta” para as folias de rua do carnaval.

4) Areia, engenhos e Caminhos do Frio

Quem foi que disse que não faz frio na Paraíba? No alto da serra do estado esta a cidade de Areia, a princesinha do brejo paraibano.

Areia, Paraíba

Terra do romancista e pintor Pedro Américo, cuja sua obra mais famosa foi feito em homenagem à independência do Brasil, o quadro “o grito do Ipiranga”.

Cercada de antigos engenhos de açúcar, com belos casarios e assim casarões históricos, conservados, possui o teatro mais antigo do estado e terceiro do país, o Teatro Minerva.

Anualmente, de julho a setembro, é realizada o evento “Caminhos do Frio” na região serrana da Paraíba, o festival é em resumo dividido entre as diversas cidades da região, que nesse período compartilham as baixas temperaturas entre si, então assim sendo a cidade de Areia quem eventualmente inicia as festividades.

Com shows de música popular e artistas nacionais e clima por volta dos 8 graus, a cidade vira um grande centro cultural.

5) Ingá e as itacoatiaras

Ainda no brejo, mais ao sul, encontramos as itacoatiaras, a Pedra do Ingá, um dos destinos mais misteriosos do Brasil, o sítio arqueológico em suma é repleto de inscrições rupestres entalhada em rochas no leito do rio Ingá.

Pedra do Ingá, Paraíba

6) Araruna e a Pedra da Boca

Ao norte do brejo, próximo a fronteira com o estado do Rio Grande do Norte, encontramos o Parque Estadual da Pedra da Boca, na cidade de Araruna.

Parque Pedra da Boca

© Fernando Brandão

Suas formações rochosas são ímpares, propícias para aventuras e de maneira idêntica para a prática do rapel.

Tendo como principal atrativo a pedra que, além disso, dá nome ao parque, essa grande rocha possui uma cavidade, de fato natural, que sem dúvida se assemelha a uma boca humana.

Pedra da Boca, Paraíba

© Hilmário

7) Campina Grande, além do São João

A segunda maior cidade da Paraíba, rainha da Borborema e terra do maior São João do mundo, é um dos destinos que eventualmente são não são interessante apenas no período junino.

Museus, parques, centros culturais, Campina com toda a certeza respira cultura.

Vila Sitio São João

@vila_sitiosaojoao

Antigo grande centro de algodão e hoje, ao mesmo tempo, um grande centro tecnológico.

A rainha tem um vasto catálogo de museus para apaixonar seus visitantes, o Museu de Arte Popular da Paraíba é sobretudo um deles, um belo prédio assinado por Oscar Niemeyer, sendo sua última obra.

Lembrando três grandes pandeiros de Jackson do Pandeiro, sobre o belo espelho de água do Açude Velho.

Acolhe trabalhos que homenageiam Elba Ramalho, Jackson do Pandeiro, Sivuca e Marinês, inegavelmente grandes nomes da música brasileira.

Museu de Arte Popular da Paraíba

© Rafael Peixe

O Vila Sítio São João é um belíssimo parque temático que remete as pequenas vilas interioranas do sertão no nordeste brasileiro, com atrações culturais forrozeiras e muita comida regional, o espaço propõe de fato uma agradável e cultural viagem pela cultura nordestina.

Aqui é dessa forma São João o ano inteiro!

8) Cabaceiras, roliúde nordestina, reino do bode e lajedo do Pai Matheus

Passando da rainha da Borborema, Campina Grande, virando na Praça do Meio do Mundo, chegamos a Roliúde Nordestina, Cabaceiras.

Mas, Roliúde? Isso mesmo, a cidade é em princípio famosa por ser um set cinematográfico natural, por ser uma das cidades com melhor iluminação natural na região.

Praça do Meio do Mundo, Paraíba

Essa vantagem por isso a fez virar um dos destinos de diversas produções nacionais e internacionais, uma das mais famosas, sem dúvidas, é o Auto da Compadecida, de Guel Arraes, baseado na obra do paraibano Ariano Suassuna.

Roliúde Nordestina

No período junino, antes de mais nada, a cidade vira um grande arraial e o rei dessa festa é ninguém mais, ninguém menos, que? Um bode, o Bode Rei.

Sem dúvida uma das principais festividades do estado, sendo embalada por muito forró pé de serra e produtos à base desse animal, desde cachaça, buchada e roupa.

Cabaceiras também é supreendentemente a maior produtora mundial de couro de bode para uso na confecção, resultando na criação de roupas, chinelos, bolsas?

Lajedo do Pai Mateus

© Kyller

Mas, com certeza, um dos lugares mais mágicos e bonitos do mundo inegavelmente esta localizado nessa cidade, o Lajedo de Pai Patheus.

Esse sítio é uma grande elevação rochosa, formada por diversos blocos de pedra que mais parecem terem sido colocados ali, um-a-um, planejado, manualmente.

Porém é fruto de fissuras na rocha e assim sendo milhões de anos de trabalho da mãe natureza.

9) Patos, a cruz da menina e a serra do Teixeira

Titulada como a capital do sertão paraibano, a cidade de Patos esta praticamente no meio da famosa “cinturinha” do estado.

Patrimônio imaterial do Estado da Paraíba, o Parque Religioso da Cruz da Menina, as margens da transamazônica, é não apenas um espaço de oração, mas em suma um famoso espaço de devoção em homenagem a menina Francisca.

Cruz da Menina

O parque foi criado no local onde na década de 20 foram encontrados os restos mortais da jovem, vítima então de um brutal assassinato.

De acordo com a história, após uma grande seca, o agricultor José Justino do Nascimento orou a Deus, por intermédio da menina Francisca, para interceder a princípio pelos problemas causados pela estiagem.

Logo após a oração o mesmo cavou uma cacimba, onde encontrou água que dessa forma deu para salvar seu rebanho. Assim construiu uma capela no local e a história de devoção começou, tornando-se um dos destinos de turismo religioso do país.

Pico do Jabre

© Chico Figueiredo

Ainda, no horizonte, é possível avistar a grande formação que é a serra de Texeira e o Pico do Jabre, isto é o ponto mais alto do estado.

10) Sousa e os dinossauros

Com destino ao alto do sertão paraibano, as margens do Rio do Peixe, milhares de marcas de milhões de anos e história podem sem dúvida serem encontradas.

O Vale dos Dinossauros é um grande parque estadual, onde pegadas, preservadas, desses grandes animais podem ser vistas.

Vale dos Dinossauros

Um dos principais sítios paleontológicos do Brasil, é o maior conjunto de pegadas de dinossauros provenientes da fase inicial do período cretáceo na América Latina.

Pegadas no Vale dos Dinossauros

© pbtur

Fonte: Portal NotíciaJÁ.COM – Foto: reprodução